Avalie seu equilíbrio

Para fazer isso, basta um cronômetro ou alguém com um relógio. Com sapatos sem saltos ou descalço, fique de pé, de frente para uma bancada ou para o encosto de uma cadeira – para você se segurar caso perca o equilíbrio.

Se estiver enfraquecido, tiver osteoporose ou problemas de equilíbrio, fique de pé em frente a uma cama e tenha alguém por perto para o caso de cair.

Quando estiver pronto, cruze os braços, feche os olhos e, ao mesmo tempo, levante uma perna, dobrando-a, com o joelho em ângulo reto, o máximo que puder. Ao levantar a perna, dispare o cronômetro ou peça a alguém para observar o ponteiro dos segundos.

Pare de marcar o tempo assim que descruzar os braços ou tiver de colocar o pé no chão. Você pode tentar fazer isso diversas vezes se quiser. Então, faça uma pausa e repita com a outra perna.

Confira a contagem média por grupo:

- 20 a 49 anos: 26 segundos;

- 50 a 59 anos: 21 segundos;

- 60 a 69 anos: 10 segundos;

- 70 a 79 anos: 4 segundos;

- 80 anos ou mais: a maioria não consegue manter o pé fora do chão mais do que 1 ou 2 segundos.

Caso o seu tempo seja menor do que a média relativa à sua idade, converse com o médico no caso de quaisquer problemas de saúde ou medicamentos estarem afetando o seu equilíbrio.

Como reduzir a dor da artrite

Use a piscina: a natação é recomendada como um bom exercício para quem sofre de artrite. A água reduz o impacto nas articulações. Os exercícios físicos feitos na água melhoram a flexibilidade dos joelhos e do quadril, a força e o condicionamento aeróbico, além de ajudarem a amenizar a dor.

Ande descalço: andar ao natural reduz a carga das articulações dos joelhos, minimizando em 12% a dor e as limitações provocadas pela osteoartrite. Se andar descalço não for uma opção, procure sapatos que imitem o arqueamento natural dos pés e o contorno dos calcanhares, mas não use salto alto, que aumenta a pressão nas articulações. Palmilhas ortóticas também podem ajudar.

Esfregue ibuprofeno: ataque a dor na fonte com ibuprofeno em creme. Eles são tão efetivos quanto os comprimidos – e, como apenas cerca de 5% do medicamento é absorvido pela corrente sanguínea, o mais provável é que ele cause menos efeitos colaterais.

Exercícios de flexibilidade: faça alongamento antes de se deitar, quando a dor e a inflexibilidade devem ser menos intensas;

Tome um banho morno ou aplique uma compressa quente na articulação dolorida antes de começar os exercícios de alongamento;

Coma mais integrais

A fibra alimentar – ou fibra dietética – é apenas a parte dos vegetais que seu corpo não pode absorver nem digerir. Alimentos integrais são cheios dela. Se comer mais fibra, você se sentirá saciado mais rapidamente e verá que é mais fácil controlar o peso.

Fibras aliviam a constipação intestinal e a diarreia. A longo prazo, as fibras ajudam a controlar o colesterol e a equilibrar o nível de açúcar no sangue e diminuem o risco de hemorroidas, síndrome do intestino irritável e diverticulite.

Todos os produtos Pinheirense são artesanais, integrais, livres de conservantes e possuem combinações variadas de sementes!

Porém, alimentos integrais fornecem muito mais do que fibras. Quando você passa a consumir pão, massas e arroz integrais, além de outros cereais, obtém não apenas a casca, gostosa e cheia de fibras, mas também o gérmen e o endosperma cheios de nutrientes encontrados em cada grão.

O grão completo é rico em niacina, tiamina, riboflavina, magnésio, fósforo, ferro e zinco, além de proteína e um pouco de gordura boa. Esses nutrientes a mais podem ser uma das razões pelas quais as pessoas que comem cereais correm menos risco de diabetes e doenças cardíacas.

Trate a caspa com bicarbonato de sódio

Uma boa dica para quem busca controlar a indesejável caspa é recorrer ao bicarbonato de sódio.

Faça o seguinte: molhe o cabelo e esfregue vigorosamente um punhado de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. lave bem e seque. faça isso sempre que lavar o cabelo, mas use apenas bicarbonato de sódio, não xampu.

Suas madeixas podem ficar ressecadas no início do tratamento, porém, depois de algumas semanas, o couro cabeludo começará a produzir óleos naturais, deixando o cabelo mais macio e livre de escamas.

Dica:

Como saber se o bicarbonato de sódio que você havia guardado no fundo da despensa ainda está bom? Basta separar uma pequena quantidade – pouco menos de 1 colher de chá – e acrescentar algumas gotas de vinagre ou de suco de limão fresco. Se não borbulhar, é hora de substituí-lo. Um pacote lacrado de bicarbonato de sódio tem validade média de 18 meses, ao passo que o pacote aberto dura 6 meses.

Consuma linhaça

Por ser fonte de fibras solúveis, a linhaça auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, combatendo doenças cardíacas. Também já é comprovado que as fibras insolúveis dessa semente contribuem para evitar a prisão de ventre.

Fonte de ácido alfa-linoléico (ALA) – um ácido graxo essencial considerado como uma gordura “boa para o coração”-, ajuda a afinar o sangue para que o coração não tenha que fazer tanto esforço para transportá-lo pelos vasos sanguíneos. Os ácidos graxos ômega-3 não são produzidos pelo organismo, precisam ser adquiridos por meio de alimentos, como a linhaça.  Eles reduzem a tendência das plaquetas de se agruparem, formando coágulos.

As lignanas, que compõem a semente de linhaça, convertem-se em compostos similares ao estrogênio do próprio organismo, mas com menor atividade. Possuem a capacidade de ocupar os receptores de estrogênio nas células e bloquear os efeitos de estrógenos mais fortes. Devido a esse fator, diversas pesquisas estudam o papel da linhaça na prevenção de alguns tipos de câncer vinculados a hormônios, como o câncer de mama e de cólon.

A semente de linhaça, também conhecida como semente de linho, não possui glúten.

Fabricamos os seguintes produtos que possuem linhaça em sua composição: Pão de Trigo Integral com Linhaça; Pão tipo Sueco com linhaça.

A Pinheirense não utiliza conservantes e produtos químicos na fabricação dos produtos. A produção é artesanal.

Pudim de Pão Integral

Ingredientes:

Pão Integral Pinheirense;

1 ovo;

1 xícara de açúcar;

1 colher (sopa) de manteiga;

Cravo e canela a gosto.

Modo de preparo:

1- Deixar o pão integral Pinheirense no leite por 3 horas para amolecer;

2- Bata o pão no liquidificador juntamente com 1 ovo, 1 xícara de açúcar e 1 colher(sopa) de manteiga;

3- Retire do liquidificador e misture cravo e canela a gosto;

4- Coloque a mistura numa forma de pudim caramelizada e leve ao forno por, aproximadamente, 30 minutos, ou até que o pudim esteja consistente.

Bom apetite!