Cultive seu próprio jardim medicinal

No post de hoje, mostramos algumas ervas que podem compôr seu jardim medicinal. Basta investir um pouco de tempo e o valor das sementes, para, em seguida, poder preparar infusões, chás e bálsamos.

É importante escolher um local ensolarado e um solo fértil para preparar o jardim. As plantas perenes vão passar de estação a estação, enquanto as anuais devem ser replantadas ou transplantadas.

Manjericão: Anual. Colha as folhas novas do “rei das ervas” quando precisar. Usos: flatulência, falta de apetite, cortes e arranhões.

Camomila: Anual. Utilize as flores para infusões e pomadas. Usos: indigestão, ansiedade, inflamações cutâneas.

Tanaceto: Perene. Utilize flores e folhas para chás. Mastigue as folhas para aliviar a dor de cabeça. Usos: dores de cabeça, artrites, problemas da pele.

Erva-cidreira ou melissa: Perene. Da família da menta, a erva-cidreira é uma versátil erva medicinal. Usos: ansiedade, insônia, feridas, herpes, picadas de insetos, flatulência.

Salsa: Bianual. Semelhante à sua prima crespa P. crispum, essa erva é carregada de nutrientes. Usos: flatulência, dificuldade de respirar.

Sálvia: Perene. Seu nome significa “curar”, refletindo sua utilização primitiva como erva medicinal e não culinária. Usos: inflamações da boca e da garganta.

Hipérico: Perene. Suas folhas brilhantes e flores amarelas são as partes principais dessa erva. Usos: depressão leve a moderada.

Tomilho: Perene. O ativo principal do tomilho, o timol, é um forte antisséptico. Usos: tosses, congestão, indigestão, gases.

 

Banksy: por uma revolução

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, diretor de cinema e ativista inglês. Artista do estêncil e do spray, é conhecido por sua irreverência, e já deixou marcas de seu trabalho em paredes de cidades do mundo inteiro, de Londres à Palestina.

Pouco se sabe sobre ele, que teria nascido em Bristol, no sul da Inglaterra, onde iniciou suas atividades. A obra de Banksy, porém, é inconfundível: ratos de guarda-chuva, macacos ameaçando dominar o mundo, inusitados sinais de trânsito e comentários mordazes sobre a sociedade contemporânea, o consumismo, as guerras e o conformismo. Sua arte em grafite conquistou fãs em toda parte.

Guerra e spray reúne o melhor de seus trabalhos e expõe alguns de seus pensamentos nas palavras do próprio Banksy. Além das obras criadas para as ruas, o livro inclui também intervenções que o artista fez em locais privados, como museus de Nova York e o zoológico de Barcelona.

Pastinaca: baixo teor de calorias e rica em fibras

Alternativa saborosa à batata, a pastinaca é fonte de vitamina C, ácido fólico e potássio. Seu sabor doce, semelhante ao de nozes, combina com outros vegetais em sopas e caldos.

Também pode ser servida como prato de acompanhamento ou no lugar da batata ou de outros alimentos com amido. Pobre em calorias, porém nutritiva, a pastinaca contém amido, e uma porção de 1/2 xícara possui apenas 60 calorias e é rica em fibras.

Ao comprar pastinacas, selecione aquelas com o tamanho de uma cenoura média; descarte as cobertas de raízes, moles ou murchas. Se os talos ainda estiverem grudados, corte-os antes de guardá-las para não absorverem a umidade das raízes. Podem ser armazenadas durante algumas semanas na geladeira.

Sopa de pastinaca:

Tudo ao mesmo tempo na panela de pressão: uma pastinaca grande, 1 batata, uma cebola, a parte branca do alho francês e uma mão cheia de arroz. Depois de cozido, triturar, temperar com sal e pimenta e, no prato, polvilhar com o queijo ralado, salsa picado e um fio de azeite. Bom apetite!

Conheça a dieta detox

Também chamada de dieta desintoxicante, a dieta detox tem sido cada vez mais seguida por pessoas preocupadas com a saúde, e que querem eliminar toxinas do organismo e emagrecer.

A dieta detox tem como objetivo principal “limpar” o organismo, eliminando substâncias nocivas como conservantes, gordura, entre outros, que vão se acumulando em nosso organismo com o passar do tempo. Tais toxinas tornam-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas.

Os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e, ou mentais: alergias, sistema imunológico fraco, problemas digestivos, cansaço excessivo, insônia etc.

Todos já sabem que uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são fundamentais para a boa saúde física e mental. Consuma mais frutas, verduras, legumes e alimentos integrais e livres de conservantes, agrotóxicos e outros produtos químicos.

Todos os produtos da Pinheirense são integrais e livres de conservantes e outros produtos químicos. A produção é artesanal e utiliza combinações variadas de sementes, fator que contribui ainda mais para a saúde dos consumidores.

Na dieta detox, para o objetivo ser atingido em até 10 dias, ocorre a restrição calórica, contudo, as refeições são bem fracionadas, geralmente com intervalos de duas horas, deixando a pessoa confortável com a dieta. O acompanhamento nutricional é essencial durante o detox para que não se desenvolva nenhuma carência nutricional devido a restrição de diversos alimentos.

SOPA DE INHAME COM BETERRABA

Ingredientes:

1 colher de sopa de ghee (um tipo de manteiga da culinária indiana, semelhante à manteiga-de-garrafa brasileira)

1/2 alho poró contado em fatias finas

250g de inhame descascado e cortado em cubos.

1 colher de chá de sal

1 beterraba descascada e cortada em cubos

1/2 colher de chá de açafrão da terra

1 colher de chá de páprica picante

Modo de preparo:

Em uma panela esquente o ghee, coloque o alho poró e refogue até ficar dourado. Adicione a as especiarias e mexendo bem para não queimar.Coloque o inhame e a beterraba e cubra com água. Reduza o fogo e deixe cozinhar até ficarem macios. Desligue o fogo e coloque o sal.Leve ao liquidificador ou processador e bata até formar um purê bem consistente.

Molhos saudáveis para macarrão

Pratos de massa podem ser incrementados com molhos diversos. Os ingredientes tradicionais são: azeite, alho, cebola, champignons, tomate e manjericão fresco. Muitos molhos clássicos – queijo, pesto e bolonhesa – são ricos em gordura e calorias. Confira algumas sugestões, para preparar pratos saborosos e de baixa caloria:

- Misture o macarrão com ervas e tomates frescos cortados;

- Use metade do azeite, do queijo e das nozes sugeridas em uma receita de pesto e adicione manjericão e alho. Despeje um pouco de vinho branco se a massa ficar seca;

- Processe vegetais em um processador de alimentos, salpique-os com ervas e condimentos, e misture com espaguete ou qualquer outra massa;

- Ao preparar um molho cremoso, use leite desnatado em vez de leite integral;

- Misture uma salada de macarrão com molho feito de iogurte ou creme de leite sem gordura em vez de maionese ou de creme de leite comum;

- Misture o macarrão com feijão, lentilha e outros legumes para criar uma refeição vegetariana rica em proteínas;

- Substitua o molho oleoso de queijo por um caldo de carne e salpique levemente com parmesão ou queijo tipo romano gratinado;

- Adicione vegetais, em vez de carne, a um molho de tomate light.