Sanduíche natural: prático, saudável e saboroso

Os sanduíches naturais são ótimas opções para quem busca praticidade, sem abrir mão de uma alimentação saudável e saborosa. E sanduíche natural combina com pães Pinheirense – integrais, feitos artesanalmente e isentos de conservantes e outros produtos químicos.

Veja como preparar sanduíches saudáveis, práticos e saborosos:

Sanduíche de frango com tomate ( ideal para os adeptos da musculação): 

Ingredientes:  4 colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente; 8 fatias de pão de trigo integral Pinheirense; 4 colheres (chá) de maionese light; 4 colheres (chá) de mostarda; 2 tomates médios firmes; 8 fatias de queijo de minas; 1 xícara (chá) de picles bem escorridos e picados; 2 filés de frango grelhados.

Preparo: 

1. Espalhe duas colheres (chá) de manteiga em um dos lados de cada fatia de pão Pinheirense;

2. Coloque uma perto da outra, com o lado amanteigado para baixo;

3. Passe, então, meia colher (chá) de maionese e meia colher (chá) de mostarda sobre cada fatia;

4. Corte os tomates em 6 rodelas finas;

5. Por cima do pão, ponha uma fatia de queijo, 3 rodelas de tomate, picles e um filé de frango;

6. Espalhe a maionese e a mostarda;

7. Por cima, coloque as outras fatias de pão e pincele com a manteiga restante;

8. Aqueça bem uma frigideira grande e acrescente dois sanduíches da cada vez. Aperte-os com uma escumadeira e doure por 1 minuto de cada lado.

Sanduíche de pepino

Ingredientes: 10 fatias de pão integral Pinheirense; 1 xícara (chá) de maionese light; 2 pepinos japoneses ralados; 1/2 colher (chá) de hortelã picada; 2 colheres (sopa) de suco de limão; Pimenta-do-reino branca e sal a gosto; folhas de endro.

Preparo:

Corte as fatias de pão ao meio. Numa tigela, misture a maionese light com o pepino ralado, a hortelã e o suco de limão. Tempere com pimenta e sal. Recheie as metades das fatias de pão Pinheirense com a mistura de pepino e monte os sanduíches. Se desejar, deixe na geladeira por uma hora e, no momento de servir, decore com as folhas de endro.

Sanduíche vegetariano

Ingredientes: 4 fatias de pão de fôrma integral Pinheirense; 1 cebola cortada em rodelas grossas; 6 colheres (sopa) de molho inglês; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 tomates sem pele e sem sementes picados; 1 pimentão vermelho picado; 200 g de ricota; 1 berinjela; 6 folhas de alface; Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Coloque a cebola cortada em uma tigela e regue com o molho inglês. Deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue o tomate e o pimentão.  Retire do fogo e junte a ricota. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino até formar uma pasta. Reserve. Corte a berinjela em fatias finas e tempere com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente untada grelhe-a dos dois lados. Reserve. Grelhe a cebola como a berinjela e reserve. Monte o sanduíche: passe a pasta de ricota em uma fatia do pão Pinheirense, coloque a berinjela e a cebola grelhada. Distribua a alface e espalhe novamente a pasta de ricota. Cubra com a outra fatia do pão Pinheirense e sirva em seguida.

Dica: Seque as folhas de alface com um pano de prato limpo ou papel absorvente para não umedecer seu sanduíche.

Sanduíche de queijo cremoso com agrião

Ingredientes:  1 maço pequeno de agrião; 200 g de queijo cremoso ou requeijão; 2 colheres (chá) de creme de leite; 1/4 de xícara (chá) de cebolinha verde picada; 1/3 de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente; 24 fatias de pão de forma integral Pinheirense; Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Lave o agrião, separe as folhas e escorra bem. Numa tigela, junte queijo e o creme de leite. Amasse bem. Adicione a cebolinha verde e misture. Passe a manteiga nas fatias de pão Pinheirense. Espalhe a mistura de queijo sobre metade das fatias e, por cima, distribua as folhas de agrião bem picadas. Polvilhe com sal e pimenta. Cubra com o pão restante. Antes de servir, corte as fatias ao meio, formando triângulos, e deixe na geladeira.

 

Delícias do Outono

O outono começou e, com ele, a tão aguardada queda de temperaturas e a safra de várias frutas que são excelentes fontes de vitamina C, betacaroteno e potássio, além de outras vitaminas e minerais. A maioria das frutas é pobre em calorias e rica em fibras e, por isso, é ideal para quem busca uma dieta saudável e nutritiva.

Confira algumas frutas típicas dessa estação do ano e seus respectivos benefícios para a saúde:

Abacate:

Rico em óleo monoinsaturado, a mesma gordura “amiga” do coração encontrada no azeite de oliva, possui mais fibras solúveis do que qualquer outra fruta;

- O abacate é repleto de um fitosterol chamado betasitosterol, que previne a absorção do colesterol pelo intestino;

- Essa fruta tem mais proteínas do que qualquer outra – aproximadamente 2 g em uma porção de 115 g;

- A metade de um abacate médio, cerca de 115 g, fornece 500 mg de potássio e mais de 26% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ácido fólico. Também apresenta quase 6% da IDR de ferro, vitaminas C, E e B6.

Banana:

- Uma banana média contém aproximadamente 500 mg de potássio, mineral que auxilia na diminuição da pressão arterial;

- A banana contém o aminoácido triptofano, que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que produz um efeito calmante no corpo;

- É uma fonte rica de vitamina B6. Uma banana média supre 45% da Ingestão Diária Recomendada (IDR). Apresenta 2 g de fibras, algumas das quais são solúveis, ajudando na redução dos níveis de colesterol no sangue;

- Rica em ácido fólico e fibras.

Coco:

- boa fonte de ferro e de fibras;

- Rico em ácidos graxos fáceis de digerir;

- O coco está presente em diversos produtos alimentícios e não-alimentícios. O óleo é usado na gordura vegetal, em cremes que não são à base de leite, em algumas margarinas e em diversos produtos industrializados. É também matéria-prima presente na fabricação de xampus, hidratantes, sabonetes e diversos outros cosméticos;

- A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) é um excelente reidratante oral.

Pera:

- Boa fonte de fibras;

- Contém vitamina C e ácido fólico;

- Uma pera média possui cerca de 100 calorias e fornece 5 g de fibras. Tais fibras são a pectina, fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de colesterol do sangue, e a celulose, fibra insolúvel que promove o bom funcionamento do intestino;

- Essa fruta ainda apresenta quantidades úteis de vitamina C, ácido fólico e potássio;

- A pera pode ser um lanche ou uma sobremesa ideal, e ainda é usada como acompanhamento doce ou picante de um prato. É saborosa tanto fresca quanto cozida, escaldada ou sautée.

Páscoa: época de chocolate

Em 1502, a tripulação de Colombo retornava da quarta viagem ao Novo Mundo, quando levou na bagagem as primeiras sementes de cacau para a Europa. Durante os primeiros séculos, o chocolate era servido apenas como uma bebida. Na França do século XVIII, uma forma sólida do chocolate era vendida como um desjejum instantâneo.

Os efeitos estimulantes do chocolate, provocados por seu teor de cafeína, fez com que fosse considerado um alimento particularmente útil para os soldados que montavam guarda à noite.

Comercializada pela primeira vez por volta de 1910, a barra de chocolate chamou a atenção do público quando foi adotada pelo exército norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial, como o “alimento de combate”.

Componentes

Apesar de não ser uma rica fonte de nutrientes, o chocolate não é prejudicial à saúde quando consumido com moderação. Uma porção de 30 g de chocolate em barra apresenta cerca de 150 calorias e 2 ou 3 g de proteína. O grão original tem grandes doses de vitamina E e vitaminas B. Contudo, estes nutrientes estão muito diluídos, sendo negligenciados no chocolate processado de hoje.

O chocolate ao leite ou o meio amargo contém entre 40 e 53% de gordura ou de manteiga de cacau. Tanto o chocolate quanto o cacau em pó possuem cromo, ferro, magnésio, fósforo e potássio, mas a gordura e as calorias fazem do chocolate uma fonte inadequada desses minerais – exceto quando usado em suprimentos de emergência.

Um composto químico que previne o chocolate de ficar rançoso valorizou rapidamente a manteiga de cacau, transformando-a em um alimento de longa durabilidade e um óleo cosmético.

Prefira o chocolate amargo ao chocolate ao leite. O primeiro possui mais antioxidantes e menos gordura. O chocolate ao leite contém a gordura do leite, que é altamente saturada.

Poder de cura das ervas

Ao preparar uma refeição, acrescentar uma pitada de ervas pode significar mais do que dar um toque diferente e especial aos pratos. Diversas ervas usadas para fins culinários e medicinais têm um alto teor de antioxidantes-chave que podem prevenir infartos, alguns tipos de câncer e retardar o envelhecimento.

Dentre as ervas que se mostram boas fontes desses antioxidantes estão: a sálvia, o endro, a segurelha, o coentro, o tomilho, o alecrim e o orégano, sendo que este último é o que possui a maior atividade antioxidante.

Não só as propriedades antioxidantes em algumas dessas ervas foi maior do que os valores registrados de vitamina E, elas superaram em muito os teores de alimentos ricos em antioxidantes como as frutas silvestres e alguns legumes e verduras.

Acrescentar essas ervas em suas refeições diárias traz enormes benefícios para a sua saúde. Aproveite!

Páscoa saudável!

O Bolo tipo Alemão Kuchen da Pinheirense é uma alternativa saudável para aqueles que não querem abrir mão de doces saborosos durante esta Páscoa. Feito artesanalmente, o bolo tipo Alemão Pinheirense não possui conservantes e leva frutas secas e castanha do pará em sua receita. Seu paladar e sua saúde agradecem!

Menopausa: nutrientes essenciais

A menopausa é definida como o fim do ciclo menstrual mensal da mulher e costuma ser associada a sintomas como: oscilações dos níveis de estrogênio, que podem causar ondas de calor, sudorese noturna, insônia, secura vaginal, dificuldades de concentração, aumento de peso, dentre outros.

Confira os nutrientes que são essenciais nesse período da vida da mulher:

Vitamina E: Considerada útil para o alívio de ondas de calor, oferece alguma proteção cardíaca. Ingeridas duas vezes por dia teria uma eficácia levemente superior na redução das ondas de calor do que o placebo. Apesar de alguns alimentos, como nozes, amêndoas e sementes, gema de ovo e germe de trigo conterem vitamina E, seria necessária a ingestão de suplementos para alcançar doses terapêuticas.

Cálcio: Ajuda a prevenir o desenvolvimento da osteoporose. Boas fontes são leite e seus derivados, sardinha, amêndoa, brócolis e espinafre. Para absorver cálcio, o corpo necessita de vitamina D, que pode ser produzida pela pele através da exposição ao sol; fontes alimentares dessa vitamina são leite fortificado e margarina, ovos e óleos de peixe.

Magnésio: Combinado com cálcio, ajuda a manter a densidade óssea. Encontrado em grãos integrais, leite e derivados, tofu, nozes, sementes e legumes.

Fitoestrogênio: Ajuda a aliviar ondas de calor. Também previne doenças cardíacas e osteoporose. Alimentos ricos em fitoestrogênio são aqueles à base de soja, a linhaça, o grão-de-bico e vários legumes.

 

Dicas para a sua dieta dar certo

Selecionamos algumas dicas relevantes para você emagrecer de forma natural e com segurança. Geralmente, esses pequenos detalhes não são levados a sério por muitas pessoas, que acabam frustradas, desistindo da reeducação alimentar. “Keep calm and foco na dieta!”

Tome café da manhã, e não pule refeições: Coma com mais frequência para não ficar de estômago completamente vazio, pois isso pode fazer você comer em excesso na próxima refeição;

Não faça jejum: O jejum, mesmo com grande consumo de água, pode ser muito perigoso. Pode provocar queda de pressão e problemas de coração. Além disso, a perda de peso decorrente do jejum raramente permanece quando a pessoa volta a comer;

Os pães integrais Pinheirense não contêm conservantes e são ideais para aqueles que buscam uma alimentação mais saudável.

Beba muito líquido, principalmente água: beba água, e bastante. Os líquidos matam a sede e também diminuem o apetite.

Café e chá são aceitáveis: se você tomá-los com açúcar ou leite, prefira leite desnatado e adoçante stevia. Permita-se um copo de vinho ou de cerveja, se quiser, mas esteja ciente de que acrescentam 100 calorias por copo.

Fique de olho no Índice Glicêmico: O Índice Glicêmico (IG) indica a velocidade em que os alimentos ricos em carboidratos são digeridos. Alimentos digeridos rapidamente são convertidos em glicose rapidamente, deixando-o com fome em pouco tempo.

Entre os alimentos com um IG baixo estão o arroz integral, lentilhas, inhame e maçã. Os alimentos com IG alto – em outras palavras, alimentos a serem evitados se você está tentando emagrecer- incluem cereais matinais com açúcar, arroz branco e purê de batata.

 

Decoração: como envelhecer os móveis

Para quem curte o ar “desgastado chique” nos móveis e não quer gastar muito dinheiro com isso, a opção é usar uma vela para reproduzir tal aparência em qualquer móvel de madeira, novo ou velho, que você queira pintar. Veja como:

Em primeiro lugar, prepare a peça pintando-a com uma cor de fundo ( como se ela já tivesse sido pintada com essa cor antes), e deixe a demão secar completamente.

Esfregue uma vela branca nas bordas e nos cantos, em volta de maçanetas e puxadores, e sobre os braços das cadeiras – onde quer que o acabamento do móvel possa ter se desgastado. Utilize a cera da vela generosamente, mas remova qualquer aspereza.

Pinte a peça com uma camada da cor principal, que não vai grudar na cera. Se precisar de uma nova camada da cor principal – o que pode acontecer se estiver pintando uma cor clara sobre uma cor escura -, esfregue um pouco mais da vela nas partes expostas.

Quando a peça estiver completamente seca, basta retirar a cera com um pano macio embebido em água quente.