Chocolate amargo: a melhor opção para sua saúde

A Páscoa está aí, e para muita gente o chocolate é o assunto principal. Não que este alimento seja (muito) cobiçado apenas nesta data, claro. Mas para além da satisfação de se deliciar com o seu chocolate preferido, é bom estar ciente sobre qual tipo é o melhor para a sua saúde.

Mais saudável que os tradicionais, o chocolate amargo possui uma substância (a catequina) que age nas artérias e produz óxido nítrico, um vasodilatador natural, que faz com que a camada interna das artérias fique mais flexível, gerando a queda da pressão. É indicado ingerir de 30 a 40 gramas de chocolate amargo por dia.

Por causa da alta concentração de cacau, o chocolate amargo ajuda a saciar a fome, sem alterar o peso, as taxas de açúcar e gordura da circulação, além de agir no humor das pessoas, devido à substâncias como a fenilalanina e tirosina, aminoácidos precursores da noradrenalina e da dopamina, que estão envolvidas no estado de felicidade dos indivíduos.

Algas: fonte de iodo

Excelente fonte de diversos nutrientes essenciais, inclusive proteínas, a maioria das algas é rica em iodo, importante substância para o organismo, pois atua na produção dos hormônios que regulam o metabolismo do corpo através da glândula tireoide.

Estamos falando de um vegetal muito versátil, que pode, inclusive, ser utilizado para realçar o sabor de diversos pratos, como saladas, carnes, sopas e frutos do mar. A alga é classificada de acordo com sua cor – vermelha, azul-esverdeada, marrom e verde.

No Japão, representa 25% da alimentação. Além de possuírem poucas calorias, a grande maioria fornece cálcio, cobre, ferro, potássio e magnésio.

Temperos com algas

Folhas ou tiras de algas secas, conhecidas como nori, dão um sabor salgado diferente por causa do seu elevado teor de sódio. Vendida em lojas orientais e de comidas naturais, principalmente, a alga nori é usada como tempero para saladas, sopas e macarrão. Também é utilizada como invólucro para fazer porções de arroz e sushi.

Síndrome da fadiga crônica

A Síndrome da Fadiga Crônica apresenta sintomas semelhantes com os da gripe, não possui causa aparente e cura comprovada. Sintomas: fadiga persistente e debilitante, dores de cabeça, gânglios linfáticos sensíveis, dores musculares e fraqueza, dores de garganta, nas articulações, sono não reparador, dificuldade de concentração, exaustão pós-exercício, que dura 24 horas, e problemas de memória passageiros. Também pode haver febre crônica ou febre baixa e constante.

De acordo com o critério de diagnóstico estabelecido pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a fadiga crônica e pelo menos outros oito sintomas não específicos precisam perdurar por no mínimo seis meses.

Coma bastante massas, arroz, cereais e pães integrais para obter carboidratos complexos; frutas, legumes e verduras por conterem vitamina C; alimentos ricos em ácidos graxos essenciais como peixe, linhaça, nozes e sementes, óleo de canola e germe de trigo; alimentos salgados ( se tiver pressão baixa).

Reduza: cafeína, especialmente antes de dormir. Evite o consumo de álcool.

Experimente o Pão tipo Sueco com Soja

Por muito tempo, alimentos à base de soja eram consumidos apenas por vegetarianos. Mas nos últimos anos, à medida que mais pessoas começaram a se preocupar com um estilo de vida mais saudável, o consumo de soja vem aumentando constantemente, favorecido pelos crescentes indícios dos seus benefícios à saúde.

O grão de soja é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis. Se comparados por volume, a soja possui mais proteína e ferro do que um bife, mais cálcio do que o leite e mais lecitina do que os ovos.

As proteínas de soja apresentam todos os aminoácidos essenciais, o que a torna a única proteína vegetal com quantidade próxima ou igual de proteínas aos produtos de origem animal. Além disso, a soja é boa fonte de vitaminas do complexo B, potássio, zinco e outros minerais.

E como se não bastasse, o óleo de soja contém baixo teor de gordura saturada, diferentemente das fontes de gordura animal. A soja ainda apresenta substâncias fitoquímicas importantes como isoflavonóides, lignanas, saponinas e fitosteróis.

A Pinheirense fabrica o Pão tipo Sueco com Soja. Vale lembrar que a produção é artesanal e não utiliza produtos químicos e conservantes. Experimente nossos produtos!

O Pão tipo sueco com soja é um alimento versátil, saboroso e saudável. Ideal para quem busca qualidade de vida.

Carboidratos: não são prejudiciais como você pensa

Muitas pessoas acreditam que quanto menos carboidratos ingerirem mais saudáveis serão. Porém, diversas pesquisas mostram que isto não é verdade. Escolher os carboidratos mais saudáveis, principalmente os grãos integrais, é fundamental para o bem-estar.

É sabido por todos que os grãos integrais são uma importante fonte de fibras. Mas os benefícios não param por aí. Vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias fitoquímicas são encontradas nestes grãos.

Diversos estudos de ponta comprovara que comer grãos integrais oferece uma boa proteção contra o diabetes, o câncer e as doenças do coração.

A Pinheirense produz pães artesanais integrais, sem conservantes e com sementes variadas. Não deixe de experimentar nossos produtos.

Banda Sinfônica toca clássicos do rock no Auditório Ibirapuera

Guitarra elétrica, clarinetes, bateria e piano. A mistura pode parecer inusitada, mas na verdade é uma fórmula que deu certo. Há três anos, o maestro titular da Banda Sinfônica do Estado – Marcos Sadao Shirakawa- convidou Kid Vinil e a banda Dr. Sin para um projeto ousado: contar a história do rock com tratamento sinfônico.

Já na primeira edição, em 2010, o concerto tornou-se um sucesso, lotando a Sala São Paulo. De lá para cá, os pedidos para reedição do projeto foram constantes, e é por este motivo que a Banda Sinfônica apresenta a quarta edição do seu bem sucedido projeto Rock Sinfônica no dia 03 de março, domingo, às 19h, no Auditório Ibirapuera.

No repertório, que vai desde a origem do gênero, nos anos 50, até os hits de bandas mais recentes, clássicos como “Jailhouse Rock”, sucesso de Elvis Presley, “Tutti Frutti“, de Little Richard, “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry, e “Rock Around The Clock”, de Bill Haley.

O músico e radialista Kid Vinil será o narrador da apresentação, que conta ainda com a participação da banda Dr. Sin e arranjos de Alexandre Daloia.

Nessa edição, a Banda Sinfônica também apresenta arranjos inéditos de músicas do Black Sabbath, Deep Purple e Ramones.

Classificação etária: livre
Duração: 90 minutos
Capacidade: 806 lugares
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Na bilheteria do Auditório Ibirapuera e através do site da Tickets for Fun (www.ticketsforfun.com.br) ou pelo telefone 4003-5588. Telefone: (11) 3629-1075.

Pães Pinheirense: dicas de consumo e conservação

A Pinheirense fabrica deliciosos pães integrais de forma e Tipo Sueco. Por não utilizar produtos químicos e conservantes, a validade de seus produtos é menor se comparada a dos industrializados.

Os pães tipo Sueco, por exemplo, podem ser consumidos com iogurte, sorvete, mel, manteiga, geleia etc. São muitas as opções! É só usar a criatividade e deliciar-se.

A seguir, disponibilizamos algumas dicas de consumo e conservação dos Pães Pinheirense:

Dicas de conservação:

Pão tipo Sueco:

Para conservá-lo sempre fresco, guardá-lo em vasilha de vidro devidamente fechada.

Pão Integral:

Até quatro dias: guardá-lo em lugar fresco;

A partir do quinto dia: guardar na geladeira por até 10 dias;

Após esse período, conservá-lo no congelador.

Dicas de consumo/ Pão tipo Sueco:

Quebradinho com iogurte e/ou sorvete;

No café da manhã, com creme de ricota, requeijão, manteiga, geléia etc.

No acompanhamento de sopas e caldos;

Com queijo e salame acompanhando o vinho.