Benefícios do funcho

Você já ouviu falar em funcho? Esse alimento, parecido com o aipo e popularmente conhecido como erva-doce, é ideal para aqueles que desejam emagrecer. Mesmo apresentando baixo teor de calorias, o funcho é substancioso, uma boa fonte de betacaroteno e de vitamina C, além de potássio e de fibras.

Por possuir um sabor adocicado, o funcho combina muito bem com peixes. Vale destacar que todas as partes desse alimento são comestíveis, além de ser super versátil – acompanha várias receitas e ainda pode ser servido grelhado, refogado como acompanhamento e cru em saladas.

Os bulbos recheados são uma entrada muito apreciada, principalmente entre os vegetarianos, e as folhas picadas formam uma guarnição colorida e nutritiva para outros pratos de verduras.

Outros benefícios do funcho: ajuda a estimular a produção de leite na amamentação; auxilia a digestão e ajuda na prevenção do mau hálito; é receitado por muitos médicos para tratar pedras nos rins, gota, distúrbios do fígado e do pulmão.

Combate a insônia e a ansiedade

Este é o benefício mais conhecido, devido as propriedades calmantes desta planta.

Alívio de cólicas e diarreia

E serve tanto para as menstruais, quanto intestinais. No primeiro caso, atua como regulador do ciclo e ameniza os desconfortos. Já no segundo caso, as fibras da planta contribuem para um bom funcionamento do intestino e pode, até mesmo, combater e previnir infecções nesta região. Neste sentido, como regulador de funções gastrointestinais, previne diarreias.

Abranda o inchaço

Também possui efeitos diuréticos e auxilia nos problemas de retenção de líquido no organismo, principalmente, na região do abdômen.

Prevenção de problemas cardíacos

O funcho também é rico em potássio, o que favorece no equilíbrio da pressão arterial. Um ótimo ativo na prevenção de ataques cardíacos e AVC.

Potencializador das atividades cerebrais

Estimula o fluxo de oxigênio e favorece as funções cognitivas.

Prevenção de câncer

Estudiosos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiram comprovar que o funcho foi o responsável por inibir o crescimento do tumor mamário.

Refresca o hálito

Não só o hálito como também a respiração. E é por isso que recomenda-se beber o chá de erva-doce logo após as refeições (evitando assim o mau hálito).

Auxilia na digestão e no emagrecimento

As propriedades relaxantes do funcho contribuem para o bom desempenho da digestão. Também ajuda a eliminar toxinas nocivas ao organismo, como, por exemplo, a gordura e o açúcar do sangue.

Combate colesterol ruim

As fibras do funcho combatem o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *