Caviar de berinjela com Pão Sueco

O caviar de berinjela (Eggplant caviar) é uma ótima entrada para aquela refeição especial, ou para a reunião com os amigos. Saboroso e fácil de fazer, pode ser servido com o nosso Pão tipo Sueco, que é integral, artesanal e sem conservantes.

Caviar de berinjela:

Ingredientes:

3 berinjelas;

tomilho e alecrim;

2 dentes de alho;

azeite;

sal;

pimenta-do-reino ralada na hora;

palmito pupunha;

queijo de cabra ralado.

Preparo:

Corte as berinjelas ao meio e, em seguida, faça pequenos cortes transversais, formando pequenos “losangos”:

Em seguida, corte um dente de alho ao meio e esfregue-o nas berinjelas. Depois, parta esse mesmo alho em três pedaços, que serão colocados no interior de cada berinjela.

Você fará o mesmo com as ervas – o tomilho e o alecrim-, colocando-os no interior de cada berinjela. Em seguida, acrescente o sal, a pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite em cada berinjela.

Feito isso, volte a fechar as duas faces da berinjela, que serão totalmente envoltas, separadamente, por papel alumínio:

Pré-aqueça o forno a 220º e deixe as berinjelas por 35 minutos. Em seguida, pré-aqueça uma frigideira, coloque um pouco de azeite e os discos de palmito pupunha, que serão temperados com sal e pimenta-do-reino. Deixe dourar cada um dos lados por, aproximadamente, 30 segundos.

Retire as berinjelas do forno, abra-as e, com uma colher, coloque toda a polpa em um recipiente. Você irá perceber que a carne da berinjela estará bem cozida, como uma pasta e, portanto, será muito fácil retirá-la da casca, que será descartada.

Esprema um dente de alho na frigideira pré-aquecida, coloque um pouco mais de azeite e, em seguida, jogue toda a polpa da berinjela. Deixe cozinhar por cinco minutos no fogo médio/alto, sempre mexendo. Você irá notar que a polpa vai caramelizar no fundo da panela. O sabor ficará concentrado e com um toque defumado, muito saboroso. Desligue o fogo e acerte o sal.

Depois, coloque um pouco da berinjela em cada disco de palmito pupunha:

Para finalizar, jogue o queijo de cabra ralado por cima de cada rodela de palmito pupunha com a pasta de berinjela e, em seguida, sirva com o Pão tipo Sueco da Pinheirense.

Pão sueco sem conservantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *