Dicas para manter o bronzeado

Fonte de energia, o sol fortalece os ossos, melhora a elasticidade da pele, e anima o astral. Além disso, deixa a pele com aquele tom dourado do verão. Contudo, se os devidos cuidados não forem tomados, a radiação solar resseca a pele e se torna responsável pelas indesejáveis rugas e envelhecimento.

Procure tomar sol até às 11 horas e após às 16 h e, claro, não esqueça de usar o filtro solar, protetor labial, chapéu e óculos.

Dicas para manter o bronzeado:

-Hidrate muito bem o corpo com uma alimentação rica em frutas e muito líquido;

- Após o banho, passe hidratante em todo o corpo, massageando a pele com movimentos circulares. O bom hidratante apresenta substâncias que evitam a ardência e nutrem a pele;

- Tome banhos mornos ou frios, pois a água quente resseca a pele;

- Aplique máscara hidratante no rosto – região do corpo que exige mais cuidados ( existem produtos específicos para cada tipo de pele);

- Os raios solares danificam a queratina dos cabelos, deixando-os opacos e sem vida. Sempre que puder, faça um banho de creme, essencial para dar brilho aos fios.

- Para garantir a beleza, saúde e o bem-estar, não deixe de lado uma atividade importantíssima: beber muita água.

Alimentos que hidratam ( porcentagem de água):

Pepino: 96%

Rabanete: 95%

Escarola: 94%

Repolho: 93%

Melancia: 92%

Melão: 90%

Pêssego: 88%

Laranja: 87%

Medidas alimentares de combate à sinusite

Embora a nutrição não aja diretamente sobre a sinusite, algumas medidas alimentares podem ajudar bastante. Alguns pacientes com sinusite crônica dizem obter melhora após banirem laticínios de sua alimentação. As pessoas que desejarem experimentar essa abordagem devem consultar o médico, para saber se serão necessários suplementos ou um aumento de ingestão de alimentos ricos em cálcio, mas que não sejam derivados do leite.

Líquidos podem ajudar a diluir a secreção e estimular a drenagem: beba oito a dez copos de água, suco, chá ou sopa por dia;

Consuma muitas frutas, verduras e legumes frescos para obter vitamina C: frutas cítricas (além de seus sucos), uva e amora preta são úteis, já que também possuem bioflavonóides, pigmentos vegetais com propriedades antiinflamatórias. A vitamina E traz benefícios antiinflamatórios. O zinco também é importante para estimular o funcionamento imunológico e pode ter propriedades antiinflamatórias. Alimentos ricos em zinco são frutos do mar, carne, aves, leite, iogurte, feijão, nozes, sementes e grãos integrais.

Alguns alimentos são descongestionantes nasais naturais: entre eles estão alho, cebola, pimenta e raiz-forte. Ervas e temperos descongestionantes incluem gengibre, tomilho, cominho, cravo e canela.

Para alívio rápido, inale vapor ou cubra o rosto com toalhas quentes e úmidas, a fim de promover a drenagem e aumentar o fluxo sanguíneo na área. Chá quente ajuda a reduzir a congestão, pois contém teofilina, um composto que facilita a respiração, já que relaxa os músculos lisos das paredes do trato respiratório.

Emagreça com saúde!

Você tem procurado seguir um plano inteligente e eficiente de dieta e fitness? Bem, não há receitas milagrosas, contudo, deve saber que há alimentos superpoderosos, que contribuem bastante para a conquista de uma boa saúde, assim como de uma barriga sequinha.

Produtos como o Pão Integral, feijão, ovos, azeite, aveia e iogurte concentram as melhores fontes de proteína, fibra, gorduras saudáveis e nutrientes que ajudam a combater a gordura.

O Pão Integral Pinheirense é artesanal e livre de conservantes e outros produtos químicos.

Selecionamos uma receita prática, saudável e saborosa:

Sanduíche turbinado – (2 fatias de Pão integral Pinheirense, 3 fatias de peito de peru, 1 fatia de queijo minas light, 1 ovo cozido cortado em rodelas, tomate, alface e azeite) ;)

Neste carnaval, evite a ressaca

A quantidade de álcool necessária para provocar uma ressaca não é igual para todas as pessoas e também depende do tipo de bebida ingerida. As destiladas, como uísque e gim, têm um impacto mais imediato do que vinhos e cervejas, e o álcool é absorvido mais rapidamente quando misturado com bebidas gasosas.

Uma vez na corrente sanguínea, o álcool chega ao cérebro em minutos. No início, age como um estimulante, provocando euforia, que logo dá lugar à depressão do sistema nervoso e a uma sensação de torpor, levando, finalmente, ao sono ou à inconsciência.

O fígado necessita de um tempo para conseguir metabolizar o álcool, mas em muitos casos as pessoas ultrapassam os limites, bebendo mais do que o órgão consegue metabolizar. Uma dica é não beber com o estômago vazio, pois o álcool vai muito mais rápido na circulação sanguínea.

Quando a bebida é ingerida após a pessoa ter se alimentado, o fígado consegue metabolizar aos poucos o álcool, evitando, assim, que o órgão fique sobrecarregado. Castanhas, nozes e outras sementes oleaginosas são indicadas.

Um costume que pode evitar a indesejável ressaca é o de beber muita água, que dilui e ameniza os efeitos do álcool no organismo. A desidratação dificulta o trabalho do fígado e dos rins, porque o sangue fica mais espesso. Beber água ajuda a limpar o organismo.

Outra regra que deve ser respeitada é não misturar bebidas destiladas, como vodca, cachaça e uísque, com as fermentadas, como cerveja e chope.

A gravidade de uma ressaca é parcialmente influenciada pelos congêneres, subprodutos do processo de fermentação que contribuem para o sabor e aroma das bebidas alcoólicas. O brandy é a bebida com o maior número de congêneres, seguido por vinho tinto, rum, uísque, vinho branco, gim e vodca.

Teatro Martins Penna e Sala Olido festejam carnaval ao ritmo de frevo

Ritmo pernambucano que surgiu no final do século XIX, o frevo é um dos símbolos mais marcantes do carnaval brasileiro. Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012, pela UNESCO, essa dança é presença certa nos blocos carnavalescos de Recife e Olinda, mas também ganhou apreciadores por todo o Brasil. Trazendo grandes clássicos, o pianista Rogério Rochlitz apresenta o projeto “No Fervo do Frevo” no dia 13, sexta-feira,  no Teatro Martins Penna, e dia 14, sábado, na Sala Olido.

O nome do projeto brinca com a origem da palavra “frevo”, que vem de “fervedouro”, já que os passos fazem parecer que os dançarinos pulam sobre água fervente, enquanto dançam. No repertório, se destacam canções como “Pombo Correio”, de Moraes Moreira, e “Atrás do Trio Elétrico”, de Caetano Veloso. O objetivo do projeto, porém, é resgatar não só os grandes sucessos do ritmo, como também os frevos de rua tradicionais.

Rogério Rochlitz é pianista e produtor musical, tendo lançado três discos e visitado mais de 20 países com o Trio Mocotó, grupo que integra desde 2003. Em “No Fervo do Frevo”, é acompanhado dos músicos João Poleto (sax e flauta), Amílcar Rodrigues (trompete), David Rangel (baixo) e João Parahyba (bateria).

Serviço: | Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste; tel.2295-0401. Dia 13, 20h

Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro; tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 14, 18h

Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, a partir de uma hora antes)

Fonte: SECOM

Sanduíche de atum com Pão Integral Pinheirense

O atum contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3 – bom para o coração e para o desempenho neural e das articulações. Esses ácidos também ajudam na prevenção de trombose e arteriosclerose, melhora o funcionamento do cérebro de pessoas na idade adulta e reduzem o risco de doenças mentais na velhice.

Além disso, também auxilia na redução da pressão sanguínea e pode regular e reduzir os níveis de colesterol no sangue.

O atum é um alimento saudável e nutritivo, rico em proteínas e baixo em gorduras e calorias. Entre os nutrientes essenciais que ele contém estão: cálcio, vitaminas A, B e D, e ácido Omega 3.

São vários os benefícios do atum à saúde e, não por acaso, o blog da Pinheirense compartilha uma receita de sanduíche natural de atum feito com o Pão Integral Pinheirense – feito artesanalmente, livre de conservantes e outros aditivos químicos. Seu paladar e sua saúde agradecem!

Ingredientes:

Pão Integral Pinheirense;

1/2 lata de atum light;

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extravirgem;

1/2 cebola pequena cortada em cubos;

Folhas de rúcula à vontade;

5 tomates cereja cortados ao meio;

3 unidades pequenas de mussarela de búfala cortada em rodelas.

Como fazer:

Tempere o atum com o azeite, a cebola e o sal a gosto;

Coloque a pasta de atum sobre uma fatia de Pão Integral Pinheirense, disponha as folhas de rúcula, a mussarela de búfala e, por último, os tomates cereja; Junte a outra fatia de Pão Integral Pinheirense.

 

Soluções fáceis para o lar: Refrigeração e Ventilação

O condicionamento de ar possibilita controlar as condições de temperatura de seu ambiente com apenas um botão. Contudo, há maneiras mais econômicas de se manter fresco: isolamento, janelas e portas eficazes em termos de energia, sombra e boa ventilação podem auxiliar a regulagem das condições de temperatura com pouco consumo de energia.

Se sua casa é muito quente durante o verão: 

Faça um bom isolamento térmico. Não só mantém a casa aquecida no inverno, mas ainda ajuda a refrescá-la no verão.

- Nos dias mais quentes, mantenha portas e janelas fechadas, para impedir que o calor e a umidade entrem, Use ar-condicionado, ventiladores de teto e persianas para deixar sua casa fresca durante as horas mais quentes do dia. Evite ligar máquinas geradoras de calor, como lava-louças, máquina de lavar roupa e secador, até a noite.

- Ventile sua casa naturalmente à noite, abrindo janelas do lado da casa onde corre o vento e do lado oposto também. Abra portas de comunicação para criar correntes de ar.

- Mantenha o ar-condicionado na sombra – ele vai funcionar com mais eficiência.

Quando o sol transforma a sua casa num forno:

O sombreamento passivo é eficaz para manter as temperaturas internas baixas em climas ensolarados ou durante ondas de calor.

- Feche as cortinas das janelas voltadas para o sul e para o oeste durante o dia; mantenha as janelas fechadas também.

- Considere instalar persianas brancas ( ou persinas de bambu densas) nas janelas voltadas para o sul, ou toldos que façam sombra nas janelas pelo lado de fora. Como alternativa, cubra os painéis da janela com películas específicas, chamadas películas de baixa emissividade (Low-E), que refletem a luz do sol.

- Plante arbustos e árvores para jogar sombra sobre os lados da casa voltados para o sul. O mesmo efeito é obtido com treliças e heras.

O ventilador de mesa está fazendo barulho:

Um ventilador de mesa que faz barulho ao girar provavelmente está com as pás desalinhadas.

Desligue o ventilador da tomada e solte a seção frontal da grade – pode ser preciso desapertar alguns parafusos pequenos na borda. Normalmente, basta puxar ou girar para retirar o eixo sobre o qual as pás estão montadas, ou ele pode estar fixado com uma presilha.

Remova o conjunto do eixo com as pás e o coloque sobre uma mesa: cada pá deve tocar a superfície no mesmo ponto ao longo de sua extensão. Use as mãos ou um alicate, se o metal for muito duro, para pôr na posição correta qualquer pá que esteja desalinhada, e torne a montar o ventilador.

Água engarrafada: fatos pouco divulgados

Água é vida! Mesmo sendo indispensável para todas as funções do nosso corpo, sua relevância para a saúde, assim como a sua potabilidade, nem sempre são consideradas. Talvez, você não esteja a par de alguns fatos sobre a água engarrafada ( aquela comercializada em cada esquina). E mesmo que já tenha conhecimento acerca das informações a seguir, vale a pena relembrá-las:

- Estima-se que 25% da água engarrafada seja, na realidade, água de torneira filtrada;

- Água mineral é frequentemente rica em sódio;

- Diferentemente do sistema de abastecimento de água municipal, a água engarrafada pode não conter flúor suficiente para proteger contra as cáries;

- Não é uma boa ideia reutilizar garrafas plásticas de água. Lavá-las e reusá-las muitas vezes acelera o processo de quebra do plástico, aumentando a exposição a substâncias químicas potencialmente prejudiciais;

- Verifique a data de engarrafamento e a data de validade para descobrir quão fresca é a água. Normalmente, a água engarrafada contém um menor número de bactérias prejudiciais. Mas, se a água for armazenada por períodos longos em temperatura ambiente, as bactérias podem proliferar rapidamente. O melhor a fazer é armazenar a água em locais refrigerados;

- Recipientes abertos de água engarrafada devem ser refrigerados, caso bactérias potencialmente prejudiciais tenham entrado neles.

Facilite seu dia a dia!

Ao seguir dicas simples, você poupa tempo e dinheiro, podendo cuidar mais de você e de sua vida.

Roupas

Mancha de batom: esfregue o tecido com um pano molhado em álcool, água quente ou sabão de coco. Enxague em seguida.

Mancha de café ou vinho: passe gelo envolvido em guardanapo. No dia seguinte, lave com sabão de coco.

Mancha de gordura ou molho de tomate: jogue água quente e detergente sobre a mancha, em seguida, esfregue e deixe de molho.

Meias de seda: para prolongar a vida de suas meias, antes do primeiro uso, molhe e coloque-as dentro de um saco plástico dentro do congelador por algumas horas. Para que os desfiados não aumentem, passe base de unha ou esmalte incolor.

Veludo: para limpar, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.

Tecidos pretos: para não sair a cor, após a lavagem, deixe-os de molho em água com sal. Antes de colocar para secar, enxague para retirar o sal.

Sapatos, bolsas e cintos

Verniz: devem ser limpos com um pano embebido em azeite ou leite e, em seguida, lustrados com uma flanela macia.

Camurça: conserve seus sapatos passando pó de café seco com uma escova pequena no sentido da camurça.

Bolsas e cintos: Recupere o brilho passando sobre eles um pano molhado em 1/2 litro de água quente e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Se preferir, esfregue cascas de laranja e depois lustre com flanela. Limpe os fechos com algodão embebido em acetona, e os dourados com um pano embebido em álcool ou vinagre.

Receita com Pão Integral Pinheirense: antepasto de sardinha

Todos os pães da Pinheirense – tipo sueco e de forma- são feitos artesanalmente, sem a adição de conservantes e outros produtos químicos. Saborosos e saudáveis, os pães integrais da Pinheirense, enriquecidos com grãos e fibras, são ideais para o preparo de diferentes receitas.

No post de hoje, compartilhamos com os leitores do blog e clientes Pinheirense, a receita de antepasto de sardinha com Pão Integral. Super fácil de fazer, cai super bem nestes dias quentes. Anote aí:

Ingredientes:

12 fatias de pão de forma integral Pinheirense;

2 latas de sardinha;

azeite de oliva;

3 ovos cozidos e picados;

rodelas de azeitona preta;

12 fatias de mozarela;

folhas de alface;

rodelas de tomate.

Modo de fazer:

Preaqueça o forno. Torre as fatias de pão e reserve. Escorra as sardinhas, limpe-as e desmanche com o garfo. Junte um fio de azeite e amasse até obter um patê. Passe uma generosa camada sobre metade das torradas. Acrescente ovo picado, rodelas de azeitona e uma fatia de mozarela. Cubra com outra torrada. Arrume os sanduíches numa assadeira untada e leve ao forno por cerca de 5 minutos. Coloque os antepastos em pratinhos individuais decorados com alface. Sirva imediatamente. :-)