Pão Integral de nozes e passas (sem conservantes)

O Pão Integral de nozes e passas da Pinheirense é uma opção saudável e saborosa para as festas de fim de ano. Artesanais e isentos de conservantes, nossos produtos conferem ainda mais sabor e saúde a sua mesa.

Além de deliciosas, as nozes possuem propriedades que ajudam no fortalecimento da defesa do corpo, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização, fortalecimento dos ossos e dos dentes, combate ao envelhecimento precoce das células, além de evitar – quando consumidas diariamente em pequenas doses – até 65% do risco de doenças do coração.

A uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência, além de conter fitoquímicos que diminuem os riscos de doenças do coração, câncer e derrames.

Verão: alimentos da estação

Conhecer as épocas naturais de colheita de cada alimento faz muita diferença, já que, em períodos específicos, cada um deles terá maior plenitude em relação às propriedades nutricionais, como a função de provocar a sustentação da vitalidade dos órgãos e vísceras do organismo.

Muitos não sabem, mas o corpo humano funciona em sincronicidade com a natureza e suas estações. Sendo assim, garantir o bom funcionamento de todo o organismo, depende desse alinhamento.

Verão pede frescor, hidratação e tudo de fácil digestão: frutas, saladas e alimentos leves, como abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

Nessa estação do ano, os sistemas fragilizados são o coração, vasos, artérias e o intestino delgado.

Alimentação: aliados no tratamento das varizes

Varizes são veias que se dilatam e ficam tortuosas e deformadas. Desenvolvem-se sob a superfície cutânea, normalmente das pernas, pés e coxas, e podem causar inchaço e dor. Tem coloração azulada, geralmente. Algumas pessoas apresentam microvarizes, que são ramificações minúsculas, de cor avermelhada.

A má circulação, a fraqueza do fígado, a obesidade e a falta de alimentos ricos em antioxidantes são algumas das causas para o aparecimento das varizes. Alimentos fontes de vitamina C e bioflavonoides são potentes antioxidantes e ajudam a evitar as varizes.

Damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego são alguns dos exemplos. Frutas vermelhas como amora, framboesa, uva e mirtilo são alimentos que trazem alguns benefícios para a circulação, principalmente, o último, pois fortalece as paredes das veias e dos capilares. O alho e a cebola são dois exemplos de alimentos com grande quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios, que também favorecem a circulação.

Confira quais são os outros alimentos amigos da circulação:

- Alimentos ricos em vitamina C, como acerola, goiaba, caju, amora, ajudam no fortalecimento da parede dos vasos.

- Alimentos que possuem quercetina em sua composição, como cebola e maçã, por exemplo, têm ação anti-inflamatória, sendo muito eficazes na prevenção dos temidos vasinhos.

- Abacaxi: pessoas que possuem varizes apresentam dificuldade em degradar uma proteína chamada fibrina, que acaba sendo depositada ao redor dos vasos. A bromelaína, presente no abacaxi, tem a capacidade de quebrar essa proteína.

- Peixes ricos em ômega 3, como o salmão, por exemplo, também são eficazes, pois ajudam a evitar a formação de gordura e aumentam a fluidez sanguínea.

Rabanada com Pão Integral Pinheirense (sem conservantes)

Além de deliciosa, esta receita é uma ótima pedida para todos aqueles que não abrem mão das delícias de Natal, mas que precisam ficar de olho nas calorias e nos excessos das festas de fim de ano.

Ingredientes

-1 xícara de leite desnatado;
-1 xícara de suco de uva;
-1 colher de sopa de adoçante culinário;
-1 ovo;
-1 clara;
-4 fatias de pão integral Pinheirense amanhecido, cortado ao meio;
-1 colher de sopa de leite em pó desnatado;
-1 colher de chá de adoçante em pó;
-1 colher de chá de canela em pó;

Modo de preparo

Em um prato fundo, misture o leite, o suco de uva e o adoçante. Em outro prato, coloque o ovo e a clara e bata com um garfo. Passe as fatias de pão Pinheirense no leite e depois no ovo. Coloque numa frigideira antiaderente aquecida e deixe dourar dos dois lados.
Num outro prato, misture o adoçante em pó, o leite desnatado em pó e a canela, e polvilhe as fatias de pão já douradas.

Patê de atum com Pão Sueco (sem conservantes)

Ninguém costuma se gabar dela, mas a lata de atum quase sempre está ali, à espreita na prateleira, pronta para qualquer emergência. Um patê delicioso para matar a fome, um molho rápido e prático para o macarrão, uma salada com o que tinha na geladeira…Em casa, as latinhas se prestam a partos rápidos e fáceis, entre saladas, massas, tortas, sanduíches e até escondidinho.

Pensando nisso, e também no seu poder nutritivo ( o atum é fonte de proteínas, ômega 3 e selênio), sugerimos a você a receita de patê de atum com o Pão Sueco da Pinheirense – integral, artesanal e isento de conservantes.

Confira a receita:

Patê de atum: 

Ingredientes: 1 lata de atum sólido em água; 2 colheres de sopa de maionese light; 1/2 cebola pequena; 5 azeitonas verdes; 1 colher de sopa de cebolinha picada; 1 colher de sopa de cheiro verde picado; 1 fio de azeite.

Preparo: 

Pique a cebola em pedaços bem pequenos. Fatie as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes, tomando cuidado pra deixar o atum com pedacinhos. Guarde na geladeira por no máximo 3 dias. Sirva com pães tipo Sueco da Pinheirense.

Ar-condicionado e ventilador fazem mal à saúde?

Você já deve ter se perguntado se aparelhos como o ventilador e o ar condicionado podem fazer mal a saúde. Nos dias mais quentes, fica difícil dispensá-los, ainda mais em cidades que apresentam a temperatura muito alta, na maior parte do ano, como no Rio de Janeiro, por exemplo. 

O princípio do ventilador é colocar o ar em movimento, criando uma corrente que refresca o ambiente. Mas imagine o que acontece quando se liga o aparelho em uma sala cheia de poeira, com mofos nas paredes e sem incidência de sol. Todas as partículas alergênicas da sujeira, fungos e bactérias ficam circulando no ambiente, o que pode ser seriamente prejudicial às pessoas alérgicas.

Sendo assim, o ideal é manter tanto o ambiente quanto o aparelho limpos, e jamais direcionar o vento para o seu corpo durante a noite.

A principal vantagem do ar condicionado é controlar a temperatura do ambiente, enquanto que, o principal problema é o ressecamento do ar, que piora consideravelmente a situação de pessoas alérgicas, com rinite ou asma.

Quando o tempo estiver seco, vale usar de artifícios enquanto o aparelho estiver ligado: umidificador, bacia d’água ou uma toalha molhada já melhoram a qualidade do ar em casa. Outro cuidado a ser tomado diz respeito à temperatura. A recomendação é ajustá-la entre os 23°C e os 27°C, no máximo. É bom lembrar que, para crianças alérgicas, inalar o ar frio é tão prejudicial quanto a falta de umidade e pode desencadear crises respiratórias. Cuidando da temperatura, também não há risco de choque térmico.

E acredite: se as condições de umidade estiverem boas e o ar condicionado for devidamente higienizado e tiver um bom filtro, o aparelho pode até contribuir para a diminuição das alergias, filtrando até 80% das partículas com bactérias e fungos.