Theatro Municipal de SP apresenta “Macbeth”, de Giuseppe Verdi

A relação entre o Theatro Municipal de São Paulo e as tragédias shakespearianas remonta à sua inauguração, em 1911. Naquele mês de setembro, a nova casa lírica da cidade abria suas portas com a montagem da ópera “Hamlet”, de Ambroise Thomas, que seria encenada pela companhia italiana do célebre barítono Titta Ruffo.


Assim como “Hamlet”, outras peças do autor inglês ganharam versão operística, entre elas, a aguardada estreia do Municipal deste mês – “Macbeth”- de Giuseppe Verdi, que chega a São Paulo em versão inédita pelas mãos do encenador Robert Wilson. A partir desta sexta, dia 23, o público assiste ao espetáculo realizado em parceria com o Teatro Comunale di Bologna, com cenários, concepção de luz e direção cênica assinados por Wilson. A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo diretor artístico do Theatro e seu regente-titular, Abel Rocha.

A ópera “Macbeth” foi criada por Verdi com base na peça homônima do inglês William Shakespeare e tem libreto escrito por Francesco Maria Piave. A estreia aconteceu em Florença (Itália), em 1847. Ambientada no Reino da Escócia, a história aborda a ambição pelo poder da esposa do personagem-título, que é capaz de convencer o marido, general Macbeth, a executar o Rei Duncan para assumir seu lugar. Atormentado por uma crise de consciência, o casal enlouquece à medida que é visitado por fantasmas de amigos e opositores que foram assassinados para que seu plano pudesse ser realizado.

Theatro Municipal de São Paulo, Centro. Dias 23, 27 e 29, 20h. Dia 25, 17h. R$ 40 a R$ 100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *