1º de julho: Dia da Vacina BCG

A criação da vacina BCG (sigla de bacilo de Calmette-Guérin), contra tuberculose, é comemorada no dia 1° de julho. Os cientistas franceses Albert Calmette e Camille Guérin foram os responsáveis pelo desenvolvimento da vacina.

O Brasil é um dos países que apresenta a maior taxa de incidência de tuberculose. O bacilo da doença se espalha no momento em que uma pessoa infectada tosse ou espirra, liberando o microorganismo no ar. A infecção ocorre quando o bacilo é inalado e entra nos pulmões, onde pode se multiplicar silenciosamente.

Os franceses Camille Guerin e Albert Calmette criaram, em 1921, a vacina contra a tuberculose.

Os sintomas iniciais – perda de apetite e de peso, suores noturnos, febre, calafrios e um mal-estar generalizado – são semelhantes aos sintomas de uma gripe forte comum. Porém, com o desenvolvimento da doença, aparecem os sintomas mais fortes: tosse crônica, expectoração intensa que pode apresentar um pouco de sangue ou mau cheiro, fraqueza crescente e até mesmo debilitação muscular.

Embora o pulmão seja o órgão mais afetado, a doença pode atacar praticamente qualquer parte do corpo, como o cérebro, os rins, a coluna, os ossos e a pele.

A eficácia da BCG é grande, principalmente na forma disseminada da tuberculose, em que a vacina garante cerca de 78% de proteção. Vale destacar que a proteção varia de acordo com o paciente e também com o país, uma vez que as cepas utilizadas para a fabricação das vacinas variam de acordo com a localidade.

Desde 1976, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças. Recomenda-se que ela seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência no bebê recém-nascido. A vacina, no entanto, apresenta algumas contraindicações, tais como para crianças com peso inferior a 2 kg, imunodeficientes, desnutridas, com erupções cutâneas generalizadas e que estão realizando tratamento com corticoides.

 

Salpicão crocante com amendoim

Para aqueles que adoram salpicão, certamente , esta versão de sabor refrescante irá gradar. Caso seja preparada com repolho, cenoura e rabanete, vai compor uma versão bem diferente. O molho, afrodisíaco, complementa e une todos os ingredientes.

Para 4 pessoas

Ingredientes: 200 g de repolho branco cortado em tiras bem finas; 1 cenoura grande, cerca de 150 g, ralada grosseiramente; 50 g de passas brancas; 4 cebolinhas-verdes, picadas bem fino, com as partes verde e branca separadas; 2 colheres de sopa de maionese light; 150 g de iogurte natural desnatado; 30 g de rabanetes, cortados em rodelas; 50 g de amendoim torrado sem sal; 3 colheres de sopa de salsa picada ou cebolinha-francesa picada com a tesoura, ou uma mistura das duas (opcional); sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer:

-Misture numa tigela grande o repolho, a cenoura, as passas e a parte branca da cebolinha-verde.

-Misture a maionese ao iogurte e tempere com o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Junte esse molho à mistura de repolho e mexa para envolver todos os ingredientes.

-Pouco antes de servir, acrescente os rabanetes e o amendoim, e salpique com a parte verde da cebolinha picada e a salsa ou cebolinha-francesa.

Como deixar as peças de couro sem mofo

Basta esfriar um pouco, para que lembremos daquelas peças de couro até então esquecidas no armário. Além de nos proteger do frio, o couro nunca sai de moda e confere um look tanto elegante quanto despojado, dependendo do modelo.

Mas todo ano é a mesma coisa: nos deparamos com jaquetas, sobretudos e demais peças de couro mofados, com aquele aspecto e cheiro nada agradáveis, que, ainda por cima, fazem mal à saúde, atacando, principalmente, pessoas alérgicas.

O mofo/bolor é provocado por fungos, que se proliferam em locais úmidos e escuros e, em períodos do ano mais frios, principalmente no inverno, é ainda maior a proliferação do fungo causador do mofo.

O que fazer?

- Nunca guarde roupas de tecido ou couro em sacos ou capas plásticas, use as de algodão ou TNT. O plástico não deixa a peça respirar, ou seja: quando a temperatura sobe/esquenta o plástico sua – fica úmido. Depois, quando a temperatura cai/esfria, as gotículas caem nas roupas deixando-as úmidas. Com o tempo o mofo aparece – pela umidade e falta de luz.

- Outro erro comum é não arejar e limpar a roupa com freqüência. A cada 3 meses, é aconselhável colocar os artigos de couro para arejar em local ventilado e iluminado.Mas atenção: não coloque no sol.

- Outra dica é não guardar papéis e sacolas plásticas dentro dos armários, tão pouco encher as gavetas e prateleiras com caixas de papel. Isso evita a circulação de ar e ajuda na proliferação do mofo, traças e baratas.

- a cada 3 meses limpe as peças de couro com pano úmido bem torcido quase seco, coloque-as para arejar e evite os sacos plásticos.

- Umedeça um pano limpo e seco em vinagre de álcool puro.

- Passe no artigo/peça de couro que está com mofo ou com cheiro forte de guardado até limpá-la.

- Seque com pano seco e limpo

- Deixe arejar por duas horas em local ventilado e iluminado. Não exponha ao sol!

- Hidrate: Umedeça um pano limpo e seco em óleo de amêndoa.

- Passe no artigo/peça de couro.

- Deixe agir por 15 minutos

- Em seguida, passe um pano limpo e seco para retirar o excesso do óleo.

Peças danificadas devem ser tratadas por lavanderias especializadas. Muitas vezes elas precisam passar por um tratamento mais intenso, inclusive, a raspagem.

Receitas com Pão Integral Pinheirense

Há mais de 70 anos é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis dos pães Pinheirense. Livres de conservantes, são ideais para aqueles que se preocupam com a saúde e a qualidade de vida, sem abrir mão de alimentos saborosos.

Além de todas essas qualidades, o Pão Integral Pinheirense, enriquecido com grãos e fibras, combina com tudo, possibilitando o preparo de diferentes receitas. Confira algumas delas:

Cachorro-quente diferente:

Ingredientes: 1 pacote de pão integral Pinheirense; 2 colheres de sopa de manteiga derretida; 3 colheres de sopa de mostarda; 3 colheres de sopa de ketchup; 6 salsichas aferventadas; 100 gramas de queijo fresco cortado em 6 tiras.

Preparo: Preaqueça o forno. Misture metade da manteiga com a mostarda e o ketchup e reserve. Afine um pouco as fatias (previamente cortadas) do pão Pinheirense com o rolo e besunte-as com a mistura reservada. Coloque uma salsicha e uma tira de queijo sobre cada uma. Arrume as fatias do pão numa forma e pincele com a manteiga restante. Leve ao forno por cerca de 10 minutos e sirva em seguida.

Sanduíche de frango com mistura verde 

Ingredientes: 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado; 1 pacote de pão de forma integral Pinheirense; 1 xícara de salsinha picada; 1 xícara de salsão picado; 1 xícara de aipo cortado; 2 xícaras de casca de melancia;1 limão para temperar; 1 xícara de maionese light;

Todos os produtos da Pinheirense são integrais, livres de conservantes e feitos artesanalmente.

Modo de Preparo:

Cozinhe o peito de frango, desfie e armazene em um refratário; Lave a melancia, descasque-a e rale a casca com o auxilio de um ralador; Leve as cascas ao fogo até a fervura e verifique se possuem maciez, nesse caso, retire do fogo; Pique e corte todos os ingredientes e misture-os; Acrescente a maionese e tempero com sal e limão a gosto; Disponha o recheio sobre uma fatia do pão de forma integral Pinheirense e ponha a segunda fatia sobre o recheio; Sirva o sanduíche em seguida.

Sanduíche de atum: 

Ingredientes: Pão Integral Pinheirense; 1/2 lata de atum light; 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extravirgem; 1/2 cebola pequena cortada em cubos; Folhas de rúcula à vontade; 5 tomates cereja cortados ao meio; 3 unidades pequenas de mussarela de búfala cortada em rodelas.

Como fazer:

Tempere o atum com o azeite, a cebola e o sal a gosto; Coloque a pasta de atum sobre uma fatia de Pão Integral Pinheirense, disponha as folhas de rúcula, a mussarela de búfala e, por último, os tomates cereja; Junte a outra fatia de Pão Integral Pinheirense.

 

Asma por Sulfitos

Para muitos asmáticos, a alergia a alimentos pode ser um fator desencadeador de uma crise. Os fatores mais comuns – e potencialmente mortais- que causam ataques de asma são os sulfitos, conservantes adicionados a muitos alimentos para evitar que estes estraguem ou percam sua cor e textura.

Eles são especialmente comuns em frutas secas, misturas de sopas instantâneas, vinho, cerveja e suco de uva, dentre outros. Qualquer pessoa sensível a sulfitos deve verificar cuidadosamente os rótulos dos alimentos à procura de qualquer ingrediente que o contenha – por exemplo, bissulfito de potássio- ou dióxido de enxofre. Além de desencadear um ataque de asma, os sulfitos, algumas vezes, causam anafilaxia em pessoas sensíveis a eles.

Uma xícara de café pode acabar com um ataque de asma moderado

O café e o chá são fontes de teofilina, um relaxante do músculo bronquial usado para tratar a asma de pessoas não sensíveis ao salicilato. Quem toma medicamento à base de teofilina, entretanto, não deve tomar uma grande quantidade de chá para evitar uma superdose.

Alimentos que combatem a artrite

A artrite compreende mais de 100 distúrbios caracterizados por inflamação articular, falta de flexibilidade, inchaço e dor. Os tipos mais comuns são a osteoartrite, uma doença dolorida em que as cartilagens das articulações gradualmente se quebram, e a artrite reumatóide, uma doença sistêmica que pode causar dores agudas e paralisantes.

Fim do mito: alguns vegetais podem agravar casos de artrite, entre eles, berinjela, tomate e batata.

Alimentos que combatem a artrite:

Peixe: coma grandes quantidades de salmão, sardinha e outros peixes de água fria ricos em ômega-3, três vezes por semana ou mais.

Verduras e legumes: coma cinco a dez porções todos os dias de verduras verde-escuras ou legumes cor-de-laranja, devido à presença de betacaroteno; brócolis, pimentas, couve e couve-de-bruxelas por conterem vitamina C; e abacates devido à vitamina E.

Frutas: Coma diariamente: frutas amarelas ou cor de laranja devido ao betacaroteno; frutas cítricas, frutas silvestres, melões e kiwi por conterem vitamina C.

Nozes e Grãos Integrais: Coma nozes e similares, sementes e grãos integrais regularmente por conterem vitamina E, um potente antioxidante que ajuda a aliviar a inflamação e a falta de flexibilidade.

Os pães Pinheirense são artesanais, integrais, livres de conservantes e ideais para quem busca qualidade de vida!

Cineamor

O Dia dos Namorados, comemorado oficialmente no dia 12 de junho, deveria, na verdade, ser lembrado todos os dias pelos casais apaixonados. Afinal, um relacionamento, para que seja sólido e baseado no respeito, companheirismo, na amizade e lealdade, precisa ser reconstruído diariamente.

No post de hoje sugerimos algumas películas que tratam da temática AMOR – essencial na vida de todos nós.

As Pontes de Madison ( direção: Clint Eastwood): Robert Kincaid (Clint Eastwood) é um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons. Francesca Johnson (Meryl Streep – indicada ao Oscar em 1996 por sua atuação nesse filme) é uma dona de casa, casada há quinze anos e com dois filhos adolescentes. Duas vidas unidas pelas estradas do destino. Dois mundos completamente diferentes, tentando resistir a um inesperado romance. Robert e Francesca. Uma paixão que surge apenas uma vez na vida. Talvez, a única chance de viver um grande amor…

Um Homem, Uma Mulher ( direção: Claude Lelouch): O filme despertou os olhares do mundo para a obra do premiado diretor Claude Lelouch. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, além da Palma de Ouro em Cannes, o longa faz uso de uma fotografia belíssima e da música dos talentosos Vinícius de Moraes e Baden Powell, para mostrar o despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva. Ele, um piloto de corridas de automóveis (Jean-Louis Trintignant); ela, roteirista de cinema (Anouk Aimée), tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais. Uma linda história de amor à francesa que conquistou o mundo, mas que poderia muito bem acontecer com você.

Amour (direção: Michael Haneke): Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste. Um filme belíssimo, que consegue mostrar, de maneira singular, como o verdadeiro amor supera todas as dificuldades e obstáculos.

Saraband ( direção: Ingmar Bergman): a aclamada sequência do vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro “Cenas de um Casamento” é a última declaração de Ingmar Bergman em filme, – um poderoso e ferino rugido final de um grande velho homem do cinema – (Richard Corliss, Time). Trinta anos após o divórcio, Marianne (Liv Ullman, em uma reprise do seu papel premiado pela National Society of Film Critics) impulsivamente decide visitar Johan (Erland Josephson) no seu isolado retiro no interior. Além da sua chegada, ela testemunha o relacionamento atormentado entre seu amargo ex-marido, seu odioso filho Henrik (Börje Ahlstedt) e uma neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius). Incapaz de lidar com a recente morte de sua esposa, Henrik expressa seu sofrimento através de uma nada saudável obsessão com sua filha adolescente. Ignorando os protestos de seu filho, Johan oferece mandar a garota para um prestigiado conservatório de música, forçando Karin a escolher entre seu futuro promissor como uma violoncelista ou ficar com seu atormentado pai.

Amantes Eternos ( direção: Jim Jarmusch): A história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que pode ser abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska).

Perdas e Danos ( direção: Louis Malle): Stephen Flemming (Jeremy Irons) é um político conservador do alto parlamento inglês que acaba se envolvendo com a noiva do filho. Ela não está disposta a abandonar o seu relacionamento com o futuro marido, e ele não quer um escândalo na sua carreira, mas, apesar disso, os dois continuam a se encontrar e Flemming até muda seus horários para poder ver Anna (Juliette Binoche). Eles têm noção de que a relação deles pode abalar a vida das pessoas que amam, mas não conseguem se desligar, sendo movidos pela forte atração sexual entre ambos.

De Olhos bem Fechados ( direção: Stanley Kubrick): Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que teria sido capaz de largar Bill e sua filha pelo desconhecido. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta em uma mansão afastada. Último filme do cultuado diretor Stanley Kubrick.

Pra que serve o amor? ( direção: Louis Clichy): A história de amor (e loucura) de dois jovens, contada a partir da música A Quoi Ça Sert L’amour?, de Edith Piaf e Théo Sarapo. O curta é, na verdade, um videoclipe animado para a música da Edith Piaf, feito pelo diretor e ilustrador francês Louis Clichy. Maravilhoso!!!

A relação alimento-enxaqueca

Muitos alimentos, aditivos e outros componentes alimentares podem causar enxaquecas, mas os fatores desencadeantes variam muito de uma pessoa para outra. Confira os fatores mais comuns:

- Queijos envelhecidos, creme de leite e alguns derivados do leite.

- Alimentos fermentados, como picles, molho e pastas de soja.

- Alguns legumes, sobretudo feijões secos, lentilhas e produtos à base de soja.

- Chocolate a cacau.

- Miúdos e carnes salgadas, secas, curadas, defumadas ou que contenham nitritos.

- Sardinha, anchova e arenque em conserva.

- Álcool, especialmente vinho tinto;

- Fígado de galinha.

- Temperos e aromatizantes, principalmente adoçantes artificiais, gengibre e melaço.

- Sulfitos usados como conservantes de vinhos e frutas secas.

- Glutamato Monossódico (GMS).

Ervas para alívio da enxaqueca:

Tome uma ou duas cápsulas de camomila (matricária) para reduzir episódios de dores de cabeça. Doses regulares de camomila reduzem a frequência e a intensidade de enxaquecas e da náusea que a acompanha. Comece devagar, porque a camomila pode provocar reações alérgicas. Se você não tiver efeitos colaterais, pode seguir a ingestão indefinidamente.

Alivie os efeitos da Hérnia de hiato

Em circunstâncias normais, o hiato é uma pequena abertura no músculo do diafragma, lugar em que o esôfago e o estômago se encontram. Uma hérnia de hiato desenvolve-se quando esta abertura aumenta e permite que a parte superior do estômago se projete por esse hiato.

Dicas para aliviar os efeitos da Hérnia de hiato:

-Não se deite após fazer uma refeição. Procure esperar pelo menos três horas para dormir ( à tarde ou à noite);

-Não pratique exercícios físicos logo depois de comer. Andar não faz mal, mas espere de duas a três horas para praticar exercícios mais intensos;

-Não vista roupas apertadas, pois exercem pressão adicional sobre o estômago;

-Relaxe. O estresse desacelera a digestão, o que piora o refluxo do ácido estomacal. Experimente a técnica de respiração profunda, a ioga ou a meditação para controlar o estresse diário.

-Coma refeições pequenas e frequentes;

-Invista em alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, frutas secas, saladas e legumes crus ou levemente cozidos.

Nutrientes importantes para a Menopausa

A menopausa é definida como o fim do ciclo menstrual mensal da mulher e, costuma ser associada a sintomas como: oscilações dos níveis de estrogênio, que podem causar ondas de calor, sudorese noturna, insônia, secura vaginal, dificuldades de concentração, aumento de peso, dentre outros.

Confira os nutrientes que são importantes nesse período da vida da mulher:

Vitamina E: Considerada útil para o alívio de ondas de calor, oferece alguma proteção cardíaca. Ingeridas duas vezes por dia teria uma eficácia levemente superior na redução das ondas de calor do que o placebo. Apesar de alguns alimentos, como nozes, amêndoas e sementes, gema de ovo e germe de trigo conterem vitamina E, seria necessária a ingestão de suplementos para alcançar doses terapêuticas.

Cálcio: Ajuda a prevenir o desenvolvimento da osteoporose. Boas fontes são leite e seus derivados, sardinha, amêndoa, brócolis e espinafre. Para absorver cálcio, o corpo necessita de vitamina D, que pode ser produzida pela pele através da exposição ao sol; fontes alimentares dessa vitamina são leite fortificado e margarina, ovos e óleos de peixe.

Magnésio: Combinado com cálcio, ajuda a manter a densidade óssea. Encontrado em grãos integrais, leite e derivados, tofu, nozes, sementes e legumes.

Fitoestrogênio: Ajuda a aliviar ondas de calor. Também previne doenças cardíacas e osteoporose. Alimentos ricos em fitoestrogênio são aqueles à base de soja, a linhaça, o grão-de-bico e vários legumes.