Controle a Pressão Sanguínea com a Dieta Dash

A maior prova em favor das dietas como meio de controlar a pressão arterial é resultado de dois experimentos subsidiados pelo National Institutes of Health, nos EUA. Reunidos, os estudos são conhecidos como dieta DASH – sigla em inglês para Abordagem Alimentar para Redução da Hipertensão.

A dieta DASH fornece alimentos ricos em fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de ser pobre em gordura saturada. O plano da dieta lista de oito a dez porções de frutas e vegetais e de duas a três xícaras diárias de derivados do leite com baixo teor de gordura. A seguir, apresentamos as instruções gerais que podem ser seguidas em seu plano alimentar:

– Cereais e produtos à base de cereais: de sete a oito porções diárias;

– Frutas e vegetais: de quatro a cinco porções diárias de cada;

– Derivados do leite com pouca gordura ou 0% de gordura: de duas a três porções diárias;

– Carne vermelha, ave e peixe: duas ou menos porções ( de 85 g) diárias;

– Nozes, sementes ou legumes: de quatro a cinco porções semanais;

– Gorduras: de duas a três porções diárias. Evite gordura saturada;

– Doces: cinco por semana.

Prevenção e Controle: Adultos acima dos 40 anos devem avaliar a pressão arterial anualmente. Mas apenas uma medição da pressão arterial não é suficiente para se diagnosticar a hipertensão, a não ser que o problema já esteja em estágio grave. Algumas pessoas também sofrem da “hipertensão do jaleco branco”, caso em que sua pressão sobe ao consultar um médico, mas permanece normal em outros momentos. Para diagnosticar a hipertensão adequadamente, diversas medições são necessárias – feitas em diferentes momentos e talvez até em diferentes locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *