Pão Pinheirense: dicas de consumo e conservação

A Pinheirense fabrica deliciosos pães integrais de forma e Tipo Sueco. Por não utilizar produtos químicos e conservantes, a validade de seus produtos é menor se comparada a dos industrializados.

Os pães tipo Sueco, por exemplo, podem ser consumidos com iogurte, sorvete, mel, manteiga, geléia etc. São muitas as opções! É só usar a criatividade e deliciar-se.

A seguir, disponibilizamos algumas dicas de consumo e conservação dos Pães Pinheirense:

Dicas de conservação:

Pão tipo Sueco:

Para conservá-lo sempre fresco, guardá-lo em vasilha de vidro devidamente fechada.

Pão Integral:

Até quatro dias: guardá-lo em lugar fresco;

A partir do quinto dia: guardar na geladeira por até 10 dias;

Após esse período, conservá-lo no congelador.

Dicas de consumo/ Pão tipo Sueco:

Quebradinho com iogurte e/ou sorvete;

No café da manhã, com creme de ricota, requeijão, manteiga, geléia etc.

No acompanhamento de sopas e caldos;

Com queijo e salame acompanhando o vinho.

Confira algumas receitas saborosas e super fáceis, feitas com o pão tipo Sueco Pinheirense. 

Salmão defumado com raiz forte

Bruschetta Sueca 

Antepasto de sardinha

Canapé de tomate grelhado com queijo grego

Farofa Integral

Pudim de pão integral

Aromatize alimentos com gerânios perfumados

Gerânios aromáticos (variedades de Pelargonium) possuem folhas comestíveis que liberam fragrâncias quando friccionadas.

Entre as variedades que crescem em vasos ( ou, em climas mais quentes, em canteiros) encontram-se aquelas com aroma de rosa, limão-siciliano, maçã, damasco, hortelã, canela, gengibre e noz-moscada.

Os alimentos que se beneficiam da adição de folhas de gerânio picadas bem fino incluem geleias de frutas, biscoitos, bolos e peras cozidas.

Substituto para o sal

Eis um delicioso tempero para múltiplos usos, com baixo teor de sal e que realçará o sabor de pratos à base de peixe, carne vermelha e aves. Prepare-o em grandes porções de maneira a tê-lo sempre à mão.

O ácido cítrico, a araruta e a casca de laranja em pó presentes nesta receita fazem um efeito maravilhoso.

1 colher (sopa) de semente de aipo;

1 colher (sopa) de cebola em pó;

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino preta recém-moída;

2 colheres (chá) de bitartarato de potássio;

1 colher (chá) de alho em pó;

1 1/2 colher (chá) de açúcar;

1 1/2 colher (chá) de araruta;

1 1/2 colher (chá) de casca de laranja em pó;

3/4 de colher (chá) de ácido cítrico em pó;

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino branca em pó;

1/2 colher (chá) de endro desidratado;

1/2 colher (chá) de tomilho desidratado, esfarelado;

1/3 de colher (chá) de casca de limão-siciliano em pó;

1/4 de colher (chá) de pimenta-caiena;

Coloque os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos. Bata de 8 a 10 segundos ou até a mistura ficar fina;

Use um funil para encher um saleiro de vidro com a mistura;

Coloque o que sobrar em um recipiente hermético e guarde em local fresco e escuro.

Regras para uma alimentação vegetariana saudável

- Escolha alimentos variados, incluindo grãos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes, sementes e, se quiser, derivados do leite e ovos;

- Prefira alimentos integrais, não-refinados e limite o consumo de alimentos muito doces, gordurosos e altamente refinados;

- Inclua frutas e vegetais variados em sua alimentação;

- Valha-se de uma fonte regular de vitamina B12 e, se a exposição ao sol for limitada, de vitamina D.

Vegetarianos necessitam de mais ferro e zinco

Fitatos, compostos encontrados principalmente em grãos de cereais, legumes e nozes, combinam-se ao ferro e impedem que o organismo o utilize. Os vegetarianos devem aumentar o consumo de alimentos vegetais ricos em ferro, ou consultar um médico sobre a ingestão de um suplemento de ferro. A IDR de ferro para vegetarianos, que não ingerem nenhum alimento de origem animal, é 1,8 vez maior que o IDR para não-vegetarianos.

Anime Friends 2012: cliente Pinheirense envia fotos do evento

Foto: Letícia Spitzner

Letícia Spitzner, 18 anos, carioca da gema, e leitora assídua do blog da Pinheirense, além de consumidora de nossos produtos, faz parte do público brasileiro que tem grande interesse pela cultura pop japonesa.

Letícia Spitzner

A 10ª edição do Anime Friends, maior evento multitemático das Américas e que acontece desde 2003 em São Paulo, contou com diversas atrações durante oito dias de programação.

Letícia, fã da cultura oriental, participou da edição 2012 do Anime Friends, e conta pra gente um pouco sobre essa experiência:

“O que mais me atrai é o fato de ser o maior evento da América Latina direcionado ao publico otaku.O Anime Friends reúne anime, manga, cosplay, tokusatsu, games, j-rock, j-pop, além de dc- comics, Marvel, star wars, k-pop, entre outros. Poder ver um show dos seus cantores preferidos é maravilhoso; diferente de cantores e bandas nacionais ou norte-americanos, um show de cantores japoneses é difícil de acontecer por aqui. A edição 2012 contou com a volta do JAM Project com os cantores Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh, Masami Okui, Hiroshi Kitadani e Ricardo Cruz. No Anime Friends é onde ocorre a final do YCC Brasil – Yamato Cosplay Cup que agrega os melhores cosplayers nacionais.

Participar desse evento é mágico, como entrar em um mundo totalmente diferente. Pra onde você olha, tem diversos cosplayer, vários mangas, musica j-pop, j-rock e k-pop.

Gostei muito de participar do Anime Friends 2012, valeu todo o esforço!”

Confira algumas fotos feitas por Letícia durante o evento:

Foto: Letícia Spitzner

Foto: Letícia Spitzner

Foto: Letícia Spitzner

Foto: Letícia Spitzner

Foto: Letícia Spitzner

Combata gripes e resfriados com remédios caseiros naturais

Viva a canja!

A sopa de galinha funciona não apenas porque seu vapor ajuda a aliviar a congestão nasal, mas, também, porque os ingredientes anti-inflamatórios presentes no caldo reduzem o movimento dos neutrófilos – as células brancas do sangue que estimulam a formação do muco nos pulmões e no nariz.

Para aumentar ainda mais o poder da canja no combate ao resfriado, acrescente dois dentes de alho descascados e triturados quando a água estiver quase fervendo. O alho contém componentes sulfurosos antivirais e é sabido que estimula o sistema imunológico.

Combata a tosse:

O tomilho é um expectorante natural. Por isso, prepare uma panela de chá de tomilho para combater a tosse persistente.

Faça uma infusão com 2 colheres de sopa de folhas secas de tomilho em 6 xícaras de água quente durante 10 minutos. Coe o líquido em 1 xícara de chá, adoce com mel, se desejar, e beba 1 xícara cheia duas a três vezes por dia.

Abaixe a febre: 

Nos primeiros estágios da gripe, é possível ajudar o corpo a baixar a febre recorrendo a um banho de esponja a cada uma hora.

Mergulhe uma esponja em água morna, esprema-a para retirar o excesso do líquido e banhe o rosto, ombros, peito e extremidades. Se a febre persistir, beba 1 a 2 xícaras de chá de gengibre em intervalos curtos e regulares.

A erva vai provocar o suor – forma pela qual o corpo vai reagir para baixar a temperatura.

Para espantar o frio: receita de caldo verde

Clássico da culinária brasileira, herança da gastronomia portuguesa, o caldo verde não apenas esquenta o corpo todo, como alimenta. Seus ingredientes são bastante encorpados. A couve combina perfeitamente com a linguiça. Já a batata dá a liga necessária para engrossar.

Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes
6 batatas
1 tablete de caldo de galinha ou de carne
1 1/2 l de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 paio
1 gomo de linguiça portuguesa
1/2 maço de couve

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha ou de carne e as batatas. Após cozinhar, passar as batatas pelo espremedor ou amasse-as com o auxílio de um garfo. Coloque novamente na panela e adicione o paio e a linguiça portuguesa (fatiados). Cozinhe mais um pouco e acrescente azeite, sal e a couve. Desligue e sirva.

Flores comestíveis

Muitas flores de jardim, além de comestíveis, são uma contribuição atraente e colorida para saladas, diferentes pratos e pudins. Colha-as frescas para uso imediato. Um alerta: nunca use flores que tenham sido borrifadas com qualquer espécie de pesticida. Evite plantas tóxicas como azaleias, narcisos, crisântemos, hortênsias, lírios-do-vale, oleandros, rododendros e ervilhas-de-cheiro.

Monarda: Essa flor vermelha, que tem gosto de orégano com um toque de hortelã, é mais usada em pratos com frutas e saladas verdes.

Calêndula: O sabor da calêndula, prima dourado-alaranjada do cravo-de-defunto, lembra o do açafrão. Espalhe suas pétalas em massas e pratos à base de arroz.

Dente-de-leão: As flores do dente-de-leão devem ser comidas quando jovens e recém-colhidas; experimente as pétalas, com gosto de mel, como decoração para pratos à base de arroz. As folhas são deliciosas em saladas, mas saiba que os dentes-de-leão cultivados em canteiros são mais saborosos que aqueles que brotam em gramados.

Amor-perfeito-do-campo: O suave sabor de gaultéria dessas flores do gênero Viola é um complemento refrescante de saladas e queijos suaves.

Nastúrcio: As flores do nastúrcio têm um sabor doce e picante que lembra o do agrião, enquanto suas folhas dão um toque apimentado às saladas.

Rosa: Use as pétalas maiores para salpicar em sobremesas ou saladas, e as menores para decorar. As pétalas podem ser usadas em xaropes e geleias.

Flor de sálvia: As flores de sálvia têm um sabor mais sutil que a folha da erva usada na culinária, dando um toque diferente a pratos à base de feijão, milho e cogumelos.

Flores de abóbora: Flores de abóboras fritas são uma especialidade italiana apreciadas no mundo inteiro. Em uma receita típica, as flores são mergulhadas em clara de ovo batida e, em seguida, passadas na farinha de rosca e no queijo parmesão ralado antes de fritar.

Pão Pinheirense: conheça a linha de produtos light

A Pão Pinheirense também trabalha com a linha de produtos light – Pão Tipo Sueco Tradicional, Pão Tipo Sueco com Aveia e Pão Tipo Sueco com Soja.

Além da produção artesanal, todos os produtos da Pinheirense são livres de conservantes e produtos químicos. Ideais para toda família. Experimente!