Como aproveitar sobras de alimentos

Aproveitar sobras de alimentos é uma atitude consciente, econômica e contrária ao desperdício, que, infelizmente, ainda é tão frequente em nosso país, onde milhares de pessoas passam fome todos os dias. Além disso, vale a pena estar a par de alguns “truques” culinários. Pensando nisso, assim como na importância desse ato, selecionamos algumas dicas de como aproveitar sobras de alimentos para o preparo de pratos saborosos.

Aproveite as sobras de carne:

Escondidinho de carne moída

Ingredientes: Carne moída já pronta; 1 kg de aipim; catupiry; manteiga; 1 gema.

Preparo:

Coloque o aipim para cozinhar em água com sal, até ficar bem mole. É importante ser um aipim de boa qualidade de forma que possa ser amassado sem muito sacrifício.
Depois de cozido, amassar o aipim até que este vire um purê. Coloque um pouco de manteiga para fazer a liga.

Pegar os ramequins e forrar com o purê de aipim; colocar a carne moída de forma que possa acomodar o catupiry e, por último, fazer uma tampa com o purê e fechar o ramequim. Pincelar com a gema de ovo e colocar no forno na temperatura de 180°. 

Aproveite as sobras de arroz:

Arroz cremoso com milho, cenoura e requeijão.

Ingredientes: 5 xícaras (chá) de arroz cozido; ½ xícara (chá) de uva passa; 1 cenoura ralada; 1 lata de milho escorrida;  ¾ de xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 pote de requeijão; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; Sal e pimenta a gosto;  ½ xícara (chá) de salsa picada.

Preparo:

Misture o arroz, a uva passa, a cenoura e o milho. Coloque em um refratário untado com manteiga. Reserve. No liquidificador, bata o leite, a manteiga, o requeijão, o parmesão, o sal e a pimenta. Misture a salsa e despeje sobre o arroz. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Dica: Nesse arroz você pode misturar os legumes de sua preferência e ainda usar sobras de arroz.

Coxinha com massa de arroz:

Ingredientes: Massa: 3 xícaras (chá) de sobras de arroz; 2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 1 colher (sopa) de margarina; Sal a gosto; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Recheio: 1 peito de frango temperado cozido e desfiado; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) de azeite; 1 tomate sem pele e sementes picado; 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes; Salsa a gosto; Sal e pimenta a gosto; 2 claras; Farinha de rosca para empanar.

Preparo:

Massa: Em uma panela, coloque o arroz, o leite, o queijo, a margarina e o sal. Leve ao fogo e quando ferver, coloque de uma só vez a farinha. Mexa com força até que a massa solte do fundo da panela. Deixe cozinhar por 3 minutos e desligue o fogo. Cubra a massa e deixe esfriar.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte o tomate, o frango, e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe por 2 minutos, acrescente a azeitona, a salsa e desligue o fogo. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove. Faça bolinhas no tamanho desejado. Abra cada bolinha e recheie com o frango. Molde as coxinhas. Passe na clara de ovo batida e na farinha de rosca. Frite no óleo quente até dourar.

Dica: Aproveite sobras de arroz para preparar as coxinhas.

Refresco de café:

Já experimentou refresco de café? Guarde as sobras de café dentro das formas de gelo. Para o refresco, junte água e açúcar e um cubo de café gelado. Muito refrescante e estimulante no calor. Aproveite do mesmo modo as sobras de chá, acrescentando um pouco de limão.

Dica:

As sobras de alimentos podem ser reaquecidas sem ressecar e sujar panelas. Embrulhe em quadrados de papel alumínio com as pontas firmemente viradas para baixo e colocadas no forno quente, por meia hora. Galinha, legumes, purê de batatas e outros alimentos ficam realmente mais saborosos.

Aumente o bife de carne moída, bife de hambúrguer, acrescentando legumes cozidos e amassados (use sobras de legumes).

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *