Encanto Natural e Pinheirense: delícia de combinação!

A Pinheirense está sempre em busca de parcerias que compartilhem a mesma filosofia de vida saudável e de respeito à saúde e ao bem-estar. E é com prazer, que divulgamos o Espaço Encanto Natural, onde você, adepto da alimentação saudável e natural, encontra pratos saborosos, incluindo aqueles preparados com os produtos Pinheirense.

Vale lembrar, que os nossos pães são artesanais, integrais, livres de conservantes e produtos químicos, e ainda contêm combinações variadas de sementes. Não por acaso, os produtos Pinheirense foram adotados pela Encanto Natural.

O local dispõe de uma cafeteria, onde são preparados saladas, quiches, sanduíches naturais tipo “open faces”, sucos naturais, salgados e doces. Saiba mais em: www.encantonatural.com.br

Rua Américo Brasiliense, 1216 – Chácara Sto. Antônio | Tel: 11 4305-5622.

Aberto de 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Sábados: das 10h às 15h.

Ginástica facial

 

Você sabia que a musculatura da face pode e deve ser trabalhada? Alguns minutos de exercícios para o rosto podem evitar o envelhecimento precoce, suavizar os efeitos nocivos do sol e até mesmo as caretas de expressão que fazemos no dia-a-dia.

Confira algumas dicas de exercícios faciais para serem feitos em casa:

Testa: eleve as sobrancelhas o mais alto possível durante alguns segundos e volte ao normal devagar. Repita 10 vezes.

Pálpebras: Aperte os olhos com força por cerca de cinco segundos e abra-os devagar. Repita 10 vezes.

Bochecha: Sorria o mais largamente possível com a boca fechada. Repita 10 vezes.

Maçãs do rosto: diga “o” e “xis” 30 vezes seguidas.

Lábios:Faça biquinho por alguns segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

“Papada”: com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita 10 vezes.

Se for fazer apenas uma coisa…cuide do jardim!

A jardinagem é uma daquelas raras atividades que trazem múltiplas vantagens, pois inclui exercícios de resistência, força e flexibilidade. Como?

Imagine uma manhã de primavera em que você está preparando sua horta para plantar novas sementes. Cavar a terra fortalece os músculos e cria resistência. Assim como colocar várias pás de adubo e terra no carrinho de mão, transportá-lo pelo jardim, virá-lo e remexer a terra enquanto a espalha. E, quando chega a hora de plantar as mudas de flores, legumes ou verduras, você se abaixa e se alonga para enterrá-las.

Mais benefícios da jardinagem:

- Aparar a grama com um cortador ( preferencialmente manual) é um ótimo exercício de resistência;

- Catar folhas traz benefícios para a flexibilidade e a resistência;

- Transportar adubo e terra e ervas daninhas é um bom exercício de força;

- Retirar ervas daninhas é uma ótima forma de alongar músculos que ficaram duros depois de tanto tempo sentado.

Dia Mundial da Fotografia

“A fotografia sempre me espanta, com um espanto que dura e se renova, inesgotavelmente” – Roland Barthes.

Einstein. Foto: Arthur Sasse

 

"O beijo da Times Square" - Foto: Jeff Widener

 

Phan Thi Kim Phúc. Foto: Nick Ut

 

Ayrton Senna. Foto: Evandro Teixeira

 

Passeata dos Cem Mil ( 1968). Foto: Evandro Teixeira

 

Foto: Charles C. Ebbets

 

Foto: Kevin Carter

 

Foto: Iain McMillan

 

Afghan Girl. Foto: Steve McCurry

 

Behin the Gare Saint-Lazare (1932) - Foto: Henri Cartier-Bresson

 

Êxodos - Foto: Sebastião Salgado

Hipoglicemia

A glicose, o açúcar do sangue, é a maior fonte de energia do corpo, além de ser a única forma de energia que o cérebro usa de forma eficaz.

Durante a digestão e o metabolismo, o fígado converte todos os carboidratos e aproximadamente metade das proteínas de uma refeição em glicose, que é liberada no fluxo sanguíneo. Em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue, o pâncreas secreta insulina adicional, que é o hormônio que capacita a célula a usar o açúcar para a produção de energia.

A hipoglicemia ( baixo nível de açúcar no sangue) ocorre quando a quantidade de insulina do sangue excede o que é necessário para o corpo metabolizar a glicose existente. Estes casos são comuns em diabéticos que tomam insulina demais, mas também ocorre em outras circunstâncias: excesso de consumo de álcool, ingestão exagerada de aspirina ou acetaminofena, betabloqueadores e algumas drogas antipsicóticas, ou então quando se desenvolvem tumores que secretam a insulina.

Dicas:

Consuma refeições pequenas que forneçam equilíbrio de proteína, de carboidrato e de gordura;

Controle refeições e petiscos que contenham somente carboidratos ( especialmente os açucarados);

Evite beber álcool sem comer;

Coma imediatamente um destes alimentos para elevar os níveis de glicose do sangue:

- 1/2 copo de qualquer suco de frutas;

- 1/2 copo de um refrigerante comum ( sem ser dietético);

- 1 copo de leite;

- 5 ou 6 balas;

- 1 ou 2 colheres de chá com açúcar ou mel.

Jardim de inverno: invista na decoração natural dentro de casa

Ter uma casa confortável e acolhedora exige empenho e bom gosto. Arrumar os móveis de forma harmoniosa, escolher as cores das paredes, objetos decorativos… E, às vezes, ainda falta algo mais. Não é raro que moradores de apartamentos ou casas pequenas reclamem da falta do verde no quintal. É nesse cenário que os delicados e encantadores jardins de inverno atuam, proporcionando luz e verde para cantinhos que antes não tinham vida.

Tal forma de jardinagem foi muito usada na Europa, no século XVII. O teto e as paredes do jardim eram de vidro, permitindo a entrada de luz, características que ainda são apresentadas nos projetos contemporâneos.

O objetivo do jardim de inverno é muito mais que mera decoração, ele torna o local agradável e aconchegante, ideal para bate-papo e descanso. Para que o jardim fique equilibrado, é interessante escolher plantas que floresçam mais de uma vez ao ano, e usar objetos que interajam com o aspecto natural como pedras brancas, bancos e vidros.

A maior qualidade do jardim de inverno é que ele pode ser implantado em áreas pequenas. Se a casa não tiver nenhum espaço livre, ele caberá até mesmo embaixo da escada, é só adequar as plantas ao local.

Essa é uma solução inspiradora e simples para quem quer uma casa menos impessoal e cheia de vida. O jardim pode ser de várias formas, não existem regras nem orçamentos fechados. Qualquer pessoa com um pouco de criatividade e dedicação pode deixar a casa mais charmosa e elegante.

Anote algumas dicas para fazer o seu próprio jardim.

- Plantas que florescem mais de uma vez por ano: Boca-de-Leão, Papoula, Amor Perfeito, Calêndula, Angélica e Petúnia;

- Tenha cuidado especial com a rega. Em dias chuvosos, as plantas do jardim de inverno não são regadas de forma natural, então é importante lembrar sempre dessa necessidade básica.

- Ilumine seu jardim. A luz dá um toque especial ao ambiente e pode torná-lo mais íntimo ou alegre.

Acabe com o ronco!

Estatísticas sugerem que 45% das pessoas roncam ao menos ocasionalmente, ao passo que uma a cada quatro adultos são roncadores habituais – a maioria homens, com algum nível de sobrepeso. Trata-se, portanto, de um tema bastante relevante, especialmente quando se tem em vista que boa parte destes roncadores crônicos sofre também de apneia do sono, tornando este um problema potencialmente letal.

Ocorre, no entanto, que o ronco é um sintoma não específico, que pode estar vinculado a um sem-número de causas, tais como idade, sobrepeso, formato e posição da mandíbula, tabagismo, consumo de álcool, menopausa e até mesmo a posição em que se dorme. Cada uma destas causas está atrelada a problemas das mais diferentes gravidades, que podem variar desde apenas um incômodo noturno, de influência decisiva para muitas crises conjugais, até o próprio risco de morte por conta de repetidas paradas respiratórias.

Desnecessário dizer, portanto, que cada caso pede um tratamento específico. Deste modo, é crucial que o roncador tenha seu caso acompanhado regularmente por um otorrinolaringologista, de forma que seja identificada e tratada a causa correta do seu problema.

Interesses comerciais e as “soluções milagrosas”

Um dos maiores riscos em relação ao problema do ronco é que, justamente por afetar e incomodar parcela tão significativa da população economicamente ativa, ele possui um potencial mercadológico bilionário. Não é de se admirar, portanto, que somente nos EUA existam mais de 300 patentes registradas de produtos que prometem eliminar o problema de maneira simples e instantânea. Da mesma forma, não chega a surpreender que na internet seja possível encontrar tantos sites recheados de matérias de teor publicitário, motivadas por razões financeiras.

Numa navegação rápida é fácil encontrar “soluções” que vão desde o uso de um anel especial a uma espécie de touca que se estende até o queixo e mantém a boca fechada durante o sono. Ainda que alguns destes produtos possam ser recomendados para casos específicos, sempre sob orientação especializada, a imensa maioria deles flutua entre os que simplesmente mascaram o sintoma sem atacarem a causa, os que não causam efeito algum e outros que podem até piorar a situação ou gerar novos problemas.

De modo simples, quando tantas causas estão ligadas a um mesmo sintoma, apenas a avaliação médica poderá identificar o tratamento mais adequado.

Hábitos recomendáveis

Existem, no entanto, hábitos saudáveis e sem contraindicações, que exercem impacto positivo na prevenção de diversas das causas do ronco. Entre eles estão a adoção de diferentes posições ao dormir, especialmente evitando ficar com a barriga virada para cima; o controle do peso corporal; a manutenção de uma rotina de exercícios orientados por profissional da área; a redução do tabagismo e do consumo de álcool; a preferência por refeições mais leves antes de dormir e o tratamento rápido de quaisquer inflamações nas vias aéreas, tão logo sejam diagnosticadas.

Sempre reforçando que, para além da adoção de hábitos mais saudáveis, o acompanhamento profissional continua sendo a única forma segura e eficaz de tratar as causas individuais do problema.

Mais saúde: pão integral e tipo sueco com aveia

O Pão de Trigo Integral com Aveia e o Pão Tipo Sueco com Aveia fazem parte da linha de produtos artesanais e sem conservantes produzidos pela Pinheirense.

Além de saborosos, os nossos pães são saudáveis e possuem combinações variadas de sementes, que trazem inúmeros benefícios à saúde e qualidade de vida.

Benefícios da aveia:

A aveia apresenta efeitos benéficos sobre o colesterol, pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, saciedade e saúde gastrointestinal.

Excelente fonte de fibra solúvel, cálcio, ferro, manganês, folacina, vitamina E, tiamina, niacina, riboflavina e outras vitaminas do grupo B, ajuda na redução tanto do nível de açúcar no sangue quanto dos níveis de insulina, um fator importante no controle do diabetes.

O farelo de aveia é rico em betaglucano, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de infartos. Alguns estudos demonstram que a aveia não apenas diminui o colesterol LDL, mas também aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL.

Por possuir um valor elevado de saciedade, o que significa que leva um longo tempo para ser digerida, a sensação de fastio é mais duradoura. Acredita-se que tanto a proteína como as fibras de aveia contribuem para esse efeito.

Invista na saúde! É o bem mais precioso que se possui. dê preferência a alimentos integrais, sem conservantes e outros produtos químicos.