Benefícios da hidroginástica

Encontrar uma atividade física que desperte prazer e apresente resultados não é uma tarefa simples. Muitas vezes, as pessoas estipulam metas a serem alcançadas, mas abrem mão de seus objetivos por não se adaptarem aos exercícios das academias convencionais.

As reclamações são variadas, dores musculares intensas, exercícios que forçam a coluna e as articulações, atividades de alto impacto, entre outras.  Como solução para todas essas questões, a dica é fazer exercícios em ambientes aquáticos como, por exemplo, a hidroginástica.

Esta atividade ajuda no condicionamento cardiovascular e muscular, trabalhando a flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Esse tipo de exercício não tem restrições, pode ser feito por pessoas de qualquer faixa etária e por indivíduos com pouca resistência física.

O ambiente aquático proporciona ao aluno a sensação de redução do peso, assim a tensão nas articulações também diminui. Além disso, a água faz uma massagem muscular através da pressão e dos movimentos realizados, garantindo maior circulação e relaxamento das tensões do dia a dia.

Os movimentos feitos durante as aulas de hidroginástica são realizados com mais facilidade e liberdade. Por não sentir efeitos como transpiração e exaustão, comuns em atividades praticadas em solo, o aluno tem a sensação de bem estar, e percebe que a atividade torna-se mais prazerosa, fato que diminui o índice de desistência dos praticantes.

As aulas são realizadas em grupo e o ambiente, geralmente, é bastante agradável e animado. Para pessoas da terceira idade, a hidroginástica é recomendada para a prevenção e tratamento da osteoporose, aumento do equilíbrio – prevenindo possíveis quedas comuns nessa idade -, e, também, na socialização do idoso.

Para obter mais êxito nas atividades, procure uma academia próxima à sua casa ou que esteja no seu trajeto diário, escolha um horário que seus compromissos não vão te impedir de praticar o exercício, e torne a atividade física prazerosa, para que você alcance seus objetivos com bem estar e alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *