Como deixar a casa livre dos pelos de gatos e cachorros

Não é nada agradável quando as visitas não querem se sentar em seu sofá por causa dos pelos. Veja algumas maneiras de remover os pelos dos cães e gatos dos móveis e das roupas – evitando, antes de tudo, que eles se acumulem nesses locais:

- Umedeça sua roupa coberta de pelos com água, coloque-a na secadora com uma toalha úmida e com um pouco de amaciante. Seque no ciclo de ar por alguns minutos.

- Esfregue móveis, estofados e roupas com esponja de cozinha úmida.

- Envolva as mãos com fita crepe ou fita isolante, com o lado do adesivo para fora. Passe as palmas e as costas das mãos sobre os móveis ou roupas para recolher os pelos.

- Coloque uma luva de borracha e friccione os dedos sobre os móveis até que se formem bolas de pelo e você consiga retirá-las.

Pão tipo Sueco: dica de consumo

Podemos fornecer vários adjetivos ao Pão tipo Sueco da Pinheirense: é saboroso, saudável, nutritivo, versátil… Feito artesanalmente e livre de conservantes e outros produtos químicos, este alimento combina com diferentes pratos e ocasiões.

Nos dias frios, como o de hoje, por exemplo, cai super bem saborear o pão tipo sueco Pinheirense com o seu queijo preferido e, se quiser, acrescente outras delícias – salaminho, tomate seco, geleia de pimenta… Opções não faltam.

Pão tipo Sueco com pasta de rúcula e tomate seco

Vinhos tintos secos de boa qualidade acompanham muito bem esse aperitivo.

Óleo de rícino: a panaceia de nossos ancestrais

 

Nas primeiras décadas do século XX, ainda era possível encontrar um frasco de óleo de rícino em quase todos os consultórios médicos, hospitais e moradias. Era usado, sobretudo, como laxante e para curar dor de estômago, mas também era indicado no tratamento de resfriados e doenças da pele.

As crianças, principalmente, eram submetidas ao gosto desagradável do óleo, que era misturado ao primeiro sinal de fungação, tosse ou cólica. Muitos adultos tomavam-no uma vez por semana como purgativo, por acreditarem que “limpava o sistema”. O óleo também era empregado para induzir o trabalho de parto e para ajudar a mãe a se recobrar depois do nascimento de seus filhos.

O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona ( Ricinus communis) – fonte de ricina, um veneno mortal. Mas o óleo passa por uma desnaturação e torna-se próprio para o consumo quando é extraído por meio da prensagem a frio e submetido a tratamento com vapor.

O venerável produto ainda está à venda. Portanto, por que não tapar o nariz e lhe dar uma chance? ;-)

Robótica Educacional: conheça os benefícios

A velocidade é a palavra de ordem do mundo moderno que se transforma em um ritmo acelerado. Cada vez mais, o profissional deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo, para solucionar os desafios que surgem todos os dias. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno.

Como matéria de ensino, visa, portanto, preparar jovens e adultos para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de “kits de montagem”, fornecendo assim noções de robótica e a inclusão digital, possibilitando ainda o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs.

Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática etc.

Outra característica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas em conjunto e não por um único indivíduo. Unindo teoria e prática, a robótica é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, etc.

Ano Alemanha + Brasil: “Quando ideias se encontram”

“Quando ideias se encontram” é o lema do ano Alemanha + Brasil 2013-2014. E a Pinheirense, fundada em 1937, por imigrantes europeus, não poderia deixar de abordar o assunto. Afinal, a parceria dos dois países em diversos setores já é antiga.

Nós, brasileiros, somos apreciadores de vários tipos de cervejas alemães e de outros produtos de marca germânica. Sem falar, claro, nas tradições gastronômicas alemães… Hum!!! Só de pensar, dá água na boca.

E você sabia que a Alemanha é o país que possui mais tipos, variedades, de pães? Lá, o pão é chamado de “o alimento para a vida”. Se bem que, no Brasil, não é muito diferente…

Atualmente, os dois países estão unidos numa parceria estratégica para enfrentar os desafios do século 21. Para saber mais, acesse: http://www.ahkbrasilien.com.br/pt/ano-alemanha-brasil-2013-2014/

 

Soluções simples e naturais para gripes e resfriados

Alimento saboroso e saudável

A sopa de galinha funciona não apenas porque seu vapor ajuda a aliviar a congestão nasal, mas, também, porque os ingredientes anti-inflamatórios presentes no caldo reduzem o movimento dos neutrófilos – as células brancas do sangue que estimulam a formação do muco nos pulmões e no nariz.

Para aumentar ainda mais o poder da canja no combate ao resfriado, acrescente dois dentes de alho descascados e triturados quando a água estiver quase fervendo. O alho contém componentes sulfurosos antivirais e é sabido que estimula o sistema imunológico.

Combata a tosse:

O tomilho é um expectorante natural. Por isso, prepare uma panela de chá de tomilho para combater a tosse persistente.

Faça uma infusão com 2 colheres de sopa de folhas secas de tomilho em 6 xícaras de água quente durante 10 minutos. Coe o líquido em 1 xícara de chá, adoce com mel, se desejar, e beba 1 xícara cheia duas a três vezes por dia.

Abaixe a febre: 

Nos primeiros estágios da gripe, é possível ajudar o corpo a baixar a febre recorrendo a um banho de esponja a cada uma hora.

Mergulhe uma esponja em água morna, esprema-a para retirar o excesso do líquido e banhe o rosto, ombros, peito e extremidades. Se a febre persistir, beba 1 a 2 xícaras de chá de gengibre em intervalos curtos e regulares.

A erva vai provocar o suor – forma pela qual o corpo vai reagir para baixar a temperatura.

“Beliscar” o tempo todo: danos causados à saúde

Você tem o hábito de “beliscar” o tempo todo mesmo quando não está com fome? Saiba que perder a noção dos sinais de fome e satisfação naturais do corpo pode levar a pessoa a comer demais – e faz ganhar quilos que podem propiciar diabetes, doença cardíaca e outras doenças graves.

E se você belisca fast-food, inunda o corpo de gorduras trans e saturadas, excesso de sódio e açúcares e carboidratos refinados.

Mas nem tudo está perdido. Com determinação, qualquer um pode reverter hábitos alimentares ruins, e alcançar um peso saudável, além de trazer benefícios para a saúde, o que é mais importante.

Ao compreender os fatores psicológicos por trás do hábito, descobrirá que existem outras escolhas. E prestando atenção aos sinais de fome, além de passar a fazer lanches saudáveis, você irá melhorar a nutrição, controlar desejos, perder peso e evitar quedas na energia.

Pinheirense: Pão de Trigo Integral e tipo Sueco com Aveia

O Pão de Trigo Integral com Aveia e o Pão Tipo Sueco com Aveia fazem parte da linha de produtos artesanais e sem conservantes produzidos pela Pinheirense.

Além de saborosos, os nossos pães são saudáveis e possuem combinações variadas de sementes, que trazem inúmeros benefícios à saúde e qualidade de vida.

Benefícios da aveia:

A aveia apresenta efeitos benéficos sobre o colesterol, pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, saciedade e saúde gastrointestinal.

Excelente fonte de fibra solúvel, cálcio, ferro, manganês, folacina, vitamina E, tiamina, niacina, riboflavina e outras vitaminas do grupo B, ajuda na redução tanto do nível de açúcar no sangue quanto dos níveis de insulina, um fator importante no controle do diabetes.

O farelo de aveia é rico em betaglucano, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de infartos. Alguns estudos demonstram que a aveia não apenas diminui o colesterol LDL, mas também aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL.

Por possuir um valor elevado de saciedade, o que significa que leva um longo tempo para ser digerida, a sensação de fastio é mais duradoura. Acredita-se que tanto a proteína como as fibras de aveia contribuem para esse efeito.

Sopa cremosa de batata doce: saborosa e nutritiva

Foto: Ormuzd Alves

Nos dias frios, sopas e caldos são a pedida certa para esquentar o corpo e fortalecer a saúde. O post de hoje mostra como preparar uma deliciosa receita de sopa cremosa de batata doce.

Estes tubérculos doces são muito nutritivos e contêm betacaroteno, um antioxidante precursor da vitamina A. Em média, uma batata doce de tamanho médio fornece mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A, aproximadamente 65% da IDR de vitamina C, 20% da IDR de vitamina B6, 400 mg de potássio, além de ácido fólico e de um pouco de ferro. Como se não bastasse, também contém fitosteróis – compostos que ajudam a reduzir o colesterol.

Sopa Cremosa de Batata doce: Preparo: Rápido (até 30 minutos); Rendimento: 6 porções; Dificuldade: Fácil; Categoria: Sopa e caldo; Calorias: 313 por porção.

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de caldo de legumes
3 batatas-doces descascadas e cortadas em rodelas
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo:

1. Em uma panela, coloque o caldo de legumes e a batata-doce em rodelas.
2. Leve ao fogo e cozinhe durante 20 minutos depois do início da fervura.
3. Desligue o fogo, adicione o creme de leite, o sal e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo.
4. Volte para a panela e aqueça a sopa em fogo brando.
5. Polvilhe a salsa e sirva com croûtons. Consuma esta sopa no mesmo dia do preparo.