Como afastar os insetos da sua cozinha

Não é necessário fazer uso do inseticida ou de armadilhas para deixar a cozinha livre das formigas. O segredo: limão.

Primeiro, esprema um pouco de suco de limão na soleira das portas e nos peitoris das janelas. Em seguida, coloque o suco em todos os buracos e rachaduras para onde se dirigem as formigas.

Por último, espalhe algumas pequenas fatias de casca de limão em volta da porta de entrada. As formigas entenderão a mensagem de que não são bem-vindas.

Os limões também funcionam contra baratas e pulgas: junte o suco de 4 limões (com a casca) e 2 litros de água, e lave o chão com essa mistura; pulgas e baratas odeiam o cheiro de limão.

Geleias e Pães Pinheirense: delícia de combinação!

Já faz um bom tempo que as geleias foram criadas como uma solução para conservar frutas que, de outro modo, poderiam estragar rapidamente. Quando conservadas, as frutas não se decompõem, pois perdem a água necessária à proliferação dos microrganismos. É possível evitar a formação de bolor na superfície vedando-se as geleias caseiras com uma camada de parafina impermeável.

Uma das vantagens das geleias é que estas contêm açúcares simples que são uma rápida fonte de energia. E para obter mais benefícios, além do prazer imediato de saborear um alimento atraente ao paladar, experimente consumir suas geleias prediletas com os pães Pinheirense – integrais, sem conservantes e feitos artesanalmente.

Pasta de amendoim

A pasta de amendoim pode ser uma excelente fonte de nutrientes para as crianças, que precisam de um pouco mais de gordura alimentar para ter um crescimento e um desenvolvimento sadios.

Uma colher de sopa tem aproximadamente 95 calorias, 5 g de proteína, 8 g de gordura poliinsaturada e quantidades significativas de vitaminas B, de cálcio, de potássio, e de magnésio, bem como 100 mg de sódio e traços de ferro e zinco.

Chá: bebida elegante e saborosa

O chá é uma bebida milenar conhecida no mundo inteiro. Sua história teve início na China, quando o imperador Shen Nung viu uma folha cair em um recipiente com água fervida e logo depois notou que a cor da água tornou-se acastanhada. Cientista e muito curioso, Shen resolveu experimentar e achou a bebida refrescante. Desde então, tem-se registros do uso do chá no território Chinês.

Quando chegou à Inglaterra – país onde a bebida tem grande popularidade -, o chá só fazia parte do cardápio da corte. Com o passar do tempo, a bebida se popularizou e caiu no gosto de todas as classes inglesas.

Além de uma bela história, o chá possui propriedades curativas, calmantes e refrescantes. Com uma grande variedade de cores e sabores fica fácil adaptá-lo aos costumes diários. Abaixo você pode conferir alguns tipos de chás e suas características.

Chá de hortelã: auxilia na digestão, em cólicas e dores estomacais. Pode ser usado em gargarejos para melhorar o hálito e dores de garganta. Combina com: bolo de chocolate.

Chá de camomila: a camomila tem propriedades calmantes e relaxantes, assim ajuda na qualidade do sono. Também é muito usada para diminuir o rocheado e o inchaço das temíveis olheiras. Combina com: pão integral e torradas.

Chá de erva-doce: ameniza as tosses e bronquite por apresentar características expectorantes e previne a retenção de líquido comum nas épocas quentes. Combina com: rosquinhas e bolos.

Chá mate: esse talvez seja o mais famoso de todos. A erva-mate tem poder estimulante, deixa o cérebro em alerta e o corpo pronto para a prática de atividades físicas. No calor, pode ser servido gelado, pois é bem refrescante. Combina com: sanduíche e pão de queijo.

A bebida pode ser servida em qualquer hora do dia, é só escolher o sabor e se deliciar com os aromas e os sabores das ervas.

Benefícios do goji berry e amaranto

O mais novo produto lançado pela Pinheirense – o pão de trigo integral com goji berry e amaranto- é, assim como os demais, feito artesanalmente, sem adição de conservantes, e, além de saboroso, é muito nutritivo.

Confira os benefícios do goji berry e amaranto:

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer.

Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides, substância importante para a saúde da pele e da visão.

Já o grão do amaranto possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais, além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Sanduíches naturais e pães Pinheirense

Os sanduíches naturais são ótimas opções para quem busca praticidade, sem abrir mão de uma alimentação saudável e saborosa. E sanduíche natural combina com pães Pinheirense – integrais, feitos artesanalmente e isentos de conservantes e outros produtos químicos.

O mais novo produto lançado pela Pinheirense é o Pão de trigo integral com goji berry e amaranto, que, assim como os demais, é ideal no preparo de diferentes receitas de sanduíches naturais.

Selecionamos algumas receitas saudáveis, práticas e saborosas:

Sanduíche de frango com tomate ( ideal para os adeptos da musculação): 

Ingredientes:  4 colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente; 8 fatias de pão de trigo integral Pinheirense; 4 colheres (chá) de maionese light; 4 colheres (chá) de mostarda; 2 tomates médios firmes; 8 fatias de queijo de minas; 1 xícara (chá) de picles bem escorridos e picados; 2 filés de frango grelhados.

Preparo: 

1. Espalhe duas colheres (chá) de manteiga em um dos lados de cada fatia de pão Pinheirense;

2. Coloque uma perto da outra, com o lado amanteigado para baixo;

3. Passe, então, meia colher (chá) de maionese e meia colher (chá) de mostarda sobre cada fatia;

4. Corte os tomates em 6 rodelas finas;

5. Por cima do pão, ponha uma fatia de queijo, 3 rodelas de tomate, picles e um filé de frango;

6. Espalhe a maionese e a mostarda;

7. Por cima, coloque as outras fatias de pão e pincele com a manteiga restante;

8. Aqueça bem uma frigideira grande e acrescente dois sanduíches da cada vez. Aperte-os com uma escumadeira e doure por 1 minuto de cada lado.

Sanduíche de pepino

Ingredientes: 10 fatias de pão integral Pinheirense; 1 xícara (chá) de maionese light; 2 pepinos japoneses ralados; 1/2 colher (chá) de hortelã picada; 2 colheres (sopa) de suco de limão; Pimenta-do-reino branca e sal a gosto; folhas de endro.

Preparo:

Corte as fatias de pão ao meio. Numa tigela, misture a maionese light com o pepino ralado, a hortelã e o suco de limão. Tempere com pimenta e sal. Recheie as metades das fatias de pão Pinheirense com a mistura de pepino e monte os sanduíches. Se desejar, deixe na geladeira por uma hora e, no momento de servir, decore com as folhas de endro.

Sanduíche vegetariano

Ingredientes: 4 fatias de pão de fôrma integral Pinheirense; 1 cebola cortada em rodelas grossas; 6 colheres (sopa) de molho inglês; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 tomates sem pele e sem sementes picados; 1 pimentão vermelho picado; 200 g de ricota; 1 berinjela; 6 folhas de alface; Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Coloque a cebola cortada em uma tigela e regue com o molho inglês. Deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue o tomate e o pimentão.  Retire do fogo e junte a ricota. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino até formar uma pasta. Reserve. Corte a berinjela em fatias finas e tempere com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente untada grelhe-a dos dois lados. Reserve. Grelhe a cebola como a berinjela e reserve. Monte o sanduíche: passe a pasta de ricota em uma fatia do pão Pinheirense, coloque a berinjela e a cebola grelhada. Distribua a alface e espalhe novamente a pasta de ricota. Cubra com a outra fatia do pão Pinheirense e sirva em seguida.

Dica: Seque as folhas de alface com um pano de prato limpo ou papel absorvente para não umedecer seu sanduíche.

Sanduíche de queijo cremoso com agrião

Ingredientes:  1 maço pequeno de agrião; 200 g de queijo cremoso ou requeijão; 2 colheres (chá) de creme de leite; 1/4 de xícara (chá) de cebolinha verde picada; 1/3 de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente; 24 fatias de pão de forma integral Pinheirense; Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Lave o agrião, separe as folhas e escorra bem. Numa tigela, junte queijo e o creme de leite. Amasse bem. Adicione a cebolinha verde e misture. Passe a manteiga nas fatias de pão Pinheirense. Espalhe a mistura de queijo sobre metade das fatias e, por cima, distribua as folhas de agrião bem picadas. Polvilhe com sal e pimenta. Cubra com o pão restante. Antes de servir, corte as fatias ao meio, formando triângulos, e deixe na geladeira.

 

Combata as alergias típicas de inverno

Inale os vapores do eucalipto: Ferva folhas secas de Eucalyptus globulus amassadas; deixe descansar de 4 a 5 horas e côe os pedacinhos de folhas antes de aquecer o líquido para ser inalado. Você também pode adicionar de 5 a 10 gotas de óleo de eucalipto à água fumegante.

Coloque o recipiente na ponta de uma mesa, sente-se, incline a cabeça sobre ele e cubra-a com uma toalha para formar uma “tenda”. Respire a fumaça por cerca de 10 minutos, tomando cuidado para não ficar perto demais do vapor. Seus pulmões ficarão limpos e você ainda ganha um tratamento facial de bônus.

Contra a bronquite: O aroma penetrante da raiz-forte ralada, acompanhado do cheiro ácido do limão, ajuda a dissolver o muco nos canais dos seios da face e dos brônquios. Para fazer um xarope para tosse, rale um pedaço de raiz-forte sem casca em um recipiente ( ou use-a já preparada). Em seguida, transfira 50 g da raiz-forte ralada para um recipiente menor. Junte 80 ml de suco de limãe e misture bem. Beba 1/2 colher de chá da mistura de duas a três vezes ao dia. A ação expectorante deve provocar a tosse depois de cada dose, ajudando seus pulmões a se livrarem do muco.

Chá antialérgico: Para um chá antialérgico, esmague 2 a 3 colheres de chá de flores de camomila alemã, despeje 240 ml de água fervente, deixe descansar por 10 minutos, coe e beba de três a quatro vezes ao dia.

Cuidado: embora a camomila seja uma erva tradicional no combate à febre, ela pode agravar os sintomas de qualquer pessoa alérgica à tasna, também conhecida como erva-de-santiago, uma prima da camomila. Para as demais pessoas, o azuleno contido na camomila contém propriedades anti-inflamatórias, indicadas no tratamento de infecções do trato respiratório e alergias.

Rinite: Caso consiga urtiga fresca ( uma erva daninha comum em jardins), use luvas quando a colher e ao lavar as folhas. Adicione 120 g da folha a 6 xícaras de água fervente, reduza o fogo e cozinhe até a água ficar verde. Coe o líquido em peneira fina para um bule de chá grande.

Em épocas de rinite alérgica, beba uma xícara do chá de urtiga pela manhã e outra à tarde. Pode adoçar com mel.

Pão de trigo integral com goji berry e amaranto

O pão de trigo integral com goji berry e amaranto é o mais novo produto da Pinheirense.

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer.

Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides, substância importante para a saúde da pele e da visão.

Já o grão do amaranto possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais, além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Valores Nutricionais

Em 1937, surgia a Pinheirense, empresa paulistana fundada por talentosos imigrantes europeus, que encontraram no Brasil a oportunidade de lançar a seleta receita preservada até os dias de hoje. Há mais de 70 anos, é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis de seus produtos.

O sucesso e longevidade comprovam o diferencial dessa empresa familiar, preocupada em conceber produtos saborosos e saudáveis, livres de conservantes e produtos químicos.