Decoração: tendências de cores para 2013

 

Efeito Óptico: Verde-amarelado ou amarelo-esverdeado? Batizado de Verde-limão, este tom fica, propositalmente, em cima do muro. O Verde-limão se encaixa na onda do entre cores. A característica desse grupo é oscilar de acordo com a luz do ambiente, proporcionando uma experiência óptica. Energético, ele incita a velocidade, a inquietação e o frescor, valores identificados não apenas no mercado de decoração como também na moda e no design.

Sempre o azul: Violeta Inspirado, um índigo profundo e arroxeado, é uma das tendências de cores para 2013. Este tom expressa o desejo contemporâneo de desconexão – pelo menos no momento em que voltamos para casa.

À frente  do setor GHomeBuildLife da WSN – centro internacional de pesquisa de tendências de moda e estilo –, a norte-americana Lisa White  apontou o azul, de maneira geral, como a cor predominante nos próximos anos. Na opinião da arquiteta Nara Grossi, deve-se tomar cuidado com os azuis fechados, pois eles podem dar ao ambiente um efeito melancólico. “Sugiro o amarelo para iluminar e alegrar o grupo”, diz Nara.

Peixes com finesse

Mantenha distante o cheiro de peixe: Antes de preparar peixe fresco, corte um limão-siciliano ao meio e esfregue as metades cortadas nas mãos para evitar que absorvam o cheiro de peixe. Se a fritura for seu método culinário favorito, lave a frigideira que usou na hora de fritar o peixe e despeje 1 cm de vinagre branco dentro dela; o ácido acético deverá eliminar qualquer cheiro que tiver permanecido na panela.

Tire as escamas com a ajuda do vinagre: Quando for retirar as escamas de um peixe, esfregue vinagre branco nelas e espere 10 minutos. As escamas se soltarão com tanta facilidade que é possível que venham a fazer mais sujeira do que o normal; portanto, antes, coloque o peixe em um saco plástico.

Mantenha o peixe poché firme: Ao preparar um peixe poché, adicione suco de limão-siciliano ao líquido usado no cozimento para ajudá-lo a cozinhar de maneira uniforme. Para cada 500 g de peixe, use o suco de meio limão-siciliano.

Preserve a umidade enquanto assa: Peixes com baixo teor de gordura- como badejo, linguado e vermelho – podem secar muito rapidamente enquanto estão sendo assados. Pra preservar a umidade, embrulhe cada um dos filés em papel alumínio antes de colocá-los no forno.

Papai Noel: a verdade sobre o mito

Papai Noel, um dos personagens mais conhecidos em todo o mundo, foi inspirado, no século IV, em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira.

Foi na Alemanha, que Nicolau se transformou em símbolo natalino, após já ter sido declarado santo, devido a milagres ocorridos e associados a ele, que tinha o hábito de, anonimamente, ajudar pessoas com dificuldades financeiras. Costumava colocar, nas chaminés das casas, um saco com moedas de ouro.

Porém, foi Clemente Clark Moore, professor de literatura grega de Nova York, quem impulsionou a lenda do Papai Noel, que viria a influenciar diferentes culturas.

Clemente escreveu o poema “Uma visita de São Nicolau”, em 1822, no qual divulgava a versão de que Papai Noel viajava em um trenó puxado por renas. Além disso, ele ajudou a difundir a história de que o personagem entrava nas casas pela chaminé.

Inclusive, a verdadeira explicação para a chaminé veio da Finlândia. Clemente descobriu que os antigos lapões moravam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

Antigamente, Papai Noel usava roupas que tendiam mais para o tom marrom, além de uma coroa de azevinhos na cabeça. Contudo, não havia um padrão estabelecido.

A adoção da roupa vermelha e branca pelo bom velhinho foi obra do cartunista Thomas Nast, que publicou a imagem do Papai Noel tal como a conhecemos hoje, em 1886, na revista Harper`s Weeklys.

O Mito

Muito tem se falado, inclusive em cursos de publicidade e propaganda, que a Coca-Cola seria a responsável pelo visual vermelho e branco do Papai Noel. Todavia, já é comprovado historicamente, que o cartunista norte-americano Thomas Nast foi o autor da ideia da adoção, pelo personagem, da roupagem tradicional.

Ilustração de Thomas Nast

A confusão aconteceu porque, até então, Papai Noel era geralmente representado com roupas de inverno na cor verde. Em 1931, a Coca-Cola realizou uma grande campanha de Natal, em que o personagem aparecia da maneira como Nast havia criado, em 1886, para que combinasse com as cores do rótulo da marca.

Tal campanha fez grande sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo, devido à onipresença da corporação da Coca-Cola, responsável por ajudar a difundir o mito tal qual ele é, mas, de forma alguma, por criar a figura tão conhecida de Papai-Noel.

Livre as mãos do odor de cebola, alho e peixe

Esfregue as mãos numa superfície de aço inoxidável: Este truque usado por chefs de cozinha funciona: esfregue as mãos com cheiro de alho numa superfície plana de aço inox, e ficarão sem cheiro;

Alecrim: Esfregue as mãos com raminhos de alecrim para livrá-las dos cheiros de alho e de cebola;

Vinagre branco: Use vinagre branco como bálsamo para as mãos. Para evitar que fiquem com cheiro de cebola, esfregue-as com vinagre antes de começar a descascá-las;

Sal: Polvilhe sal nas mãos e esfregue uma na outra para remover o cheiro de alho ou cebola. Enxágue e seque;

Lave-as com açúcar: Coloque uma colher de sopa de açúcar na palma da mão, adicione uma colher de chá de sabão líquido e esfregue as mãos;

Pasta de dente: Manusear peixes pode deixar suas mãos com um odor que não vai embora nem tão cedo. Esprema pasta de dente num esfregão umedecido com água fria e esfregue-as;

Limão-siciliano: Corte o limão, esprema uma boa parte do suco sobre as mãos e esfregue-as, assim como os dedos. Enxágue em água corrente.

Aprenda a retirar de forma simples e segura o papel de parede

Não é necessário alugar uma máquina comercial para a limpeza a vapor ou usar substâncias tóxicas para retirar o papel de parede velho. Confira dois métodos fáceis que não só são atóxicos, mas também muito baratos.

- Encha um frasco borrifador com 2 partes de água quente para 1 parte de amaciante de roupas. Borrife uma área do papel de parede até encharcá-lo. Deixe a solução agir por 15 a 30 minutos, descasque ou raspe o papel e repita. Mantenha o frasco aquecido, colocando-o em uma panela com água quente entre as etapas.

- Use um borrifador de plantas ou um rolo de pintura para aplicar uma solução de vinagre branco e água quente em partes iguais. Encharque uma área do papel de parede, aguarde 10 minutos e depois descasque. Se o trabalho for grande, mantenha a janela aberta: o vinagre não é tóxico, mas tem um cheiro forte.

Algumas dicas importantes para a sua dieta

Selecionamos algumas dicas básicas para você emagrecer de forma natural e com segurança:

Tome café da manhã, e não pule refeições: Coma com mais frequência para não ficar de estômago completamente vazio, pois isso pode fazer você comer em excesso na próxima refeição;

Não faça jejum: O jejum, mesmo com grande consumo de água, pode ser muito perigoso. Pode provocar queda de pressão e problemas de coração. Além disso, a perda de peso decorrente do jejum raramente permanece quando a pessoa volta a comer;

Beba muito líquido, principalmente água: Beba água, e bastante. Os líquidos matam a sede e também diminuem o apetite. Sucos de fruta são saudáveis, mas acrescentam calorias sem fibras. Café e chá são aceitáveis. Se você tomá-los com açúcar ou leite, prefira leite desnatado e adoçantes artificiais. Permita-se um copo de vinho ou de cerveja se quiser, mas esteja ciente de que acrescentam 100 calorias por copo.

Fique de olho no Índice Glicêmico: O Índice Glicêmico (IG) indica a velocidade em que os alimentos ricos em carboidratos são digeridos. Alimentos digeridos rapidamente são convertidos em glicose rapidamente, deixando-o com fome em pouco tempo. Entre os alimentos com um IG baixo estão o arroz integral, lentilhas, inhame e maçã. Os alimentos com IG alto – em outras palavras, alimentos a serem evitados se você está tentando emagrecer- incluem cereais matinais com açúcar, arroz branco e purê de batata.

Mais um produto da Pinheirense em promoção no Quitanda

O Pão de trigo integral de Nozes com passas da Pinheirense é uma das ofertas em destaque no Quitanda. Até o próximo domingo, 9 de dezembro, você que se preocupa com a saúde sem abrir mão de alimentos saborosos, encontra o último lançamento da Pinheirense por um preço especial.

Benefícios do Germe de Trigo para a saúde

O germe de trigo traz diversos benefícios para o coração. Seu conteúdo de vitamina E é um poderoso antioxidante ligado à saúde do coração, bem como a um forte sistema imunológico. A gordura presente no germe de trigo ( 2 colheres de sopa contêm 1,5 mg) é predominantemente poliinsaturada, que pode ajudar a reduzir os níveis do LDL-colesterol, quando substitui a gordura saturada na alimentação. O germe de trigo também é uma boa fonte de fitosteróis que ajudam a abaixar os níveis de colesterol.

Coloque um pouco de germe de trigo em tudo o que for assar

O germe de trigo é uma fonte muito concentrada de vitamina E, e este antioxidante pode ajudar a prevenir o câncer, as doenças do coração e a perda de visão. Aproveite todas as vantagens, para incluir este grão integral delicioso em todos os tipos de assados, como pão de banana ou de abobrinha, pudim de arroz, bolo de café, biscoitinhos de maçã, massa de pizza, massa de pão ou de torta doce, e até mesmo nos cookies caseiros.