Setembro Amarelo: pela valorização da vida

“SETEMBRO AMARELO”  é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivos alertar a população e divulgar medidas de prevenção contra esse fenômeno social que tem crescido em todo o mundo.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 90% dos casos, os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão, ou seja, de cada dez casos, nove podem ser evitados onde houver o diagnóstico preciso dessas patologias, o devido tratamento e a assistência das redes de cuidado e atenção.

Há duas ou três décadas, o câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) eram rodeados de tabus e, consequentemente, o número de vítimas só aumentava. O suicídio é um problema de saúde pública que precisa ser estudado, discutido abertamente entre as pessoas, para que ocorra a conscientização e medidas preventivas contra essa triste realidade. Falar é a melhor solução. E todos nós podemos amparar aqueles que estão precisando de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *