Turismo Sustentável

Ao longo dos anos, a atividade turística tem provado que é altamente lucrativa e persuasiva. Com o desenvolvimento dos serviços de transporte, meios de comunicação, hospedagem, lazer e alimentação, principalmente, além da capacitação profissional do setor, o turismo alcançou seu ápice e, atualmente, tem como desafio transformar-se em uma indústria sustentável de fato.

Foto: Bruno Ponce

Desde o aparecimento da atividade turística, tal como a conhecemos, até os dias de hoje, muitas são as preocupações e questionamentos levantados pela sociedade mundial acerca dos seus impactos negativos nas regiões receptoras em níveis social, econômico, cultural e ambiental. O turismo sustentável surge como uma ferramenta de conservação dos recursos naturais, do crescimento econômico e da integridade sociocultural das áreas exploradas.

“Há um segmento da atividade turística que se confunde com a própria questão da sustentabilidade na medida em que proporciona a distribuição dos lucros, a preservação do meio ambiente e da cultura local, garantindo um bom legado às futuras gerações”, diz o empresário do setor hoteleiro, Nauro Grehs.

O empresário Nauro Grehs

Este segmento do turismo encontra-se em ascensão em todo o mundo, é a tendência atual e, nas regiões onde as ações sustentáveis já são colocadas em prática, nota-se uma grande evolução e a comprovação de que a atividade turística obtém muito mais vantagens, inclusive econômicas, quando em sintonia com a sustentabilidade. O Ecoturismo, segmento que cresce 7,5% ao ano, é considerado pelos especialistas como um grande aliado e propulsor do turismo sustentável, já que tem como princípio a conservação da biodiversidade e o uso dos recursos naturais, culturais e sociais de forma planejada e racional.

Para que a sustentabilidade do turismo seja possível, é preciso realizar um planejamento a longo prazo e fazer uso de indicadores de desempenho que possam monitorar a valorização econômica, ambiental e sócio-ambiental, além de investir em práticas e tecnologias que permitam minimizar impactos. A proteção do meio ambiente e o sucesso do desenvolvimento da atividade turística são inseparáveis.  

“O planejamento da atividade turística precisa desenvolver o controle da capacidade de carga de todas as áreas visitadas e com potencial turístico; deve-se educar tanto o turista, quanto a população local sobre a importância da preservação ambiental também para a manutenção de um turismo capaz de gerar benefícios econômicos e ambientais”, explica Nauro Grehs.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *