Três letras bastam: RPG, uma solução

Durante nossa vida, algumas ações consideradas simples podem ser comprometidas por maus hábitos e sedentarismo. Ficar de pé e andar, por exemplo, são atitudes naturais e rotineiras, mas com o passar do tempo, esses hábitos ficam cada vez mais limitados. As dores na coluna atingem muita gente, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população do planeta sofre desse mal.

A coluna é composta por 33 vértebras divididas em cervicais, torácicas, lombares, sacrais e as do cóccix, que se sustentam e se equilibram nos proporcionando a postura ereta. Com a correria do cotidiano é comum não prestarmos atenção à nossa postura e deixarmos os exercícios físicos de lado. Quando a idade chega, o corpo começa a pagar a conta por tanto tempo de sedentarismo.

É comum que os idosos sintam dificuldade para realizar alguns movimentos como abaixar, por exemplo. Isso ocorre porque a cadeia muscular está encurtada, limitada. Para esse problema, que causa muita dor e incômodo, existe uma técnica relativamente nova: a Reeducação Postural Global, conhecida popularmente como RPG.

Tal técnica surgiu na França, nos anos 80, e visa trabalhar o corpo como um todo. É esse olhar globalizado que a diferencia da fisioterapia tradicional, que costuma tratar apenas o local lesionado. A RPG atua de forma completa sobre a cadeia muscular. Nas sessões de tratamento, o paciente realiza diferentes posturas de forma gradual e progressiva.

A reabilitação postural é de extrema importância para a vida de quem já está na terceira idade. Com o tempo, perde-se equilíbrio e o risco de quedas fica mais evidente. Assim, muitos idosos evitam sair sozinhos, não praticam atividades físicas e deixam o lazer de lado por insegurança. A reeducação postural é capaz de devolver independência à pessoa e de socializá-la novamente. Depois de reeducado, o idoso se sente mais útil e capaz, isso aumenta a sua autoestima e proporciona bem-estar psicológico e físico.

A RPG não tem restrições nem contraindicações, qualquer um que sinta dores e incômodos na coluna pode procurar um profissional habilitado para corrigir a má postura e acabar com o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *