Coração de bananeira: conheça os benefícios à saúde

O coração de bananeira, também conhecido como umbigo ou flor de bananeira, é aquela parte onde nascem os cachos de banana. Tem esse nome devido ao formato e coloração iguais ao de um coração. Contudo, a parte consumida é a interna, que possui coloração branca e formato de pião.

Rica em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome, essa planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.

Outros benefícios indicados pelos pesquisadores são as fibras, proteínas e minerais que esta planta possui, o que dá saciedade, ajuda a melhorar o humor e diminui a ansiedade ( graças ao magnésio presente na sua composição).

Esse alimento ainda é indicado no tratamento das seguintes patologias: úlceras, anemias, prisão de ventre, redução da pressão arterial e doenças respiratórias.

Existem diferentes receitas culinárias que usam o umbigo da banana, como saladas e pastas, por exemplo. Para prepará-lo, é preciso cortá-lo e conservá-lo em água e limão, para não escurecer, e depois ferver por duas a três vezes, para tirar o gosto cortante e amargo de banana verde- original do ingrediente. Em seguida, basta acrescentar o ingrediente de sua escolha ou simplesmente refogar com um pouco de cebola e alho.

Veja como preparar um delicioso antepasto de flor de bananeira:

Ingredientes:

4 corações de bananeira; ½ xicara de chá azeitonas pretas fatiadas; ½ xicara de chá de pimentão vermelho e amarelo em tirinhas finas; ½ xícara de chá de cebola cortada em tirinhas finas; ½ xicara de chá de azeite extra virgem; limão; orégano; sal a gosto.

Preparo: Em um pirex, coloque água, limão e uma pitada de bicarbonato. Pique o coração de bananeira em fatias e deixe-o de molho nessa água por 20 minutos. Após escorrer e jogar em água fervendo com bicarbonato e limão, escorrer e repetir novamente esse procedimento em água fervendo, por somente 5 minutos. Reserve. Numa frigideira com azeite, refogue rapidamente os pimentões, a cebola, o orégano e, quando desligar, acrescente a azeitona, o azeite e o limão. Misture tudo ao umbigo da bananeira. Sirva com os pães Pinheirense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *