Saladas de inverno

Nos dias frios, muita gente dispensa a salada, alegando que esse prato só combina com os dias mais quentes. Mas além de saudáveis, há vários tipos de saladas que podem ser muito bem apreciadas durante o inverno. Selecionamos duas receitas deliciosas:

Salada de atum com feijão branco:

Ingredientes (serve 4 pessoas)

  • 1 cabeça de alho
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 e 1/2 colher de sopa de suco de limão
  • 4 filés de anchova em conserva (sem o óleo)
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 lata de feijão branco cozido escorrido
  • 5 xícaras de alface romana picada
  • 5 fatias de tomate seco picadas
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde picado
  • 1 lata de atum (sem o óleo)

Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 graus, deixando uma grelha no meio. Enquanto isso, corte a cabeça do alho ao meio, na horizontal, e embrulhe cada metade em um pedaço de papel-manteiga. Leve ao forno e asse por 30 minutos, ou até ficar bem macio. Retire do forno com cuidado, descasque os dentes e bata em um processador até formar uma pasta (ou amasse com um garfo). Disponha para uma tigela e e acrescente o azeite, o parmesão, o suco de limão, as anchovas e 1/2 colher de chá de pimenta. Mexa bem até formar um molho cremoso.
2. Misture os feijões com a alface, 3 colheres de sopa do molho de alho, o cheiro verde e 1/2 colher de chá de pimenta. Divida em quatro pratos diferentes, cobrindo a salada com o atum. Coloque o restante do molho por cima e sirva em seguida.

Salada de Huevos Rancheros:

Ingredientes (serve 4 pessoas)

  • 1 lata de feijão preto cozido escorrido
  • 3 colheres de sopa de coentro picado grosseiramente
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de pimenta chipotle (ou molho de pimenta vermelha)
  • 1/2 colher de chá de cominho
  • 1 dente de alho picado
  • 1 pitada de sal
  • 1 abacate maduro
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara de rúcula
  • 1/2 xícara de salsa verde mexicana

Preparo

1. Com um garfo, amasse em uma tigela os feijões com um pouco de coentro, 1 e 1/2 colher de sopa de suco de limão, o chipotle, o cominho, o alho e 1/4 de colher de chá de sal. Corte o abacate ao meio, remova a semente e remova a polpa cuidadosamente com o auxílio de uma colher. Depois corte em fatias e coloque 1 colher de sopa de suco de limão e a pitada de sal.
2. Em uma panela antiaderente, aqueça um pouco de azeite em temperatura média. Quebre os ovos e frite-os até cozinhar a clara. O ideal é que a gema fique mole (se não gostar, pode fritar mais). Divida a mistura de feijão em quatro pratos, cubra com a rúcola, o abacate, a salsa verde e os ovos. Sirva com o Pão tipo Sueco Pinheirense.

Pastinaca: rica em fibras e vitamina C

A pastinaca (também conhecida por cherivia ou cherovia) é uma raiz, parente da cenoura, rica em vitamina C, ácido fólico e potássio. Seu sabor doce, semelhante ao de nozes, combina com outros vegetais em sopas e caldos.

Também pode ser servida como prato de acompanhamento, ou no lugar da batata e de outros alimentos com amido. Pobre em calorias, porém nutritiva, a pastinaca contém amido. Uma porção de 1/2 xícara possui apenas 60 calorias e é rica em fibras.

Ao comprar pastinacas, selecione aquelas com o tamanho de uma cenoura média; descarte as cobertas de raízes, moles ou murchas. Se os talos ainda estiverem grudados, corte-os antes de guardá-las, para não absorverem a umidade das raízes. Podem ser armazenadas durante algumas semanas na geladeira.

Sopa de pastinaca:

Coloque tudo ao mesmo tempo na panela de pressão: uma pastinaca grande, 1 batata, uma cebola, a parte branca do alho francês e uma mão cheia de arroz. Depois de cozido, triturar, temperar com sal e pimenta e, no prato, polvilhar com o queijo ralado, salsa picado e um fio de azeite. Bom apetite!

Pão sueco com gergelim

Assim como os demais produtos da Pinheirense,  o Pão tipo Sueco com Gergelim é integral, artesanal e isento de conservantes. Os muitos benefícios da semente de gergelim para a saúde derivam de seu teor nutricional, incluindo vitaminas, minerais, óleos naturais, e compostos orgânicos que consistem em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína e triptofano.

O gergelim também auxilia no tratamento da hemorroida, do diabetes, na perda de peso, na prevenção do envelhecimento precoce, na manutenção de ossos saudáveis, além de melhorar a respiração, evitar a asma e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Melatonina: hormônio do sono

Diversas pessoas sofrem com a insônia e suas consequências. Em meio a tantos medicamentos e técnicas que prometem resolver o problema, encontramos os suplementos de melatonina. Uma das funções deste hormônio, produzido naturalmente por diversos animais e plantas, é a indução ao sono. Sua ação e eficácia fizeram com que indústrias farmacêuticas lançassem sua versão sintética, amplamente vendida como suplemento em outros países, como Estados Unidos e Europa.

Mas você deve estar se perguntando: “Se meu corpo produz naturalmente este hormônio, por que preciso me preocupar com isso?” Bem, devido a fatores como a idade avançada, o estresse, a ansiedade, dentre outros, algumas pessoas têm a produção da melatonina comprometida.

As doses indicadas de melatonina variam de 1 mg a 3 mg por dia, mas somente o médico estará apto, para indicar corretamente a dose necessária para cada caso. Por se tratar de um hormônio natural, a melatonina não induz à dependência e nem perde o efeito após uso prolongado. 

O uso excessivo ou irregular do medicamento causa dor de cabeça, náuseas e mal estar, sendo que é melhor respeitar a dose correta do que desenvolver outros sintomas que não devem existir com a medicação correta.

É normal, entretanto, algum desconforto inicial nos primeiros dias, que não devem persistir durante o uso prolongado, e precisam ser comunicados ao médico em casos de efeitos colaterais indesejados.

Além do benefício em casos de insônias e problemas de sono, sua ação antioxidante ajuda na recuperação de neurônios que foram afetados com a Doença de Alzheimer e acidentes vasculares cerebrais. A melatonina também auxilia o sistema imunológico, prevenindo doenças, como o câncer, e evitando a perda de memória. 

Luzes acesas diminuem o efeito da melatonina – tanto  a natural, como  a consumida através de suplemento. Assim, deve-se ingerir as cápsulas de melatonina e apagar as luzes, de forma que seu organismo possa relaxar e aproveitar ao máximo os efeitos desse hormônio. O mesmo vale para luzes de computadores, celular , televisões, etc.

Pão com aveia

O Pão de Trigo Integral com Aveia e o Pão Tipo Sueco Light com Aveia fazem parte da linha de produtos artesanais e sem conservantes produzidos pela Pinheirense. Além de saborosos, os nossos pães são saudáveis e possuem combinações variadas de sementes, que trazem inúmeros benefícios à saúde e mais qualidade de vida.
Benefícios da aveia:
A aveia apresenta efeitos benéficos sobre o colesterol, pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, saciedade e saúde gastrointestinal. Excelente fonte de fibra solúvel, cálcio, ferro, manganês, folacina, vitamina E, tiamina, niacina, riboflavina e outras vitaminas do grupo B, ajuda na redução tanto do nível de açúcar no sangue quanto dos níveis de insulina, um fator importante no controle do diabetes.
O farelo de aveia é rico em betaglucano, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de infartos. Alguns estudos demonstram que a aveia não apenas diminui o colesterol LDL, mas também aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL.
Por possuir um valor elevado de saciedade, o que significa que leva um longo tempo para ser digerida, a sensação de fastio é mais duradoura. Acredita-se que tanto a proteína como as fibras de aveia contribuem para esse efeito.

Benefícios do tamarillo (tomate de árvore)

O tamarillo, mais conhecido como tomate de árvore, é uma fruta rica em vitaminas e minerais, como a provitamina A, vitaminas B6, C e E, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Devido a sua alta quantidade de antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.

São vários os benefícios à saúde fornecidos por essa fruta: melhora a visão; ajuda a controlar a pressão arterial elevada e o colesterol; facilita o funcionamento adequado do sistema nervoso; é um remédio natural para doenças do fígado; ajuda na perda de peso. Por apresentar grande quantidade de fibras, funciona como laxativo suave. 

A fruta e as folhas são aplicadas como cataplasmas quentes para tratar a inflamação das amígdalas e condições gerais da garganta. Quando consumidas em jejum, auxiliam no tratamento de gripes e resfriados. 

Receita – bruschetta de tamarillo:

Ingredientes: tomates de árvore maduros; 1/2 xícara (chá) de azeite; 1 dente de alho; 1 colher (sopa) de orégano; sal a gosto; folhas de manjericão a gosto; pimenta a gosto; tomilho a gosto. Pão tipo Sueco Pinheirense.  

Preparo: Corte os tomates em cubinhos. Em um recipiente, junte-os ao azeite, misturando bem. Adicione o manjericão, o orégano e o sal. Mexa novamente. Esfregue o alho nos pães tipo Sueco. Coloque um pouco da mistura por cima de cada pão sueco.

Gravidez: alivie enjoos matinais

Os enjoos matinais, apesar do nome, podem ocorrer a qualquer hora do dia e, em geral, desaparecem depois dos três primeiros meses de gravidez. Para melhorar a sensação de náusea e diminuir os vômitos, experimente as seguintes estratégias:

- Coma cereais, biscoitos ou torradas secas antes de sair da cama;

- Evite alimentos gordurosos, fritos ou muito condimentados;

- Em vez de fazer três grandes refeições, faça diversas refeições ao longo do dia;

- Para aliviar a náusea, chupe ou mastigue gengibre cristalizado;

- Tente usar pulseiras de acupuntura que evitam o enjoo durante viagens;

- Peça para alguém preparar as refeições, caso o cheiro da comida provocar náusea.

Desejos: de picles a sorvetes, existem inúmeras histórias sobre os desejos das grávidas. Sem dúvida alguma, são reais, mas raramente refletem um verdadeiro problema nutricional. A única exceção é o desejo por gelo, que pode ser um sinal de uma anemia por deficiência de ferro.

Propriedades medicinais do gengibre

Há muito tempo (desde a antiguidade no Oriente), o gengibre é um ingrediente relevante na medicina popular, e sua notoriedade é justificada pelos seus benefícios para a saúde.

Vegetal nativo da Ásia, é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume diversos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Contra o enjoo: Gengibre cristalizado ou bebidas à base de gengibre com um sabor mais acentuado aliviam os enjoos da gravidez, a náusea decorrente da intoxicação alimentar, de gastroenterite ou da quimioterapia contra o câncer. O gengibre pode ser encontrado em cápsulas para quem acha o gosto muito forte ou sente irritação na mucosa bucal.

Contra a dor: Como bloqueia a ação da prostaglandina (uma substância química parecida com hormônio que causa infecção), o gengibre também pode ajudar as pessoas que sofrem de enxaquecas e com o problema da artrite.

Cure o resfriado com chá de gengibre: Uma boa maneira para aliviar os calafrios e a congestão decorrentes do resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte maneira: deixe ferver um ou dois pedaços de raiz de gengibre por dez minutos. Acrescente uma pitada de canela para aumentar o sabor.

Para espantar o frio: o gengibre possui um alto potencial calorífico, tanto se usado externamente quanto internamente. É recomendado principalmente para as pessoas que sentem muito frio e para as estações mais frias. Em épocas de calor, lembre-se que o consumo pode aumentar a transpiração.

Perdendo peso: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.

Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto, se você está tomando medicação pode interferir em sua ação, por isso, procure um médico antes de consumir

Pão com kümmel

O pão tipo Sueco com Kümmel faz parte da nossa linha de produtos artesanais, integrais e sem conservantes. O kümmel é uma planta herbácea, também considerada aromática, usada para fins medicinais e na culinária.

O sabor das sementes dessa planta é parecido com o da erva doce. De origem europeia, o Kümmel (no Brasil, mais conhecido como alcarávia) ajuda na digestão.

Muito usado para aromatizar bolos, bolachas, pães, carne de porco e outras carnes gordurosas, além de ser aproveitado em queijos e sopas, é fundamental no preparo dos licores Wolfschmidt Kümmel, Mentzendorff Kümmel e Gilka Kümmel, da aguardente da escandinávia “Aquavit”, e do queijo tipo “Tilsit” alemão.

O sabor característico dos pratos preparados no sul da Alemanha e na Áustria é obtido com a utilização do Kümmel, geralmente misturado ao alho para o preparo de carnes e vegetais. Outra utilização clássica pode ser observada no Sauerkraut (Chucrute – preparado com repolhos fermentados e juníperos). No norte da África, especialmente na Tunísia, a alcarávia é utilizada no preparo de uma pasta apimentada chamada de harissa.

Super versátil, o Pão Sueco Pinheirense pode ser servido junto a diferentes receitas e em várias ocasiões. Aproveite! Seu paladar e sua saúde agradecem!

Fondue de café para aquecer o seu inverno

Segundo o escritor Luís Fernando Veríssimo, o fondue é o prato ideal para casais em crise que querem fazer as pazes. A palavra fondue-originada na expressão francesa “fondre”, que significa derreter-, é um ritual de inverno perfeito para abrandar corações. E que tal experimentar o fondue de café? Receita simples e super saborosa:

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes: 

150 gramas de chocolate amargo;

200 gramas de requeijão;

100 gramas de creme de leite;

100 gramas de leite condensado;

1 colher (sopa) de café solúvel;

50 ml de rum;

frutas de sua preferência

Preparo: Misture bem todos os ingredientes. Derreta o chocolate em banho Maria e acrescente o requeijão, o leite condensado e o creme de leite, mexendo sempre. Por fim, o rum misturado ao café. Sirva mergulhando frutas de sua preferência. Mantenha aquecido durante o consumo numa panela especial de fondue.