Dor de garganta: como abrandar os sintomas

Coceira e ardência na garganta podem ser os primeiros sinais de uma infecção viral das vias aéreas superiores, como um resfriado ou gripe, ou menos comum, uma infecção bacteriana, como a estreptocócica.

Em crianças, amígdalas inchadas e inflamadas podem causar a dor de garganta; entre adultos, o tabagismo é uma causa comum de dores de garganta brandas e crônicas. Vírus das vias respiratórias e estreptococos são altamente contagiosos, mas cuidados com a higiene e alimentação ajudam a prevenir muitos episódios.

Abuse de frutas, verduras e legumes para obter vitamina C; frutas e legumes amarelos e laranjas, e verduras, para obter betacaroteno; frutos do mar, carne magra, iogurte e grãos fornecem zinco.

Bebidas sem álcool, quentes ou frias, aliviam a dor durante a deglutição. Alguns médicos aconselham os pacientes a seguir temporariamente uma alimentação à base de líquidos para que se mantenham bem alimentados sem agravar as dores.

Boas opções são milk-shake, sucos de frutas, canja, sopas e alimentos semilíquidos como purê, pudim e gelatina.

Existem infinitos remédios caseiros para a dor de garganta, e muitos realmente aliviam os sintomas. O mais popular e renomado é o gargarejo com água morna e sal. Você pode também fazer um gargarejo com meio copo de água e adicionar duas colheres de chá de vinagre de maçã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *