Como afastar os insetos da cozinha

Não é necessário fazer uso do inseticida ou de armadilhas para deixar a cozinha livre das formigas. O segredo: limão.

Primeiro, esprema um pouco de suco de limão na soleira das portas e nos peitoris das janelas. Em seguida, coloque o suco em todos os buracos e rachaduras para onde se dirigem as formigas.

Por último, espalhe algumas pequenas fatias de casca de limão em volta da porta de entrada. As formigas entenderão a mensagem de que não são bem-vindas.

Os limões também funcionam contra baratas e pulgas: junte o suco de 4 limões (com a casca) e 2 litros de água, e lave o chão com essa mistura; pulgas e baratas odeiam o cheiro de limão.

Você sofre de bruxismo?

Geralmente, o problema está relacionado a fatores psicológicos, como o alto nível de tensão emocional, que acaba gerando ou intensificando o ranger e o apertar dos dentes. Tal comportamento pode causar desgastes dentários exagerados, mobilidade dental e perda de estrutura óssea alveolar, responsável por manter os dentes em posição normal dentro do arco dentários. Em casos extremos, o bruxismo pode provocar perda prematura dos dentes.

Na maioria dos casos, a perda do controle de tais hábitos parafuncionais é notada por pessoas próximas, que ouvem o ruído à noite ou observam alguma anormalidade na fala do indivíduo.

O bruxismo também causa fortes dores de cabeça.

Nesse caso, é bom procurar um dentista, que irá produzir uma peça muito simples para uso interno, removível, conhecida como placa de mordida. A peça é adaptada ao maxilar superior, sendo inserida na boca pelo próprio paciente apenas na hora de dormir, não representando qualquer incômodo. Quando a causa do bruxismo ocorre devido a questões emocionais sérias, o indicado é também um tratamento psicológico.

A princípio, o bruxismo pode se desenvolver em qualquer pessoa. Sua incidência é bem comum, atingindo cerca de 60% da população. Apesar de serem mais frequentes em jovens, os idosos também podem sofrer deste mal.

Produtos Pinheirense em oferta no Quitanda Pinheiros

A partir desta quarta-feira, 23, vários produtos do Quitanda Pinheiros estão em promoção- carnes e peixes, linha de hortifruti e, claro, produtos da Pinheirense (Pão tipo Sueco). As ofertas seguem até o próximo domingo, 27.

O Quitanda está localizado na Rua Mateus Grou, 159, Pinheiros. Telefones: (11) 3081-7901; 3060 3230. Funcionamento: de segunda a sábado, das 07h às 21h. Domingos e feriados: das 08h às 18h.

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Veja como diminuir o LDL ( colesterol ruim)

O LDL colesterol (low density lipoprotein), também chamado de “mau” colesterol, promove o depósito de gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.

O LDL elevado aumenta o risco de infarto ou AVC. O nível desejado em uma amostra de sangue colhida em jejum de 12 horas (e antes do café da manhã) é de 3mmol/l ou menos. Confira algumas maneiras que ajudam a diminuir o LDL:

1 – Corte as gorduras trans: Coma legumes picados em vez de batata frita, e frutas em vez de biscoitos ou doces. Opte por margarinas cujo rótulo afirme que o produto está livre de gorduras trans. Pesquisas indicam que as gorduras trans são piores para o coração do que as gorduras saturadas, porque impulsionam os níveis do colesterol “ruim” (LDL) e diminuem o colesterol “bom” (HDL);

2 – Prepare o molho da salada: Aposte no azeite de oliva e vinagre ou suco de limão, temperos e alho. Assim, é possível obter mais gorduras insaturadas que diminuem o colesterol, evitando as gorduras trans e saturadas dos molhos industrializados;

3- Coma mingau de cereais: Os grãos de aveia são envoltos por betaglucana, fibra solúvel que remove o excesso de colesterol. Ingerir uma tigela (200 g) de mingau de aveia regularmente pode reduzir em 12% a 14% o LDL;

4 – Coma uma pêra todo dia pela manhã: A pêra é rica em pectina, outra fibra solúvel que ajuda a reduzir o LDL. Outras fontes de pectina são a maçã e as frutas vermelhas;

5 – Pratique dez minutos de exercícios de força por dia: Mulheres que praticam entre 45 e 50 minutos de exercícios de força e musculação três vezes por semana reduziram em 14% os níveis de LDL;

6 – Adicione meia colher (chá) de canela ao café antes de passá-lo: Pesquisadores descobriram que tal quantidade (6 g) reduzia em 30% os níveis de LDL em pessoas com diabetes tipo 2;

7 – Livre-se de gorduras saturadas: O corpo usa gorduras saturadas para produzir LDL. Consumir cheesecakes, cheeseburgers e linguiças em excesso fornece matéria-prima demais para a produção dessas ameaças ao coração.

Pão de Trigo Integral e tipo Sueco com Aveia: conheça os benefícios

O Pão de Trigo Integral com Aveia e o Pão Tipo Sueco com Aveia fazem parte da linha de produtos artesanais e sem conservantes produzidos pela Pinheirense.

Além de saborosos, os nossos pães são saudáveis e possuem combinações variadas de sementes, que trazem inúmeros benefícios à saúde e qualidade de vida.

Benefícios da aveia:

A aveia apresenta efeitos benéficos sobre o colesterol, pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, saciedade e saúde gastrointestinal.

Excelente fonte de fibra solúvel, cálcio, ferro, manganês, folacina, vitamina E, tiamina, niacina, riboflavina e outras vitaminas do grupo B, ajuda na redução tanto do nível de açúcar no sangue quanto dos níveis de insulina, um fator importante no controle do diabetes.

O farelo de aveia é rico em betaglucano, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de infartos. Alguns estudos demonstram que a aveia não apenas diminui o colesterol LDL, mas também aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL.

Por possuir um valor elevado de saciedade, o que significa que leva um longo tempo para ser digerida, a sensação de fastio é mais duradoura. Acredita-se que tanto a proteína como as fibras de aveia contribuem para esse efeito.

Conheça nossos produtos!

Sugestão de salada para as crianças

Todos sabem como costuma ser difícil convencer uma criança a adicionar a salada à dieta diária. Por isso, selecionamos a salada de alface com champignons e filé de frango, que é uma ótima pedida e costuma agradar também as crianças, além de ser fácil de fazer e muito saudável.

Para 4 porções:

400g de filé de peito de frango;1 dente de alho; 1/2 pé de alface roxa; 1/2 alface crespa pequena; 1 radicchio pequeno; 2 cebolas pequenas; 250g de champignons pequenos; 1 limão; 30g de manteiga; sal e pimenta do reino moída na hora.

Molho:1 colher (chá) de mostarda Dijon; 1 colher ( sopa) de vinagre de vinho branco; 1 colher (sopa) de óleo de canola; 100g de creme de leite com 1 colher (sopa) de suco de limão; 100g de iogurte; sal, pimenta do reino moída na hora.

Cada porção fornece 250 kcal, 28 g de proteínas, 12 g de gordura, 5 g de carboidratos.

Tempo de preparo: 25 minutos

1- Lave os filés de peito de frango, seque-os levemente com papel toalha e corte-os em tiras. Descasque e fatie o dente de alho. Misture-o aos filés e reserve na geladeira;

2- Lave as folhas das verduras e agite-as para que sequem ( ou use uma centrífuga de salada). Corte-as em pedaços grandes e arrume-as em quatro pratos;

3- Descasque as cebolas e pique-as em cubinhos. Limpe bem os champignons com papel-toalha; remova os caules e corte-os em fatias finas;

4- Lave o limão em água quente e seque-o com um pano. Raspe tiras bem finas da casca de uma das metades e aproveite o limão restante para extrair 1 colher (sopa) de suco para o molho;

5- Para preparar o molho, bata com um batedor de ovos a mostarda, o vinagre, o óleo, o creme de leite, o suco de limão e o iogurte em uma tigela pequena;

6- Tempere o molho com sal e pimenta e regue as porções da salada. Arrume as raspas de casca de limão, a cebola picadinha e as fatias de champignons por cima de tudo;

7- Aqueça bem a manteiga em uma frigideira. Coloque a mistura de filé de peito de frango com o alho e doure os dois lados. Remova o alho da frigideira antes que escureça. Arrume as tiras do frango e o alho sobre a salada, como preferir;

8- Tempere as tiras de frango frito com sal e pimenta. Regue as porções de salada com a manteiga restante e sirva em seguida. Acompanhe com o pão de forma Pinheirense.

Uma tarde no museu: diversão para toda a família

O Museu da Casa Brasileira, localizado no Jardim Paulistano, realiza nos dias 12 e 26 de janeiro o programa educativo Uma Tarde no Museu. Em oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, as atividades têm como objetivo propor uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu, com o acompanhamento de seu Núcleo Educativo.

O programa do próximo dia 12 terá início às 14h30 ( é preciso chegar com 15 minutos de antecedência) e será focado na 26ª edição do Prêmio Design MCB, concurso mais importante nesse segmento no país, realizado desde 1986. A partir da visita à mostra 26º Prêmio Design MCB, os participantes terão como desafio montar um objeto em miniatura com uso de papel, recortes e dobras, a fim de refletir sobre o processo de elaboração de um produto.

A atividade propicia uma reflexão sobre uma ação cotidiana em nossas casas, que evoluiu ao longo dos anos por meio de mudanças funcionais e adoção de novas tecnologias: o ato de lavar roupas. Para tal, será utilizado um desenho planificado de uma máquina de lavar roupas premiada no concurso deste ano (Lavadora Special – Menção Honrosa na categoria equipamentos eletroeletrônicos do 26º Prêmio Design MCB).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3032.3727 e pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano    (11) 3032-3727
Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br

Dicas para comprar grãos, arroz e massas

Não é difícil saber se os cereais estão frescos: os grãos precisam estar sequinhos, viçosos e apresentar coloração homogênea. O cheiro exalado tem que ser neutro ou levemente adocicado. Caso apresentem odor rançoso, os grãos certamente ultrapassaram o prazo máximo de armazenamento e, por isso, não devem ser consumidos.

Cereais como trigo, cevada, painço, quinoa ou algum grão semelhante podem ser encontrados de diferentes formas. O arroz basmati e o aromatizado, assim como o trigo sarraceno e o couscous, você vai encontrar em lojas especializadas.

Tipos exóticos de macarrão e outras massas são itens obrigatórios em boas delicatéssens. Ao comprar, não esqueça de verificar o prazo de validade. Grãos inteiros precisam durar pelo menos cerca de um ano a partir da data de empacotamento; trigo-sarraceno, couscous e outros, no máximo um ano.

Invista na saúde!

Como de costume, muitas pessoas elaboram planos e metas para o novo ano que se inicia – abandonar antigos hábitos e costumes maléficos, aproximar-se mais da família e dos amigos, superar obstáculos etc.

Para a grande maioria, um dos principais objetivos é dar mais atenção à saúde. Afinal, é a partir de um corpo saudável e forte que se consegue realizar todas as demais metas. E uma das maneiras mais eficazes de cuidar da saúde é adotar uma dieta alimentar balanceada, rica em fibras.

Desde 1937, a Pinheirense produz artesanalmente pães integrais de forma e tipo sueco livres de conservantes e produtos químicos. Além disto, os grãos que compõem os produtos – semente de abóbora, semente de girassol, linhaça, castanha do Pará, castanha de caju, centeio, sarraceno, kümmel, gergelim, soja etc – são rigorosamente selecionados e ricos em fibras e efeitos medicinais.

Alguns benefícios das fibras: regulam o funcionamento do intestino, atuam na absorção dos carboidratos, aumentam a saciedade, ajudando no emagrecimento, agem na manutenção dos níveis de colesterol.