Cuidados com o bebê

 

Os bebês merecem e têm direito a um cuidado todo especial, por isso, os pais devem estar sempre atentos e procurar as melhores soluções, para aliviar e tratar incômodos recorrentes nesta fase da vida. Selecionamos algumas dicas que, além de eficientes, são baseadas em tratamentos naturais, ou seja, livres de produtos químicos.

Um remédio para assaduras colhido no jardim

A calêndula, uma prima da margarida, tem sido há muito usada para tratar assaduras da pele. Por isso, mantenha uma loção feita em casa para aliviar a pele do seu bebê. Corte as flores da calêndula e deixe-as secar. Pique as pétalas em uma vasilha e coloque 1 colher (sopa) em outro recipiente.

Despeje 720 ml de água recém-fervida sobre as pétalas, deixe descansar durante 1 hora e coe para uma garrafa. Aplique sobre as nádegas do bebê ou sobre outras áreas vermelhas e irritadas até quatro vezes por dia.

Um substituto temperado para o talco

Já se demonstrou que o fenacho, ou feno-grego, cura a assadura proveniente do uso da fralda. Aplique-o sobre a pele, como o talco, ou, se preferir, misture com um poco de água para formar uma pasta e passe-o sobre as áreas irritadas.

Camomila para congestão?

Caso o seu bebê tenha seis meses ou mais, tente aliviar a congestão com um chá fraco de camomila, ou seja, um saquinho de chá de camomila em 480 ml de água quente por não mais que 3 minutos. Ponha o chá morno na mamadeira e faça-o sugar 2 a 3 vezes ao dia. Mas converse antes com a (o) pediatra. A camomila pode desencadear reações alérgicas em alguns bebês.

Aliviando a dor de garganta

Se o seu bebê já é grande o suficiente para ingerir alimentos sólidos, as bebidas mornas, como um chá ou um caldo, podem melhorar a dor de garganta. Mas não acrescente mel ao chá, pois pode conter esporos. O suco gelado de maçã é um outro recurso bastante eficaz para aliviar a dor de garganta de um bebê ou de uma criança pequena.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *