Benefícios da auriculoterapia

A auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Chinesa e que apresenta um sistema independente da acupuntura. Através da auriculoterapia é possível tratar cerca de 200 enfermidades, dentre as quais: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insônia, dor, etc.

Um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na China, a auriculoterapia já era referida nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.

Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico das pessoas, portanto, o diagnóstico através destes, fornece o desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente.

A orelha é considerada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) um microssistema, no qual podem ser acionados, através de mecanismo reflexo, pontos relacionados aos órgãos e vísceras, tecidos e estruturas do corpo humano.

Após diagnóstico energético, os pontos auriculares puncionados através de microagulhas, sementes ou cristais, estimulam o Sistema Nervoso Central que reage de forma reflexa, produzindo alívio de dores, da ansiedade, desintoxicação, tonificando deficiências e dispersando excessos de energia, enfim, reestabelecendo o funcionamento normal do organismo.

Assim como a Acupuntura, ela promove o equilíbrio das energias Yin e Yang dos órgãos e vísceras, sendo em si uma técnica completa, porém mais simples, econômica, de rápida aplicação e destituída de efeitos colaterais.

Para algumas patologias a auriculoterapia mostrou-se superior a outras técnicas, como no caso de tratamento da obesidade e vícios, especialmente do fumo e do álcool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *