Gengibre para os dias frios

Os benefícios do gengibre para a saúde são diversos e justificam a sua popularidade. Nos dias mais frios, essa planta herbácea é uma grande aliada no combate e na prevenção de gripes, resfriados e alergias respiratórias.

Por ser repleto de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, além de componentes como o cálcio e o ferro, o gengibre fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo de doenças, como a gripe.

Também apresenta uma forte ação anti-histamínica que desobstrui as vias aéreas, descongestionando o nariz. Por ser termogênico, acelera o metabolismo, gerando mais gasto energético para a célula. O resultado é aquele calorão liberado pelo corpo, que é perfeito para nos aquecer nos dias de inverno.

Dicas para o preparo do chá de gengibre:

Para o preparo do chá, é recomendado que se compre o gengibre inteiro ou em pedaços, fresco ou seco. Quando fresco, é preciso prestar atenção na cor e consistência dele: quando ainda verdes, possuem consistência um pouco mais macia e úmida, e nesse caso, sua casca pode ser conservada, agora, quando são adquiridos maduros, suas cascas são duras demais e devem ser retiradas. Para não desperdiçar, recomenda-se retirar a casca raspando uma colher no rizoma.

Receita de chá de gengibre:

Ingredientes

– de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco, ou 5 colheres do rizoma macerado.

– 1 litro de água.

Preparo: 

– Após preparar o gengibre (cortar em pedaços ou macerar), espere a água ferver e adicione o rizoma.

– Tampe a panela e deixe em fogo baixo.

– Aguarde de 5 a 10 minutos (neste momento, você pode adicionar o mel, se quiser) e desligue o fogo.

– Espere a temperatura baixar um pouco, coe e tome.

Chá de gengibre com limão: 

Ingredientes:

– de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco, ou 5 colheres do rizoma macerado.

– 1 litro de água.

– 1 limão.

– Caso goste, pode-se adicionar 3 folhas de menta ou uma de erva-cidreira.

Preparo:

-Após preparar o gengibre (cortar em pedaços ou macerar), espere a água ferver e adicione o rizoma.

– Use o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na panela.

– Tampe a panela e deixe em fogo baixo.

– Aguarde de 5 a 10 minutos. *(Aqui as folhas de ervas seriam adicionadas!)

– Espere a temperatura baixar um pouco, coe e tome.

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