Óleo de rícino para a pele e os cabelos

O óleo de rícino é extraído das sementes de mamona, planta muito comum e abundante no Brasil, e é utilizado para fins industriais, medicinais e até mesmo para fins estéticos – no tratamento da pele e dos cabelos.

Além de tratar a acne e a oleosidade, o óleo de rícino é um hidratante natural, que também combate o envelhecimento precoce da pele.  O produto é interessante para a pele oleosa por ser pouco comedogênico, ou seja, não causa acnes ou lesões na pele. Ele também tem um efeito adstringente, reduzindo a proliferação bacteriana, uma das causas da acne. Ele faz tudo isso promovendo a hidratação necessária para que esta pele fique saudável.

O óleo de rícino também tem uma ação cicatrizante potente, devido principalmente à presença da vitamina E. Por isso, ele pode ser um aliado de pessoas com estrias recentes (aquelas com aspecto avermelhado).

Sua capacidade de cicatrização aliada à hidratação natural o tornam um bom cosmético pós-sol, principalmente após queimaduras solares, mas sempre misturado a algum creme e nunca diretamente na pele. Uma dica interessante para hidratar a pele: use uma colher de sopa de óleo de rícino com uma colher de óleo de coco. Misture todos os ingrediente e aplique pelo corpo. Deixe agir por meia hora antes de enxaguar.

Benefícios do óleo de rícino para os cabelos:

Massagear o óleo no couro cabeludo pode resultar em crescimento extra do cabelo. Este óleo quente apresenta a capacidade de melhorar a circulação. Ele deve ser aplicado da mesma forma que é aplicado na pele para infecções fúngicas, massageando o couro cabeludo. Confira os demais benefícios:

  • Fortalece os fios
  • Combate a queda dos cabelos
  • Combate a quebra do fios
  • Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
  • Ativa a circulação no couro cabeludo
  • Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
  • Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
  • Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
  • Diminui caspas (usando na raiz)
  • Hidrata e recupera os fios profundamente
  • Encorpa os fios
  • Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
  • Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)

Benefícios da argila para a pele

Em meio a tantos tratamentos estéticos custosos, existem produtos naturais incríveis, de baixo custo, que proporcionam benefícios não somente ao corpo e a estética, mas para a saúde como um todo. É o caso da argila, que vem da degradação de rochas em minerais muito pequenos, podendo variar em composição com índices diferentes de titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro.

Os diferentes tipos de argila são capazes de rejuvenescer a pele, além de fornecer nutrientes importantes para o rosto e o corpo através de seus sais minerais. Multifuncionais, elas também estimulam a renovação celular e podem, ainda, clarear algumas manchinhas da pele. Cada tipo de argila varia em coloração e composição mineral, sendo especificamente indicadas para diferentes tipos de pele, organismo e problema a ser tratado. 

Argila verde - é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Argila branca - é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante.
Argila vermelha - é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais bonitos e saudáveis.
Argila rosa - é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Argila cinza - é usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Argila preta  - é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. Tem ação anti-inflamatória, antiartrítica, absorvente e antiestresse. É um excelente agente rejuvenescedor.
Argila dourada ou amarela - é rica em silício; tem ação tonificante é indicada para peles maduras e cansadas.
Argila marrom- é uma argila rara devido a sua pureza. Eficaz contra acne, tem efeito rejuvenescedor do tecido.

Creme de framboesa e Pão Sueco

Além de saborosa, a framboesa é uma excelente fonte de vitamina C, rica em fibras e com poucas calorias. Contém boas quantidades de ácido fólico, ferro e potássio, além de fornecer bioflavonoides- antioxidantes capazes de reagir com muitos radicais livres, formando compostos estáveis e retardando o envelhecimento das células. Pode-se mencionar também as ações anti-inflamatória, vasodilatadora, analgésica e anticancerígena. 

E que tal preparar um creme de framboesa delicioso e fácil de fazer? Cai super bem com o pão tipo sueco da Pinheirense – artesanal, integral e isento de conservantes.

Ingredientes:

125 ml de geleia de framboesa orgânica;

125 ml de creme de leite light;

20 framboesas;

pão Sueco Pinheirense.

Bata o creme de leite até que se obtenha consistência firme. Adicione uma colher de chá do creme e outra de geleia ao pão sueco Pinheirense. Você pode decorar com uma framboesa no topo.

 

Pinheirense comemora 80 anos!

Em 1937, surgia a Pinheirense, empresa paulistana fundada por talentosos imigrantes europeus que encontraram no Brasil a oportunidade de lançar a seleta receita preservada até os dias de hoje. Há 80 anos é mantida viva a tradição artesanal que garante a qualidade e sabor inconfundíveis de seus produtos.

O sucesso e longevidade comprovam o diferencial dessa empresa familiar, preocupada em conceber produtos saborosos e saudáveis, livres de conservantes e produtos químicos.

Aliados à produção artesanal, estão os grãos rigorosamente selecionados e ingredientes ricos em fibras e efeitos medicinais, como linhaça, castanha do Pará, kümmel, gergelim, dentre outros.

O tempo passou, mas a marca permanece fiel às suas raízes e, sobretudo, à qualidade. Ao longo de seus 80 anos, a Pinheirense se tornou um desses raros exemplos em que a tradição do antigo se renova no frescor de cada fornada.

Hambúrguer de cogumelos com cevada

Inspirada na sopa de cogumelos e cevada, esta receita é simples e repleta de sabor. São usados portobello e shitake, mas você pode usar apenas um deles. A combinação de cogumelos e cevada rende um hambúrguer com ótima consistência e saborosíssimo. Caso queira deixar seu hambúrguer ainda mais saudável, opte pelo pão de forma integral Pinheirense – artesanal, isento de conservantes e igualmente saboroso!

Rende: 4 hambúrgueres médios
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

1 batata pequena sem casca cortada em pedaços de 1 cm
6 cogumelos portobello médios
12 champignons graúdos
10 cogumelos shitake médios
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de tomilho seco
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 xícara de cevada cozida
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Preparo:

1. Cozinhe a batata até ficar macia e amasse-a em seguida.
2. Corte os talos dos portobello, limpe os chapéus com uma escova macia ou papel-toalha e corte em lâminas de 1 cm. Corte os champignons e os shitake em lâminas finas.
3. Pré-aqueça o forno a 190 °C.
4. Em uma frigideira com fundo grosso, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio. Refogue o portobello e o tomilho por 6-8 minutos ou até soltar líquido. Junte os outros cogumelos e cozinhe por 10 minutos ou até que o líquido tenha secado. Acrescente o vinagre balsâmico e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau.
5. Transfira para o processador e pulse até obter uma massa granulada. Se preferir, pique muito bem à mão. Junte a batata, a cevada, o sal e a pimenta-do-reino, pulse, somente para homogeneizar a massa, e modele os hambúrgueres.
6. Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, aqueça o restante do azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo ou até tostar dos dois lados. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado.

Benefícios da massagem ayurvédica

Criada há mais de cinco mil anos, a massagem ayurvédica é conhecida como a mais completa e mais antiga técnica de massagem natural. Ao aliar métodos de Yoga e Ayurveda, desintoxica o organismo, reduz sintomas depressivos ou bloqueios emocionais, realinha a postura e previne doenças respiratórias, além de ser uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento.

A massagem ayurvédica atua de modo profundo e abrangente na circulação em geral, seja sanguínea, linfática ou energética. Assim, promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.

Esta técnica faz uso de óleos vegetais medicamentosos, que, geralmente, têm como base o óleo de gergelim. Este, após aquecido em um recipiente, é aplicado em temperatura morna na pele. A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos, aumentando em até seis vezesa circulação linfática.

Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem. A abhyanga nutre os sete dhatus – tecidos -, reequilibra os doshas – Vata, Pitta e Kapha  , fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.

Pão Pinheirense e patê de macadâmias

Macadâmias são uma rica fonte de vitamina A, ferro, proteína, tiamina, riboflavina, niacina e folatos, além de possuírem quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. A Noz Macadâmia contém antioxidantes como os polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio. Esta oleaginosa também é uma ótima fonte de hidratos de carbono como a sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns hidratos de carbono com base de amido.

Selecionamos a receita de patê de macadâmias, que, além de prática e saborosa, combina muito bem com os pães Pinheirense – artesanais, integrais e isentos de conservantes. Consumir nozes de forma regular tem um efeito positivo na saúde. Uma dieta balanceada contendo noz macadâmia promove boa saúde, longevidade e redução de doenças degenerativas.

Receita de patê de macadâmias:

Ingredientes:

1 xícara de chá de macadâmia adormecida em água (descartar a água quando for preparar);
1 dente de alho picado;
1/2 xícara de chá de manjericão;
1/2 xícara de chá azeitonas pretas sem caroço;
sal e pimenta do reino a gosto. Dê preferência ao sal rosa, se possível;
2 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta única.

Benefícios da flor de bananeira (umbigo ou coração de bananeira)

Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo, sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira, mais conhecida popularmente como umbigo ou coração da banana. Quando cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível e tem um  requintado sabor e alto valor nutricional.

Existem diferentes receitas culinárias que usam o umbigo da banana, como saladas e pastas, por exemplo. Para prepará-lo, é preciso cortá-lo e conservá-lo em água e limão, para não escurecer, e depois ferver por duas a três vezes, para tirar o gosto cortante e amargo de banana verde- original do ingrediente. Em seguida, basta acrescentar o ingrediente de sua escolha ou simplesmente refogar com um pouco de cebola e alho.

São vários os benefícios da flor da bananeira à saúde: por possuir substâncias que ajudam a prevenir o crescimento bacteriano patogênico, ajuda a curar infecções. Além disso, diabéticos podem consumi-la para reduzir o nível de açúcar no sangue e aumentar a hemoglobina no corpo, pois as flores são ricas em fibras e ferro que auxiliam na produção de glóbulos vermelhos; melhora a lactação, ajuda a curar o sangramento excessivo, mantém o útero saudável, restringe a prisão de ventre durante a gravidez; combate os radicais livres, doenças neurais, como o Mal de Parkinson e Alzheimer, podem ser prevenidas; auxilia na perda de peso; por ser rica em vitaminas C, A, E, fibra, potássio e magnésio, melhora o humor e diminui a ansiedade.

Saiba como preparar uma deliciosa e saudável salada de flor de bananeira:

Ingredientes: 1 umbigo de banana picado em rodelas finas; 1 cebola média picada em rodelas finas; 1 pimentão picado em rodelas finas; 1 maço pequeno de salsa ou coentro; 1 maço pequeno de cebolinha verde; 100 g de azeitonas verdes; 100 g de azeitonas pretas; sal ou tempero a gosto; azeite de oliva.

Preparo:

- Corte o umbigo de banana em rodelas finas dentro da água (para não escurecer).

- Escorra a água, coloque outra panela com água para ferver com 1 pitada de sal ou tempero, durante uns 10 minutos ou menos, depende da largura que picou o umbigo (deve ficar al dente).

- Enquanto isso pique a cebola, pimentão, salsa, cebolinha e azeitonas.

- Após ferver, junte todos os ingredientes, tempere mais se desejar, e coloque o azeite de oliva a gosto.

- Sirva com arroz integral.

Azia: controle e prevenção

A maioria das pessoas como rápido demais e, ao fazer isso, absorve muito ar juntamente com o alimento, o que contribui para distender o estômago e gerar arrotos – que também forçam o estômago a jogar o conteúdo para cima.

Experimente comer bem devagar. Você irá ingerir menos calorias, pois o corpo terá mais tempo para se sentir satisfeito, mesmo que tenha ingerido menos comida. Embora o conselho tradicional seja cortar da dieta certos alimentos, como tomate, comidas picantes, frituras e álcool, não é o que costuma acontecer de fato. Sendo assim, aprenda quais alimentos contribuem para a sua azia. Pegue um caderno e, ao longo de uma semana, liste os alimentos consumidos a cada refeição. Depois, anote se houve azia e quanto tempo depois de comer ela começou.

Caminhe em vez de se deitar após as refeições; levante a cabeceira da cama com travesseiros para evitar o refluxo do ácido gástrico, e pense até em comer de pé se isso facilitar.

Quanto mais perto você estiver do peso saudável, menos de azia e DRGE (doença de refluxo gastroesofágico) apresentará. O peso extra aumenta a pressão no abdome. Pessoas acima do peso também são mais propensas a desenvolver hérnia de hiato, que ocorre quando a parte superior do estômago se projeta para cima, atravessando o diafragma e indo para a cavidade torácica, aumentando o refluxo. 

Descobriu-se que as bebidas gaseificadas e os benzodiazepínicos, prescritos para ansiedade e ou insônia, podem causar azia à noite, interrompendo o sono.

Experimente a acupuntura: estímulos leves no punho reduzem o relaxamento na porção inferior do esôfago.

Consulte um especialista do sono: o tratamento se chama pressão positiva contínua nas vias respiratórias. O paciente dorme com uma máscara sobre o nariz, conectada a uma máquina que libera ar pressurizado, para manter as vias respiratórias abertas. Funciona por meio do aumento de pressão na parte de trás da garganta, evitando que o conteúdo do estômago suba em direção ao esôfago. Visto que, em geral, a DRGE e a apneia obstrutiva do sono ocorrem juntas, uma ida a um especialista do sono pode valer a pena.

Use o computador sem prejudicar a saúde

Sentar-se de frente para uma tela por longos períodos coloca o corpo e a mente sob estresse. Mas é fácil ajustar o ambiente de modo que o uso do computador se torne um prazer e não um sofrimento. Confira algumas dicas importantes para aumentar a produtividade e o conforto:

- Retire as mãos do mouse quando não o estiver utilizando, para reduzir o trabalho muscular estático;

- Use o braço, não apenas o punho, para movimentar o mouse se achar que assim é mais confortável;

- Posicione o teclado de forma que, ao digitar, seus antebraços estejam quase na horizontal e os punhos em linha reta;

- Mantenha itens que costumam ser usados, tais como o teclado e o telefone, a uma distância satisfatória.

- Modifique com frequência sua postura para reduzir a fadiga, porém, evite girar o corpo;

- Ajuste a altura do assento para que os cotovelos estejam no mesmo nível da mesa e a parte inferior das costas se encontre apoiada no encosto da cadeira;

- Disponha a tela de forma que você possa focalizá-la sem ter de se inclinar para a frente. A parte superior da tela deve se posicionar logo abaixo dos olhos;

- Se seus pés não alcançam o chão, use um apoio para pés;

- Reduza o brilho da tela para um nível agradável;

- Elimine a luz forte vinda das janelas: mude o ângulo da tela ou instale persianas adequadas.