A verdade sobre os queijos mofados

Alguns queijos, tais como o roquefort, o azul dinamarquês e o stilton, foram feitos para mofar. Mas aquele bloco de cheddar esquecido no fundo da geladeira está mofado porque foi invadido por esporos de fungos.

A boa notícia é que ele pode ser salvo. Basta retirar a região bolorenta mais uns 2 cm de queijo sem mofo e jogar fora. Caso encontre mofo em brie, queijo de cabra ou qualquer outro queijo cremoso, ele não pode ser aproveitado. Jogue-o fora ou você corre o risco de passar muito mal.

Talvez, você já tenha ouvido falar que é possível “tratar” o mofo de um queijo passando um pano embebido em vinagre sobre o bolor. Não é verdade. Assim como o conselho, errôneo, de que colocar o queijo mofado dentro de um saco plástico com cubos de açúcar serve para absorver o mofo.

Quando você já é capaz de enxergar placas de mofo em um queijo, o bolor já começou a criar suas raízes invisíveis. Por isso, são necessários cortes bem profundos para remover o mofo de queijos duros.

Outro conselho: não deixe queijo fora da geladeira por mais de 2 horas e fique de olhos bem abertos para qualquer pontinho de mofo.

Conserve seus livros!

Algumas pessoas possuem sua própria biblioteca, que não precisa ter paredes de madeira e prateleiras de carvalho; uma biblioteca é simplesmente uma coleção de livros. E estejam estes guardados nas estantes de um quarto especial ou aleatoriamente em uma única prateleira, eles precisam ser limpos. Se você os mantiver em boas condições, os terá para sempre.

Para secar um livro úmido: salpique suas páginas com amido de milho ou talco para absorver a umidade. Deixe por 5 ou 6 horas, e depois remova o pó branco;

Para se livrar dos insetos que “moram” nos livros: coloque o livro infestado em um saco plástico e deixe-o no freezer durante um ou dois dias para matar os insetos e suas larvas;

Para eliminar o mofo: espalhe areia para gatos limpa em um saco de papel e deixe o livro em seu interior durante uma semana ou mais. Depois, tire-o e remova qualquer resíduo de areia;

Se as páginas estiverem bolorentas, retire o mofo: utilize um pano levemente umedecido com uma solução de uma parte de vinagre branco e 8 partes de água. Para secar, abra as páginas afetadas e deixe-as ao sol por não mais que meia hora, ou o papel desbotará e ficará amarelo;

Use um pincel limpo e macio: assim, conseguirá retirar a poeira de um livro de cada vez, limpando a capa e as bordas das páginas. Não tire o pó das prateleiras com espanador de penas, que apenas redistribuirá a maior parte da poeira para os outros livros.

Truques na cozinha: soluções rápidas

Equilibre o sal com açúcar: Caso você tenha exagerado no sal de um ensopado ou de uma sopa, pode salvá-los com uma colher de chá de açúcar granulado. Ele absorverá o sal e equilibrará o sabor. Você também pode acrescentar uma colher de chá de mel.

Reduza a gordura com bicarbonato: Às vezes, os caldos naturais de carne, usados na preparação de molhos, são muito gordurosos. Corrija o problema com uma ou duas pitadas de bicarbonato de sódio no caldo e mexa apenas o suficiente para que ele absorva a gordura. Observação: tenha cuidado. Se exagerar, o sabor será afetado, tornando-se metálico.

Curry extrapicante: Suavize-o com purê de maçã. Adicione 30 ml de purê de maçã para cada 90 ml de molho curry, e prove. Se necessário, continue a acrescentar o purê até o curry ficar aceitável.

Salve um ovo rachado: Se estiver cozinhando um ovo e a casca rachar, acrescente uma colher de chá de vinagre à água do cozimento. Isso ajudará a coagular a clara e evitará que ela vaze.

O molho ficou apimentado demais? Acrescente duas gotas de extrato de baunilha ao molho e ele deverá ficar mais suave. O extrato de baunilha é o melhor condimento para essa função porque a vanilina, os açúcares e os aminoácidos presentes na baunilha diminuem a potência da pimenta em um ou dois graus.

Alho demais na sopa: Faça um saquinho de pano ou encha um infusor de chá do tipo bola com flocos de salsa seca, ou galhinhos de salsa fresca, e jogue-o na panela. Após mais ou menos 5 minutos, os flocos absorverão um pouco do sabor do alho em excesso. Uma vez que o sabor tiver sido suavizado, remova a salsa e jogue-a fora.

Dê mais sabor a tomates insossos: Mesmo os tomates mais sem graça têm algum sabor escondido lá no fundo. Basta regar as fatias do tomate com um pouco de vinagre de arroz.

Green Sunset: Duo escocês Optimo é a atração deste sábado

A Green Sunset de maio, que acontece no próximo sábado, 26, no MIS, marca os dois anos da festa – pioneira no Brasil ao reunir, durante o período da tarde, música e arte no mesmo espaço.

A 14ª edição do evento, que vai das 16h às 22h, tem como principal atração o duo escocês Optimo. JD Twitch e JG Wilkes, ambos com mais de 20 anos de experiência como DJs, ficaram conhecidos na última década por suas apresentações memoráveis, demonstrando um espírito desobediente quando se trata de gêneros e restrições musicais.

A dupla cria uma experiência de pista que invade territórios que ultrapassam as fronteiras da música dançante convencional. Cada apresentação é diferente, catalisada pela dinâmica de um público singular – seja num porão quente do submundo da noite, na pista principal de um megaclube ou diante de um palco em um festival ao ar livre –, e tudo o que fazem brota do espírito das pessoas e do calor do momento.

Além de Optimo, apresenta-se o residente DJ Tahira. O grupo Grite Poesias completa a programação com suas intervenções lúdicas junto ao público (veiculando poesias em balões, flores, broches e adesivos). Por conta do evento, não haverá serviço de valet, pois o espaço do estacionamento será utilizado para receber o público. Esta edição conta com o apoio do British Council.

Exposições

Quem adquirir o ingresso da Green Sunset terá acesso gratuito a todas as exposições em cartaz no MIS. Nesta edição, o público poderá conferir o especial “Maio Fotografia no MIS”, que traz mostras de Andy Warhol, André Kertész, Claudio Edinger e Ozualdo Candeias.

Venda de ingressos

Os 1800 ingressos para a 14ª Green Sunset estão à venda, apenas antecipadamente, na bilheteria do MIS, pelo preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Será possível adquirir a entrada na bilheteria até as 14h do dia 26, ou até o esgotamento das mesmas. O público também poderá adquiri-los pelo site: www.ingressorapido.com.br. Neste caso, estará à venda apenas a entrada inteira (a meia deve ser adquirida somente na bilheteria do MIS). Cada pessoa tem direito a comprar cinco ingressos – que não estarão à venda no dia da festa. Na entrada, será preciso apresentar o documento de identidade. A entrada dá direito a um open bar de drinques à base de vodca.

Sobre Optimo

O duo formado por JD Twitch e JG Wilkes é responsável pela festa Optimo (Espacio), que se manteve ativa de novembro de 1997 até abril de 2010, e viu sua noite se transformar no epicentro da cena escocesa durante a residencial semanal no Sub Club, em Glasgow, amplamente considerada uma das mais importantes e seminais festas dos últimos 10 anos (Optimo já foi considerada “Festa do ano” pela revista Mixmag). Dois anos depois de encerrarem sua residência semanal, eles voltaram a fazer a festa juntos em abril, agora a cada dois meses.

Optimo primeiro ganhou reconhecimento internacional com o lançamento da coletânea How to Kill the DJ (part 2), em 2004. Este CD mixado duplo – e a aclamação que se seguiu – catapultou o duo no circuito internacional de casas noturnas e festivais. Nos anos seguintes a este lançamento, Optimo levou seu som ao redor do mundo, a países como Brasil (em 2005, no festival Campari Rock; depois em 2007 e 2011), Japão, Austrália, Croácia, Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

Outras coletâneas se seguiram, demonstrando a aptidão do duo para criar mixes que excedem o padrão em técnica e repertório, entre eles Psyche-Out (Eskimo Recordings), 20 Years Underground (Soma), Walkabout (Endless Flight), In Order to Edit (R&S), Sleepwalk (Domino Recordings) e Fabric 52.

Sustentabilidade: Pão Pinheirense realiza campanha em São Paulo

Em sintonia com os preceitos da sustentabilidade, tão discutidos atualmente, a Pão Pinheirense acaba de realizar uma campanha em estabelecimentos parceiros de São Paulo.

A campanha funcionou da seguinte maneira: ao comprar 4 produtos da Pão Pinheirense, o cliente ganhava uma sacola retornável, em substituição às sacolas plásticas. A campanha aconteceu nos seguintes estabelecimentos: Pa Panamericana ( Praça Panamericana, 217, Alto de Pinheiros); Pa Gabriel ( Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1351, Jardim América); Pa Real Parque ( Avenida Marginal do Rio Pinheiros, 13000, Jardim Panorama); Mambo Lacerda ( Rua Deputado Lacerda Franco, 553, Pinheiros).

A seguir, listamos alguns dos motivos para você adotar as sacolas retornáveis, também conhecidas como “eco bags”.

- As sacolas plásticas se tornaram populares ao longo da década de 1970 e, desde então, têm constituído um problema relacionado à poluição do planeta. O material dessas sacolas não é renovável e não se decompõe com facilidade na natureza;

- Já as sacolas de papel são problemáticas por outro motivo: todos os anos, milhões de árvores são cortadas para produção de sacos de papel. Além disso, existe o grande consumo energético, que envolve queima de combustível e o uso de produtos químicos, todos necessários no processo de fabricação destes sacos;

- E finalmente surgem as sacolas retornáveis, feitas de tecido. Embora alguns até possam ser sintéticos, a maioria leva tecido natural. Estas sacolas podem ser reutilizadas por vários anos, desde que se tenha os cuidados necessários, sendo este o seu principal benefício, já que não é necessário utilizar sempre novas sacolas;

Faça  a sua parte. Aposente as sacolas plásticas e sacos de papel, e adote as reutilizáveis! A Pão Pinheirense apóia essa causa.

Pão Pinheirense: há 75 anos, mantém produção artesanal, livre de conservantes

Em 1937, surgia a Pinheirense, empresa paulistana fundada por talentosos imigrantes europeus, que encontraram no Brasil a oportunidade de lançar a seleta receita preservada até os dias de hoje. Há 75 anos, é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis de seus produtos.

O sucesso e longevidade comprovam o diferencial dessa empresa familiar, preocupada em conceber produtos saborosos e saudáveis, livres de conservantes e produtos químicos.

Aliados à produção artesanal, estão os grãos rigorosamente selecionados e ingredientes ricos em fibras e efeitos medicinais, como quinua, semente de abóbora, semente de girassol, linhaça, castanha do Pará, castanha de caju, centeio, sarraceno, kümmel, gergelim, soja, aveia e alho.

A Pinheirense está presente nos seguintes estados brasileiros: São Paulo; Rio de Janeiro, Santa Catarina; Brasília; Acre; Paraná; Goiás; Manaus.

O tempo passou, mas a marca permanece fiel às suas raízes e, sobretudo, à qualidade. E a clientela, também! Ao longo de seus 75 anos, a Pinheirense se tornou um desses raros exemplos em que a tradição do antigo se renova no frescor de cada fornada.

Antony Gormley – Corpos Presentes: exposição continua até 15 de julho, no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB SP) apresenta a exposição Antony Gormley –Corpos Presentes, aberta ao público até 15 de julho. A mostra inédita ocupa os três andares e o subsolo do prédio do CCBB, com o objetivo de traçar um panorama da carreira de Antony Gormley.

A exposição ilustra a diversidade da obra do artista inglês e conta com importantes instalações, além de modelos, maquetes, gravuras, fotografias e vídeos nunca apresentados no Brasil. A intrigante instalação Event Horizon (Horizonte de Eventos) – já montada em Londres e Nova York – reúne no entorno do CCBB 31 esculturas de corpos em tamanho real ocupando espaços públicos.

Mais informações: (11) 3113 3651

Segundo pesquisa, leite melhora funções cognitivas

A novidade é que o cérebro também sai ganhando quando ao menos um copo de leite é inserido diariamente na dieta. A Universidade de Maine, nos Estados Unidos, foi responsável pela pesquisa que submeteu 900 homens e mulheres de 23  a 98 anos a uma bateria de testes.

Ao analisar o hábito de consumo de leite entre os participantes, notaram que os melhores resultados foram alcançados por aqueles que consumiam pelo menos um copo diário do líquido.

Produtos lácteos, ricas fontes de nutrientes importantes para a função mental, como cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, ajudam a melhorar as funções cognitivas.

Perfume sua casa: opções de aromatizadores de ambientes

No post de hoje, selecionamos algumas opções de aromatizadores de ambientes, que além de perfumarem, também contam pontos na decoração.

Para quem nunca pensou a respeito, o aroma é um dos fatores fornecedores da identidade do ambiente, podendo, ainda, alterar a sua energia. Confira algumas sugestões:

A linha Toile du Brésil, assinada pelo estilista Amir Slama, conta com um aromatizador à base de essência de madeira e de frutas. Vem em recipiente plástico e com dez varetas.

O Canto em romaria é resultado de uma mescla de essências de frutas e plantas: damasco, lichia, cedro, magnólia, jasmim e lótus. Integra a linha Aromas em Cordel, composta de seis fragrâncias em embalagens plásticas com spray.

Os produtos da linha Alchemia Casa foram batizados com nomes de sensações – Refrescante, Conforto, Bem estar e Energizante (foto), esse último com notas de tangerina. O vidro vem com nove palitinhos.

O sachê para geladeira, da Aromas & Cia, faz parte da linha de aromatizadores Gourmet. Você o encontra com os seguintes aromas: chocolate, laranja, limão e morango.

Vale lembrar, que na cozinha, vasinhos de ervas cumprem o mesmo papel. Confira:

Coentro: também conhecido como salsa chinesa, o coentro tem as folhas parecidas com as da salsa, mas seu sabor é bem diferente, mais próximo ao do limão. Suas folhas são usadas em vários pratos à base de peixe, as sementes, em conservas, e o coentro em pó, para aromarizar massa de pães e carnes assadas.

Alecrim: o alecrim é uma planta semi-arbustiva, delicada, e que ainda deixa o ambiente com um perfume muito especial. É usado para temperar carnes em geral, legumes e até omeletes.