Consuma menos maionese

Se você não consegue comer um sanduíche sem maionese, espalhe-a somente em uma das fatias de pão. E lembre-se de que a maioria dos recheios úmidos, como a salada de atum, é feita com maionese;

Experimente por no sanduíche mostarda ou ketchup, em vez de maionese. Ambos possuem bem menos calorias, apenas 15 a cada colher de chá, e nenhuma gordura;

Molhos para saladas feitos com maionese contêm muitas calorias e gordura. Suco de limão valoriza o sabor da salada fresca e não possui gordura e calorias. Molhos de iogurte com ervas e 0% de gordura também são alternativas saudáveis;

Quando você precisar consumir maionese, minimize os efeitos nocivos misturando-a com iogurte natural com 0% de gordura;

Substitua metade da quantidade de maionese por queijo tipo cottage sem gordura, batido em um processador até obter consistência cremosa.

Experimente os pães de trigo integral e tipo sueco com linhaça

Entre os produtos feitos artesanalmente pela Pinheirense, estão aqueles que contêm linhaça - Pão de Trigo Integral com Linhaça e o Pão tipo Sueco com linhaça.

Além de não utilizar conservantes e produtos químicos em seus produtos, a Pinheirense faz uso de combinações variadas de sementes, aumentando o poder nutritivo dos pães e, respectivamente, seus benefícios à saúde.

Por ser uma rica fonte de fibras solúveis, a linhaça auxilia na redução dos níveis de colesterol, combatendo doenças cardíacas. Também é comprovado que as fibras insolúveis dessa semente contribuem ainda para evitar a prisão de ventre.

Fonte de ácido alfa-linoléico (ALA) – um ácido graxo essencial considerado como uma gordura “boa para o coração”-, ajuda a afinar o sangue. Os ácidos graxos ômega-3 não são produzidos pelo organismo, precisam ser adquiridos por meio de alimentos, como a linhaça.  Eles reduzem a tendência das plaquetas de se agruparem, formando coágulos.

As lignanas, que compõem a semente de linhaça, convertem-se em compostos similares ao estrogênio do próprio organismo, mas com menor atividade. Possuem a capacidade de ocupar os receptores de estrogênio nas células e bloquear os efeitos de estrógenos mais fortes. Devido a esse fator, diversas pesquisas estudam o papel da linhaça na prevenção de alguns tipos de câncer vinculados a hormônios, como o câncer de mama e de cólon.

Não deixe de experimentar nossos produtos!

Infecções do trato urinário: táticas preventivas

Grande parte das infecções do trato urinário (ITU), também conhecidas como cistite, afeta a bexiga, mas algumas também podem atingir os rins, os ureteres e a uretra. Os sintomas mais frequentes são: necessidade urgente de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia; dor e ardência ao urinar; dor na região lombar inferior e febre, além de sangramento ( nos casos mais graves).

A maioria das infecções urinárias é provocada pela bactéria E. coli, organismo que vive no trato intestinal, mas que pode se alojar na bexiga. A clamídia, um organismo transmitido sexualmente, também pode ser responsável pelas ITU.

Táticas preventivas:

- evite duchas e desodorantes íntimos, que podem irritar a bexiga;

- se usar diafragma, peça para seu médico indicar o tamanho certo. Um diafragma um pouco acima do tamanho adequado pode irritar a uretra e a bexiga;

- urine e tome um copo de água antes do ato sexual, e urine no máximo uma hora depois para limpar o trato urinário;

Proteja seus pés: escolha o calçado certo

Confira dicas importantes e úteis, que irão ajudar na hora de escolher o calçado ideal:

O tamanho dos pés aumenta com o passar dos anos. Esteja atento a isto: não escolha o calçado pelo número escrito na sola, mas pela sensação de conforto que deve provocar. A melhor hora para experimentar um sapato é no final do dia, quando os pés estão mais inchados.

Todas as pessoas têm um pé maior que o outro, portanto, avalie o tamanho do calçado pelo pé de maior tamanho.

Escolha um calçado que tenha o formato dos seus pés. Ao experimentar, certifique-se de que haja uma folga (1cm) entre o dedão e a ponta do sapato.

Veja se o calçado acomoda bem os pés na largura – não espere que laceie porque isto nunca acontece. Bicos finos estão proibidos.

O calcanhar tem que estar bem acomodado dentro do sapato, deslizando minimamente – não deve se mover para cima e para baixo quando você anda.

A parte de cima do calçado deve ser de material macio e flexível para acompanhar o formato dos pés. Prefira os de couro ou os tênis de boa qualidade. As solas devem ser flexíveis, grossas, de preferência de borracha ( para amortecer o impacto) e não escorregadias. Os saltos devem ter no máximo 4 cm.

Verifique o forro, veja se não há costuras ou pontos de atrito que machuquem.

Chinelos de borracha ou plástico não dão o amortecimento mínimo necessário – evite-os.

Sapatos de amarrar são uma boa solução, pois regulam a altura e largura.

Para as crianças: Oficinas gratuitas de confecção de máscaras de carnaval

A Biblioteca de São Paulo oferece neste fim de semana ( 9 e 10 de fevereiro) oficinas de confecção de máscaras de carnaval para a criançada. O programa permanente Pintando o Sete vai ensinar os pequenos foliões a preparar suas próprias máscaras. A atividade acontece entre 14h30 e 16h e é gratuita. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, e são destinadas às crianças com idade acima de 7 anos.

As aulas serão ministradas pelo ator e arte-educador Caio Franzolin, que também atua como aderecista, figurinista e cenógrafo.

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Santana.
Acesso pelo metrô Carandiru
Tel: (11) 2089-0800

Receita: bife grelhado com salsa verde

Foto: Alessandra Pimentel

Ingredientes: Pão tipo Sueco Pinheirense; 15 g de salsa; 10 folhas de manjericão; 10 folhas de menta; 1 dente de alho picado; 1 colher de chá de mostarda Dijon; 1 colher de sopa de alcaparras; 2 filés de anchovas ( sem óleo); 2 colheres de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto; 350 g de filet mignon, com 1,5 cm de grossura; usar simples cortadores de pastelaria.

Preparo: 

Salsa verde: colocar todos os ingredientes em um processador e pulsar até obter uma consistência de purê.

Cortar o bife na espessura de 1,5 cm, adicionar sal e pimenta a gosto; grelhar cada lado da carne durante 3 minutos.

Coloque o bife no topo do pão tipo Sueco da Pinheirense, adicione a salsa e sirva imediatamente.