Quiche de pão de forma com palmito

O tradicional pão de forma, encontrado em tantos lares, é um alimento versátil, que possibilita o preparo de diferentes receitas – das mais simples às mais sofisticadas. Palitinhos de parmesão, enroladinho de salsinha, sanduíches diversos, churros, waffle…A lista é grande! No post de hoje, mostramos como preparar, com o pão de forma integral Pinheirense, um delicioso quiche com recheio de palmito.

Quiche de pão de forma

Ingredientes/ Massa:

6  fatias de pão de forma integral Pinheirense;
2 ovos inteiros;
2 colheres de sopa de leite integral;
1/2 xícara de cebolinha picada;
pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Para o recheio de palmito:
1 vidro de palmito já cortado em cubos;
2 colheres de sopa de azeite;
1 cebola picada em cubos;
1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares;
1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo;
1/4 de xícara de leite integral;
1/4 de xícara da água do palmito;
1 folha de louro;
sal e pimenta do reino a gosto;
4 tomates sweet cortado em 4 partes – opcional;
1/2 xícara de ervilhas congeladas – opcional;
40 g de parmesão ralado.

Preparo:

Você vai precisar de cerca de 6 fatias de pão de forma integral, para forrar uma forma de 23 cm de diâmetro. Coloque as fatias sobre a forma a ser usada, que poderá ser quadrada, redonda, ou retangular, e meça quantas fatias você vai precisar.

Em seguida, com ajuda de um rolo, amasse cada uma das fatias de pão. Unte a forma com manteiga e unte também cada fatia de pão já amassado. Coloque a primeira fatia no centro da assadeira, e vá acomodando as demais ao redor.

Para cobrir os cantinhos que, por ventura, ficarem faltando, corte as fatias ao meio e cubra todos os cantos. Não deixe sobrar nem um pedacinho da travessa, sem estar coberta com as fatias de pão amassados. Reserve.

Em uma peneira, escorra o palmito, separando-o da água. Reserve ambos. A escolha de uma boa marca de palmito é fundamental para o sucesso deste recheio. Antes de começar, pré-aqueça o forno a 180 graus. O recheio é palmito picado, agregado a um bechamel de azeite com cebola. 

Preparo (recheio):

Em uma panela, fogo médio, coloque o azeite, a cebola, o louro e a farinha. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite + 1 folha de louro + 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares. Deixe por 3-4 minutos, até ela começar a dourar, e, então, junte 1 colher de sobremesa de farinha de trigo.

Misture a farinha ao azeite com cebola e deixe “fritar” por mais 4-5 minutos, até a farinha começar a dourar. Acrescente, misturando rapidamente para não empelotar, 1/4 de xícara da água do palmito reservada e misture a farinha dourada.

Junte também 1/4 de xícara de leite integral. Misture incorporando e deixe a farinha cozinhar por 3-4 minutos, mexendo sempre para não grudar e não queimar no fundo.

Use o leite em temperatura ambiente ou gelado, para não empelotar.

Acrescente o palmito picado. Deixe apurar por mais 1 minuto e desligue. Reserve.

Montagem:

Leve o recheio ainda quente sobre a base reservada. Para dar um contraste da cor, junte 1/2 xícara de ervilha congelada e 4 tomates sweet cortado em quatro. Reserve. Em um bowl, coloque 2 ovos inteiros, 3 colheres de sopa de leite, misture, tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto. Acrescente aos ovos batidos 1/2 xícara de cebolinha picada. Coloque sobre o recheio de palmito, e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, por 30 minutos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *