Receitas para celebrar a Primavera

Muitas flores de jardim, além de comestíveis, são uma contribuição atraente e colorida para saladas, diferentes pratos e pudins. Colha-as frescas para uso imediato. Um alerta: nunca use flores que tenham sido borrifadas com qualquer espécie de pesticida. Evite plantas tóxicas como azaleias, narcisos, crisântemos, hortênsias, lírios-do-vale, oleandros, rododendros e ervilhas-de-cheiro.

Selecionamos duas receitas que são a “cara” da Primavera.

Receita de folhas com flores comestíveis ao molho de mel.

Ingredientes: 1 unidade de endivia; 1 unidade de radicchio; 1 unidade de alface americana; 1 unidade de broto de alfafa; 1 unidade caixa de amor perfeito orgânico

Para o Molho:

1/2 xícara de vinagre branco; 3 colheres de sopa de mel; sal; semente de papoula para salpicar sobre a salada.

Modo de preparo ( molho): bater bem os ingredientes. Salpicar as sementes de papoula sobre a salada.

Dica: Sirva com o Pão tipo Sueco Pinheirense

Sanduíche Romano:

Ingredientes:

-1/2 colher(es) de sopa de café solúvel

-1 colher(es) de sopa de água

-4 colher(es) de sopa de cream cheese

-8 fatia(s) de pão integral Pinheirense

-200 grama(s) de queijo prato fatiado

-200 grama(s) de lombo condimentado fatiado

-8 folha(s) de alface-romana picadas

-1 beterraba média ralada

Preparo: Dissolva o café na água e misture o cream cheese. Espalhe a mistura de cream cheese e café em metade das fatias de pão. Depois, distribua o queijo, o lombo, a alface e a beterraba nas fatias. Feche os sanduíches com as outras quatro fatias e sirva a seguir.

 

Primavera 2016: o poder das flores

Durante milhões de anos, as plantas reagiram e se adaptaram a incontáveis habitats, resultando na impressionante diversidade atual de espécies. As plantas exibem uma variedade surpreendente de poderes, da capacidade de absorver energia da luz solar a uma aptidão para explorar outras formas de vida.

As flores têm um objetivo: a reprodução. Elas são os órgãos sexuais das plantas, produzindo pólen (que contém células sexuais masculinas) e óvulos (células sexuais femininas). As sementes são a “prole”.

Embora a reprodução vegetativa seja bem-sucedida para muitas plantas, ela tem uma grande desvantagem: todas as plantas têm a mesma constituição genética. A reprodução sexuada permite que uma planta troque genes com outra da mesma espécie, levando à variação genética.

Por estarem enraizadas no solo, juntar as células sexuais femininas e masculinas é um problema, e AS FLORES SÃO A SOLUÇÃO. Durante milhões de anos, uma enorme diversidade de formas e cores de flores se desenvolveu com o objetivo de se aproveitarem de polinizadores específicos, como vento, insetos, pássaros, pequenos mamíferos ou lagartos.

Os polinizadores são como mensageiros, transferindo o pólen de uma flor para as partes femininas de outras. Em um jardim repleto de flores, a oferta é grande para os insetos, e cada planta precisa que suas flores sejam notadas- daí a enorme variedade de cores, formas e fragrâncias.

Pão Sueco: versátil e nutritivo

Além de saboroso, o pão tipo sueco da Pinheirense é um alimento nutritivo e versátil. Feita artesanalmente, toda a linha de produtos contém combinações variadas de sementes e é isenta de conservantes.

Versátil, o pão tipo sueco cai super bem em diferentes ocasiões, podendo ser servido com diversos tipos de alimentos e refeições. Em reuniões de trabalho, entre amigos, numa vernissage, é sempre uma opção prática, nutritiva e saborosa.

 

Benefícios da clara de ovo

A clara de ovo é composta por 90% de água e 10% de proteínas. Cerca de 55% das proteínas da clara de ovo são formados pela albumina, que é considerada uma proteína de alto valor biológico (ou seja, é muito bem aproveitada pelo organismo), e que tem papel fundamental na reconstrução das fibras musculares. Confira os demais nutrientes:

-Selênio: uma única clara contém 9% das necessidades diárias;

-Potássio (2%);

-Magnésio (1%);

-Riboflavina (vitamina B2): 9% das necessidades diárias;

-Ácido pantotênico (B5): 1%;

-Colina;

-Betaína;

-Folato.

A clara de ovo é uma fonte de proteína barata e com teor quase zero de gordura. Além de ser utilizada por quem pratica atividade física e busca aumentar a massa muscular, há benefícios da clara de ovo para a saúde da pele e também para aqueles que estão querendo perder peso. O alto teor de proteínas da clara aumenta a saciedade e permite um consumo menor de calorias durante a refeição e ao longo do dia.

As claras também são uma alternativa saudável para quem adora ovo, mas está preocupado com os níveis de gordura da dieta.

Paralimpíada: força e superação

Para além do espetáculo esportivo que a Paralimpíada nos proporciona, o evento inspira a reflexão sobre inúmeras questões existenciais. Os paratletas são verdadeiros exemplos de força, superação e resiliência.

Apesar de todas as dificuldades decorrentes de suas deficiências, essas pessoas conseguiram superar os seus limites, mostrando-nos que nada é impossível para aqueles que acreditam em si mesmos e têm amor pela vida.

Vivemos em mundo turbulento, onde a violência, os conflitos e outros males parecem não ter solução. Muitos indivíduos são acometidos por uma tristeza e um desânimo insuportáveis, não encontrando razão para viver, nem forças para superar os obstáculos que a vida lhes impõem.

Quais seriam as causas para tanta apatia e frustração? Vale muito a pena fazer essa reflexão, buscar ajuda e praticar o bem a si mesmo e ao próximo. Não é tarefa fácil mudar da noite para o dia, mas com força de vontade, esperança e paciência, consegue-se transformar uma vida amarga em uma existência plena, repleta de aprendizagens e momentos alegres.

Os paratetlas nos inspiram a superar as dificuldades, motivando-nos a viver com um propósito mais elevado: o de nos tornarmos seres humanos melhores e mais felizes. Força, resiliência e fé! Hoje e sempre!

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1967, é comemorado em 08 de setembro. O principal objetivo é fomentar, em vários países, a alfabetização que não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever, mas, também, um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de uma nação.

Um país cuja população é alfabetizada e letrada apresenta melhores índices de desenvolvimento humano. alfabetização influi de maneira decisiva na vida das pessoas: uma sociedade alfabetizada e letrada certamente é uma sociedade melhor e mais bem organizada. Saber ler, escrever e interpretar as mais diferentes linguagens é fator essencial para o empoderamento e autoestima de homens, mulheres e crianças, energia que pode alterar os rumos de uma nação.

Esse é apenas mais um dos inúmeros motivos para que o conhecimento seja, de fato, democratizado e chegue para o maior número de pessoas, não importando questões geográficas ou sociais. Contudo, atualmente, conforme pesquisa realizada pela ONU, 781 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler, escrever ou contar, e cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, isto é, passaram pela escola, mas não conseguem compreender aquilo que leem. Esses números alarmantes apenas comprovam que o desafio de alfabetizar e disseminar o conhecimento deve ser visto como prioridade.

Fonte: Brasil Escola

Setembro Amarelo: pela valorização da vida

“SETEMBRO AMARELO”  é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivos alertar a população e divulgar medidas de prevenção contra esse fenômeno social que tem crescido em todo o mundo.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 90% dos casos, os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão, ou seja, de cada dez casos, nove podem ser evitados onde houver o diagnóstico preciso dessas patologias, o devido tratamento e a assistência das redes de cuidado e atenção.

Há duas ou três décadas, o câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) eram rodeados de tabus e, consequentemente, o número de vítimas só aumentava. O suicídio é um problema de saúde pública que precisa ser estudado, discutido abertamente entre as pessoas, para que ocorra a conscientização e medidas preventivas contra essa triste realidade. Falar é a melhor solução. E todos nós podemos amparar aqueles que estão precisando de ajuda.

Pinheirense comemora 79 anos!

Em 1937, surgia a Pinheirense, empresa paulistana fundada por talentosos imigrantes europeus que encontraram no Brasil a oportunidade de lançar a seleta receita preservada até os dias de hoje. Há 79 anos é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis de seus produtos.

O sucesso e longevidade comprovam o diferencial dessa empresa familiar, preocupada em conceber produtos saborosos e saudáveis, livres de conservantes e produtos químicos.

Aliados à produção artesanal, estão os grãos rigorosamente selecionados e ingredientes ricos em fibras e efeitos medicinais, como quinua, linhaça, castanha do Pará, kümmel, soja, dentre outros.

A Pinheirense está presente nos seguintes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Acre, Paraná, Goiás, Manaus.

O tempo passou, mas a marca permanece fiel às suas raízes e, sobretudo, à qualidade. Ao longo de seus 79 anos, a Pinheirense se tornou um desses raros exemplos em que a tradição do antigo se renova no frescor de cada fornada.