Faça você mesmo: vinagres de framboesa, de ervas e de flor de sabugueiro

Desde os primórdios da civilização, o vinagre já era usado como conservante e tempero de alimentos e, ainda, como remédio para diversos males. Em sua produção, líquidos fermentados e açucarados, como o vinho ou a sidra, “estragam” ( bactérias presentes nesses líquidos transformam o álcool em ácido acético).

Para a produção de vinagres de qualidade, são indispensáveis excelentes ingredientes e um longo tempo de maturação. O vinagre confere à salada, em combinação com o óleo certo, um sabor especial.

Faça você mesmo alguns tipos especiais de vinagres:

Vinagre de framboesa: 250 g mais um punhado de framboesas frescas; 1 litro de vinagre de champanhe ou de vinho branco com teor de acidez de 7%; 1 colher (sopa) de mel.

Lave e seque os 250 g de framboesas; coloque-as em uma panela e amasse-as levemente. Adicione o vinagre e o mel e aqueça a 40°C. Ponha a mistura em um copo ou garrafa grande de vidro e vede com um tampão feito de gaze. Reserve por 14 dias em local escuro e não muito frio, agitando de vez em quando. Passe a mistura primeiramente por uma peneira bem fina e, em seguida, filtre em uma toalha de musselina. Coloque em um frasco e, antes de fechá-lo, adicione o punhado de framboesas frescas bem lavadas. Guarde em local fresco e escuro.

Vinagre de ervas: 3 ramos de manjericão; 2 ramos de tomilho; 3 ramos de manjerona; 1 ramo pequeno de alecrim; 3 ramos de salsa; 1 ramo de tomilho-limão; 1 colher (sopa) de grãos de mostarda; 6 grãos de pimenta-do-reino; 1 litro de vinagre de vinho tinto ou branco ( 7% de acidez).

Lave as ervas e seque cuidadosamente com papel-toalha. Coloque-as com os grãos de mostarda e pimenta-do-reino em um ou mais frascos bem lavados. Cubra com o vinagre e feche bem o frasco. Guarde em local escuro e não muito frio por 3 a 4 semanas.

Vinagre de flor de sabugueiro: 8 flores de sabugueiro; sal; 1 litro de vinagre de vinho branco; 250 ml de vinho branco; 100 g de açúcar.

Mergulhe as flores de sabugueiro em água com bastante sal por 3 a 4 minutos. Retire-as, lave-as e deixe secar sobre papel-toalha. Aqueça o vinagre, o vinho branco e o açúcar em uma panela grande. Coloque as flores de sabugueiro em um frasco e cubra-as com a mistura do vinagre. Feche bem o frasco e reserve por, no mínimo, 2 semanas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *