Chá de hibisco: benefícios e propriedades nutricionais

O post de hoje é sobre um dos queridinhos da atualidade – o chá de hibisco. E muita gente ainda fica na dúvida sobre os benefícios dessa bebida, como deve ser consumida, preparada etc. Há alguma contraindicação?

Há milênios, o chá de hibisco vem sendo usado com fins medicinais, na Ásia, África e no Caribe. Trata-se de uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Devido aos benefícios à saúde e as suas propriedades nutricionais, acabou se popularizando ao redor do mundo.

Rico em antioxidantes, como a flavanona, ajuda o organismo a combater os radicais livres- causadores de danos às células do corpo e que podem levar a doenças crônicas, como as cardiovasculares e até mesmo o câncer. Além disso, por apresentar ação diurética bem pronunciada, é um bom aliado na perda de peso.

Ao contrário da maioria dos chás, o de hibisco é servido frio ou gelado, e lembra o gosto da framboesa. Rico em cálcio, também contém boa quantidade de polissacarídeos, que ajudam a reduzir os níveis de glicose e frutose no sangue e auxiliam na prevenção da diabetes.

Outros benefícios do chá de hibisco são a melhora no funcionamento do intestino, redução da pressão arterial, diminuição dos níveis de lipídios totais, colesterol e triglicerídeos.

Conheça outros benefícios do chá de hibisco:

Anti-inflamatório e antibacteriano: Por ser rico em ácido ascórbico (a famosa vitamina C), o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo. Portanto, o consumo balanceado desse chá irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.

Ajuda a combater os sintomas da TPM: O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.

Antidepressivo: Por possuir diversas vitaminas e minerais (como flavonoides), o chá de hibisco é um conhecido antidepressivo natural da medicina. O seu consumo regulado irá ajudar efetivamente na redução dos sintomas de depressão e ansiedade, ajudando a relaxar a mente e também o corpo.

Contraindicações: Não exagere no consumo do chá, pois pode causar intoxicação. Consulte seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência. Devido ao seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio. A bebida é contraindicada a gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio

Como preparar o chá de hibisco?

A maneira correta de preparar o chá de hibisco, sem correr o risco de perder as suas propriedades, é através da infusão dos cálices do botão seco da flor. Opte por consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.