Páscoa 2016: como fazer ovos decorados

Durante a Páscoa, cristãos do mundo inteiro festejam a Ressurreição de Jesus. Em 2016, o domingo de Páscoa cai no dia 27 de Março. Em festas e celebrações religiosas, como o Ano Novo e a Páscoa, utiliza-se o ovo como símbolo de criação ou renascimento. No México, por exemplo, o primeiro dia do ano é comemorado com ovos pintados, recheados de confetes.

Os ovos, no entanto, não são populares apenas pelo que representam. Decorá-los é um passatempo muito divertido. Ovos coloridos servem como enfeites de mesas ou transformam-se em “gotas” originais se usados num móbile. Quando recheados com gesso em pó, formam pesa-papéis.

Ovos decorados são também uma excelente forma de manter viva a lembrança de uma ocasião especial, ou, então, de divertir as crianças, pintando os ovos com motivos engraçados ou o rosto de seu personagem favorito.

Preparação do ovo

Em geral, os ovos brancos têm superfície mais adequada, pois resultarão cores mais puras. Mas, para efeitos especiais e na pintura de rostos, os ovos caipiras proporcionam resultados mais satisfatórios. Os ovos escuros imitam bem o tom da pele.

Você pode decorá-los cozidos ou vazios. Os cozidos, mais fáceis de trabalhar, são os indicados para as crianças. O ovo cozido terá maior durabilidade se você o ferver em fogo brando por meia hora.

Como esvaziar o ovo

Coloque o ovo cru num cálice especial, com o lado menor para baixo. Pegue uma agulha de costura comprida e faça um furo no alto. Vire-o ao contrário e repita a operação, fazendo desta vez o furo ligeiramente maior. Mantenha o ovo sobre uma tigela e, usando um canudinho ou colocando a boca sobre o furo menor, sopre o conteúdo para dentro da tigela.

Caso não saia com facilidade, sacuda o ovo ou pegue uma agulha comprida e fure a gema. Quando tiver esvaziado, encha o ovo de água, sacudindo levemente para limpá-lo. Tampe os furos com vela derretida e lave-o bem por fora, antes de começar a decorá-lo.

Técnicas de decoração

Tingimento

Utilize corantes vegetais de alimentos ou corantes de tecidos. Os últimos têm a vantagem de apresentar uma grande variedade de cores. Use o corante de acordo com as instruções da embalagem, mergulhando e rolando o ovo na tintura com uma colher. Assim, você obterá um tingimento uniforme.

Há uma grande variedade de técnicas de tingimento que proporcionam efeitos diferentes na superfície do ovo. Você conseguirá efeitos surpreendentes também com pingos de tinta a óleo numa vasilha com água: encha de água 3/4 de uma tigela e dissolva nela 10 g de gelatina sem sabor; pingue na água um ou mais tons de tinta a óleo. Mexa para misturar um pouco as cores. Passe pelos furos do ovo um arame fino de florista; com a ajuda do arame, role o ovo lentamente na superfície de água de modo que recolha a tinta. Banhe cada ovo apenas uma vez, e cada um deles ganhará um colorido diferente.

Pintura

É sempre útil, na pintura com pincel, colocar o ovo no cálice próprio, pintando primeiro uma das extremidades, depois a outra. Use tinta de escrever, guache, caneta hidrográfica, ou qualquer tinta de artesanato. Você conseguirá o efeito de pérola pintando o ovo com várias camadas de esmalte de unha, cintilante. Deixe secar a primeira camada, antes de passar a seguinte.

Prancha de secar

Há muitas maneiras de secar um ovo pintado, como por exemplo, um cálice especial, ou uma prateleira. Mas o melhor método é colocar o ovo suspenso num prego batido numa prancha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *