Por que beber chá

O chá é uma bebida milenar conhecida no mundo inteiro. Sua história teve início na China, quando o imperador Shen Nung viu uma folha cair em um recipiente com água fervida e logo depois notou que a cor da água tornou-se acastanhada. Cientista e muito curioso, Shen resolveu experimentar e achou a bebida refrescante. Desde então, tem-se registros do uso do chá no território chinês.

Quando chegou à Inglaterra – país onde a bebida tem grande popularidade -, o chá só fazia parte do cardápio da corte. Com o passar do tempo, a bebida se popularizou e caiu no gosto de todas as classes inglesas.

Além de uma bela história, o chá possui propriedades curativas, calmantes e refrescantes. Com uma grande variedade de cores e sabores fica fácil adaptá-lo aos costumes diários.

Por que tomar chá:

- o chá apresenta antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos dos radicais livres, que causam doenças como câncer e envelhecimento precoce;

- há evidências científicas que comprovam que o chá previne doenças cardíacas. Um estudo publicado recentemente apontou que indivíduos que consomem de uma a três xícaras de chá-verde por dia apresentaram quase 20% de redução no risco de ataque cardíaco e 35% de redução no risco de acidente vascular cerebral e menores níveis de colesterol LDL;

- o chá ajuda a desinchar, pois pode surtir efeito diurético no corpo, ajudando, também, o nosso organismo a eliminar de forma eficiente toxinas nocivas para o organismo. Um ótimo chá com efeito diurético é o de dente-de- leão (que não deve ser consumido por gestantes);

- alguns chás, como o verde e o de moringa, podem ajudar a fortalecer os ossos. Esse último possui bastante cálcio, assim como ferro e vitaminas A e K, ou seja, é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes;

- estudos científicos demonstraram que os chás ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico devido a suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias;

- chás de ervas, em particular, camomila, podem ser bons aliados para as pessoas com síndrome do intestino irritável, porque agem como antiespasmódico. E chás de gengibre podem ajudar a combater náuseas;

- o chá puro, sem ser adoçado, não contém calorias e é uma bebida agradável para todas as horas. O hábito de beber chá pode trazer resultados benéficos até mesmo para a mente, proporcionando bem-estar;

- o chá pode aumentar a resistência do exercício. Estudos científicos apontam que as catequinas (antioxidantes), presentes no chá-verde, aumentam a capacidade do organismo quanto a queima de gordura como fonte de energia, o que contribui para uma melhor resistência muscular.

Pinheirense: há 82 anos, fiel às suas raízes

Há 82 anos, a Pinheirense mantém a mesma receita

Em 1937, surgia a Pinheirense, empresa paulistana fundada por talentosos imigrantes europeus que encontraram no Brasil a oportunidade de lançar a seleta receita preservada até os dias de hoje. Há 82 anos é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis de seus produtos.

O sucesso e longevidade comprovam o diferencial dessa empresa familiar, preocupada em conceber produtos saborosos e saudáveis, livres de conservantes e produtos químicos.

Nossos pães são livres de conservantes

Aliados à produção artesanal, estão os grãos rigorosamente selecionados e ingredientes ricos em fibras e efeitos medicinais, como linhaça, castanha do Pará, kümmel, gergelim, dentre outros.

O tempo passou, mas a marca permanece fiel às suas raízes e, sobretudo, à qualidade. Ao longo de seus 82 anos, a Pinheirense se tornou um desses raros exemplos em que a tradição do antigo se renova no frescor de cada fornada.

Versátil e saboroso, o pão sueco pode ser usado em diferentes receitas

Brusqueta com Pão tipo Sueco (sem conservantes)

Sabe aqueles aperitivos práticos e deliciosos? A brusqueta sueca é um deles! Fácil de fazer, pode ser servida em diferentes ocasiões. A nossa receita é com o pão tipo sueco da Pinheirense, que não tem conservantes, é integral e artesanal.

Anote aí os ingredientes: (faz 20)

5 tomates (sem sementes) picados;

1/2 cebola vermelha, picada;

1 dente de alho picadinho;

2 colheres de sopa de azeite;

1 colher de sopa de vinagre balsâmico;

sal e pimenta do reino;

20 folhas de manjericão, para decorar;

Pão tipo Sueco Pinheirense ( temos o tradicional, o tradicional light, aveia light, gergelim, kümmel, linhaça)

Preparo:

Basta combinar todos os ingredientes e colocar uma pequena quantidade sobre cada pão sueco, adicionando, em seguida, as folhinhas de manjericão, para decorar.

Gengibre para os dias frios

Os benefícios do gengibre para a saúde são diversos e justificam a sua popularidade. Nos dias mais frios, essa planta herbácea é uma grande aliada no combate e na prevenção de gripes, resfriados e alergias respiratórias.

Por ser repleto de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, além de componentes como o cálcio e o ferro, o gengibre fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo de doenças, como a gripe.

Também apresenta uma forte ação anti-histamínica que desobstrui as vias aéreas, descongestionando o nariz. Por ser termogênico, acelera o metabolismo, gerando mais gasto energético para a célula. O resultado é aquele calorão liberado pelo corpo, que é perfeito para nos aquecer nos dias de inverno.

Dicas para o preparo do chá de gengibre:

Para o preparo do chá, é recomendado que se compre o gengibre inteiro ou em pedaços, fresco ou seco. Quando fresco, é preciso prestar atenção na cor e consistência dele: quando ainda verdes, possuem consistência um pouco mais macia e úmida, e nesse caso, sua casca pode ser conservada, agora, quando são adquiridos maduros, suas cascas são duras demais e devem ser retiradas. Para não desperdiçar, recomenda-se retirar a casca raspando uma colher no rizoma.

Receita de chá de gengibre:

Ingredientes

- de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco, ou 5 colheres do rizoma macerado.

- 1 litro de água.

Preparo: 

- Após preparar o gengibre (cortar em pedaços ou macerar), espere a água ferver e adicione o rizoma.

- Tampe a panela e deixe em fogo baixo.

- Aguarde de 5 a 10 minutos (neste momento, você pode adicionar o mel, se quiser) e desligue o fogo.

- Espere a temperatura baixar um pouco, coe e tome.

Chá de gengibre com limão: 

Ingredientes:

- de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco, ou 5 colheres do rizoma macerado.

- 1 litro de água.

- 1 limão.

- Caso goste, pode-se adicionar 3 folhas de menta ou uma de erva-cidreira.

Preparo:

-Após preparar o gengibre (cortar em pedaços ou macerar), espere a água ferver e adicione o rizoma.

- Use o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na panela.

- Tampe a panela e deixe em fogo baixo.

- Aguarde de 5 a 10 minutos. *(Aqui as folhas de ervas seriam adicionadas!)

- Espere a temperatura baixar um pouco, coe e tome.