Suplementos alimentares

Milhões de pessoas em todo o mundo fazem uso de suplementos alimentares. Alguns os tomam por acreditar que não consomem a quantidade ideal de nutrientes em sua alimentação. Outros, em decorrência de algum problema de saúde particular que desejam tratar ou prevenir.

Tenha em mente que:

- Suplementos não compensam uma alimentação deficiente. Tenha uma alimentação variada com bastante frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas de qualidade, diariamente.

- Não decida por conta própria. Embora não haja razões para se preocupar em relação à quantidade de nutrientes em multivitamínicos, quem planeja tomar doses terapêuticas de um nutriente deve primeiro consultar um médico, um nutricionista ou alguém com conhecimento nutricional adequado.

- Cuidado com os mais novos produtos capazes de curar tudo. Alguns suplementos são comercializados sem grandes pesquisas científicas. Não existem poções mágicas.

- Qualquer pessoa em tratamento de câncer deve discutir o uso de suplementos com o médico. Em alguns casos, os suplementos são contraindicados.

 

Anorexia nervosa: sinais de alerta

Mulheres mais jovens são particularmente vulneráveis a distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa – uma doença grave, muitas vezes crônica, e que pode ser fatal- que também pode acometer pessoas do sexo masculino.

Embora o termo anorexia literalmente signifique perda de apetite, as pessoas com anorexia nervosa, na verdade, ignoram a fome e controlam deliberadamente sua vontade para não comer.

Regimes constantes e obsessivos podem resultar em anorexia grave, e os doentes correm o risco de morrer de inanição. Confira alguns dos principais sinais de alerta da doença:

- Preocupação com a comida;

- Imagem distorcida do corpo;

- Pavor de engordar;

- Recusa em se alimentar;

- Auto-inanição deliberada;

- Negação da fome;

- Exercício obsessivo;

- Queda de cabelo fora do normal;

- Unhas e cabelos quebradiços;

- Queixa constante de frio ( devido à baixa temperatura do corpo);

- Uma fina camada de pelos no corpo ou no rosto ( como de um recém-nascido);

- Depressão;

- Menstruação irregular ou falha.

Pinheirense: Pão tipo Sueco tradicional é campeão de vendas

O Pão tipo Sueco tradicional da Pinheirense é, mais uma vez, campeão de vendas na padaria da conceituada Casa Santa Luzia.

Versátil, este tipo de pão cai super bem em diferentes ocasiões, e pode ser servido com diversos tipos de alimentos e refeições. Em reuniões de trabalho e, ou entre amigos, assim como numa vernissage, por exemplo, é uma opção prática, nutritiva e saborosa.

Experimente o Pão tipo Sueco com iogurte ;-)

Theatro Municipal de SP apresenta “Macbeth”, de Giuseppe Verdi

A relação entre o Theatro Municipal de São Paulo e as tragédias shakespearianas remonta à sua inauguração, em 1911. Naquele mês de setembro, a nova casa lírica da cidade abria suas portas com a montagem da ópera “Hamlet”, de Ambroise Thomas, que seria encenada pela companhia italiana do célebre barítono Titta Ruffo.


Assim como “Hamlet”, outras peças do autor inglês ganharam versão operística, entre elas, a aguardada estreia do Municipal deste mês – “Macbeth”- de Giuseppe Verdi, que chega a São Paulo em versão inédita pelas mãos do encenador Robert Wilson. A partir desta sexta, dia 23, o público assiste ao espetáculo realizado em parceria com o Teatro Comunale di Bologna, com cenários, concepção de luz e direção cênica assinados por Wilson. A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo diretor artístico do Theatro e seu regente-titular, Abel Rocha.

A ópera “Macbeth” foi criada por Verdi com base na peça homônima do inglês William Shakespeare e tem libreto escrito por Francesco Maria Piave. A estreia aconteceu em Florença (Itália), em 1847. Ambientada no Reino da Escócia, a história aborda a ambição pelo poder da esposa do personagem-título, que é capaz de convencer o marido, general Macbeth, a executar o Rei Duncan para assumir seu lugar. Atormentado por uma crise de consciência, o casal enlouquece à medida que é visitado por fantasmas de amigos e opositores que foram assassinados para que seu plano pudesse ser realizado.

Theatro Municipal de São Paulo, Centro. Dias 23, 27 e 29, 20h. Dia 25, 17h. R$ 40 a R$ 100.

Pão de nozes com passas

O Pão de nozes com passas é o mais novo lançamento da Pinheirense. Para quem valoriza uma alimentação saudável e saborosa (claro!), a dica é experimentar este novo produto, que como os demais, é feito artesanalmente, sem conservantes e produtos químicos, e ainda é integral. Seu paladar e sua saúde agradecem!

Confira as vantagens das nozes e da uva-passa para a saúde:

Nozes: Ricas em vitamina E e potássio;

A maioria é rica em minerais, incluindo cálcio, ferro, manganês e zinco;

Boa fonte de ácido fólico, niacina e outras vitaminas do complexo B, e de proteína.

Uva-passa: Rica em pectina e bioflavonóides;

Contém fitoquímicos que podem diminuir os riscos de doenças do coração, câncer e derrames;

Lanche ou sobremesa doces e pouco calóricas.

Intoxicação alimentar

O feriado prolongado já começou, e muitas pessoas aproveitam para viajar. Infelizmente, alguns indivíduos sofrem intoxicação alimentar logo nesse período, em que o que mais se deseja é aproveitar ao máximo os dias de folga. Confira algumas informações úteis sobre o problema:

Depois do resfriado, a intoxicação alimentar é a infecção mais comum que aflige milhões de pessoas. Ao todo, mais de 250 doenças podem ser espalhadas por meio da contaminação de alimentos.

Existem diversas oportunidades de contaminação na trajetória entre a colheita, o processamento, a embalagem, o transporte e a venda dos alimentos. A maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorre por contaminação bacteriana, geralmente devido a falhas no manuseio e no preparo dos alimentos. Geralmente, os microrganismos responsáveis são Escherichia coli, Listeria monocytogenes, cepas da Salmonella e Staphylococcus aureus. 

Evite:

Manusear em demasia qualquer alimento;

Deixar que alimentos crus entrem em contato com alimentos cozidos, como em bancadas ou outras superfícies de preparação de comida;

Comer ovos crus ou mal cozidos, em maioneses, molhos, musses, sobremesas frias ou massa de bolo crua;

Restos velhos de comida ou alimentos que já passaram do prazo de validade.

Dica para viajantes

Um pouco de bicarbonato

O bicarbonato de sódio, além de manter seu refrigerador sem cheiros desagradáveis, garante o mesmo para o conteúdo da sua mala.

Não é preciso levar uma caixa cheia. É só encher uma embalagem de remédio ou de filme fotográfico com bicarbonato de sódio e fazer pequenos furos na tampa. Talvez, vaze um pouco durante a viagem, mas é improvável que o bicarbonato estrague algum item ( para evitar vazamentos, coloque a embalagem em um dos bolsos internos da mala).

Além de simplesmente controlar odores, pode ser usado para preparar um escalda-pés e para limpar uma garrafa térmica.

Atenção: o bicarbonato de sódio pode levantar suspeitas em viagens de avião, portanto, procure saber quais são as regras de embarque no país que pretende visitar, e livre-se da substância antes do check-in do seu voo. Você sempre pode comprar um vidro novo – bem barato- quando chegar ;-)

Aproveite as ofertas do Hortifruti Quitanda

Até o próximo dia 11, domingo, ou enquanto durarem os estoques, o Hortifruti Quitanda, localizado em Pinheiros, São Paulo, mantém a oferta de produtos de primeira qualidade, dentre eles, o Pão Pinheirense – Integral, Linhaça, kümmel ou com sementes.

Os produtos da Pinheirense são artesanais, integrais e livres de conservantes e produtos químicos.

Confira as demais ofertas do Quitanda ( clique nas imagens para ampliá-las):

O vocabulário do Sushi

Califórnia: caranguejo, eperlano ou ova de peixe e abacate enrolado em arroz;

Daikon: rabanete longo e branco;

Ebi: camarão fervido;

Gari: gengibre em salmoura;

Gohan: arroz fervido;

Hashi: os palitinhos usados para comer;

Make/norimake: enrolado de sushi feito com algas nori na parte externa, uma camada de arroz e vegetais ou outros recheios no meio;

Makisu: utensílio de bambu para enrolar o sushi;

Nigiri: peixe, mariscos ou eperlanos sobre o arroz;

Nori: algas prensadas em lâminas finas, usadas para fazer sushi norimake;

Sashimi: peixe cru fatiado e apimentado;

Shoyo: molho de soja;

Wasabi: raiz-forte japonesa.

Como evitar a cãibra

Abuse de:

Laticínios com baixo teor de gordura – o cálcio regula as contrações musculares;

Alimentos ricos em potássio, como bananas, frutas cítricas, frutas secas, suco de tomate, melão-cantalupo, abóbora, folhas verdes, batata, leite e abacate.

Carboidratos complexos – arroz, legumes e macarrão – são fonte de energia.

Pães e cereais integrais fortificados são fonte de ferro e complexo B, necessários para a produção de energia.

Água para manter a circulação e ajudar a eliminar o ácido lático e outras toxinas dos músculos.

Controle:

Cafeína contida no café, chá, e nos refrigerantes de cola pode diminuir o fluxo sanguíneo para os músculos.

Evite:

Alimentos muito salgados que podem causar retenção de líquidos.

Fumo, pois limita o suprimento de sangue para os músculos.