Benefícios da leitura

Quando pequenos, ainda nas séries primárias, temos um desafio: aprender a ler e escrever. Muitas vezes, o aprendizado acontece de forma tão natural que não damos a ele a importância merecida. Esse conhecimento nos acompanhará por toda a vida, em cada momento do dia. Aprendemos as palavras simples, começamos a ler as placas do caminho de volta para casa, os livros indicados pela escola e, depois, os da faculdade.

Todavia, ao longo do tempo, tomamos gosto por um tipo de literatura em especial que nos desperta sentidos e sensações únicas. Esse hábito deve ser cultivado, é através dos livros que agregamos conhecimentos, acumulamos informações e podemos fazer o cruzamento das mesmas, aumentando a capacidade de raciocínio.

Há uma extensa gama de publicações que vai dos didáticos às ficções estrangeiras. O virar das páginas desperta curiosidade e aguça a imaginação de quem as domina, o conhecimento nasce de forma gradativa, tal como uma magia.

O costume de ler se impregna nos hábitos de quem se apaixona pelos livros. Longe deles, não há página na internet que sacie a vontade de folhear e carregar a edição companheira. A leitura é o lazer individualizado, a possibilidade de deixar fluir a própria imaginação sem restrições e sem velocidade, ao fim da estória toma-se uma lição com interpretação única, sem hiperlinks.

Os benefícios começam a aparecer no dia a dia. A leitura alivia o estresse, aumenta o vocabulário, melhora a escrita, auxilia a memória e previne doenças que atacam o cérebro como, por exemplo, o mal de Alzheimer. Várias áreas do cérebro são ativadas no momento da leitura, esse é um exercício de manutenção que nos permite uma mente sadia e com maior poder de concentração para outras atividades.

Depois de saber um pouco mais sobre os benefícios da leitura, que tal escolher um livro ou até mesmo recomeçar a ler aquele que ficou esquecido na mesa de cabeceira. Procure um assunto que lhe interesse, esteja em um lugar confortável onde ninguém possa atrapalhar, tire esse tempo para você. Curta as páginas de um bom livro e veja como ele pode mudar seu olhar sobre as coisas. Isso é conhecimento, é sabedoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *